Explorando a Black Friday

10/11/2021
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No varejo não podemos perder oportunidades.
Normalmente temos um calendário promocional para o ano e neles incluímos datas importantes para o varejo, como dia das mães, dia dos pais, dia da mulher, e não podemos esquecer uma data que vem ganhando muito destaque, a Black Friday.

 

O que é Black Friday?

Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma antecipação de compra ao Natal, onde o varejo é movimentado através de preços atrativos aos seus consumidores.
No Brasil a data começou a ser pensada a partir de 2010, com um início mais calmo e focado no e-commerce como uma forma de deixá-lo mais atrativo.
Este ano a Black Friday será no dia 26 de Novembro, mas muitos varejistas exploram todo o mês de Novembro para promocionar. 
Mas antes de entrarmos nas dicas de como potencializar essa data em sua farmácia, vamos entender um pouco mais sobre o crescimento do e-commerce. 

Crescimento do E-commerce:

O E-commerce vem crescendo ano após ano.
Em 2020 o crescimento de vendas online tiveram um salto, com crescimento de 23% em comparação a 2019. E em 2021 não está sendo diferente,mesmo sem o ano ter terminado. Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, e em compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.
O varejo pensava que por conta da abertura do comércio as vendas não seriam tão boas, mas mais uma vez fomos surpreendidos por uma nova variante da COVID-19, fazendo com que as compras online mantivessem seu crescimento. Além disso, algumas condições incentivaram esse crescimento, como frete grátis e dia do consumidor.
Dentre as categorias que mais se destacaram em pedidos, temos o  ramo da saúde, ficando atrás de  moda e acessórios (16,5% dos pedidos); beleza, perfumaria e saúde (15,2%).
E a área da saúde também se destaca nas subcategorias de compra que mais cresceram de março 2020 á março 2021: livros (variação de 97,2%), fones de ouvido (76,1%), aparelhos de televisão (80,5%), remédios (56,7%) e aparelhos elétricos para o cabelo (50,4%).

 

Como oportunizar a data?

 

Infelizmente muitos varejistas interpretaram a data de forma errada, aumentando muito o preço dos produtos antes da data e promocionando no valor normal para a Black Friday. Pode até ter funcionado por um momento, mas com acesso à informação o consumidor percebeu a falta de transparência gerando até mesmo novos nomes para a data, como “ Black Fraude” “ Tudo pela metade do dobro”. 

Para começar, se você quer participar dessa data não faça isso, pois sua marca caíra em descrédito. Faça com que a data seja de fato um atrativo para seus clientes e a oportunidade de fidelizá-los conhecendo seus produtos e serviços. 

Abaixo separamos algumas dicas de como potencializar a data para em sua farmácia, afinal, todo o varejo se prepara para essa data e você não pode perder essa oportunidade. 

 

1- Fortaleça sua marca:

Aproveite a data promocional para fortalecer sua marca.

Querendo ou não a Black Friday estará em evidência no período, mostre que sua loja está antenada no movimento de mercado, com produtos e promoções atrativas.

Aproveite o momento e crie vínculos com seus clientes, salvando os dados deles para que pós Black Friday ele ainda fique a par do que você está ofertando. 

 

2- Além de um dia:

Porque fazer apenas um dia de promoção e movimentação em sua loja, se tem a oportunidade de usar todo o mês.

Aproveite e faça o Black November, pense em promocionar categorias por semana. Por exemplo:

Semana 1: Semana da Mulher

Semana 2: Semana Kids

Semana 3: Semana do Homem

Semana 4: Para toda família 

Utilize esse momento para faturar mais, atrair seu público e um público novo. 

 

3- Divulgue:

Para que todos saibam sobre suas ofertas do mês ou do dia, você deve divulgar.

Utilize suas redes sociais para divulgar, seu e-commerce e poste todos os dias as promoções da semana, ou até mesmo faça horários com promoções relâmpagos tanto na loja quanto no site. 

Por exemplo: Oferta exclusiva das 15:00 às 16:00, desodorante aerosol de R$ 15,99 por R$ 9,99. 

Aproveite as vitrines das lojas para ambientar com a data. ( colocar link) 

Também utilize suas gôndolas e coloque tags com a sinalização de preço original e o preço com desconto, mostrando que vale a pena. 

 

4- Seja transparente e atraente:

Promocione de verdade, com preços reais e rentáveis tanto para o cliente quanto para sua loja.

Dê condições especiais de pagamentos, possibilidade de frete grátis se for online ou tele entrega grátis, pense em cupons de descontos, cupons de desconto adicional até tal data, também  kits promocionais, aumento o mix. 

 

5- Selecione com inteligência os produtos:

Tanto no online quanto no físico seja inteligente na seleção de produtos. Como assim? Na amplitude do seu mix de produto, selecione por categoria e qual a função estratégica aquele produto tem.

Por exemplo: 

Produtos baratos- A estratégia será preço para combater o concorrente. 

Produtos Específicos: A estratégia será atrair o consumidor específico que utilizam.

Produtos de atração: A estratégia será promocionar esses produtos para atrair um novo público.

Produtos com alto giro: A estratégia será fortalecer ainda mais a categoria.

Produtos com baixo giro: A estratégia e baixar o estoque e levar eles para pontos de destaque na loja. 

 

Cada loja conhece sua realidade, seus preços e o perfil do consumidor, mas pense em promocionar de forma estratégica.

Alguns produtos darão maior retorno financeiro, outros não darão tanto retorno mas irão atrair um novo público ou ainda fortalecer sua marca. 

 

6. Utilize ferramentas de gestão: 

Utilize seu sistema de gestão para fazer a análise de todos os produtos que irá promocionar. 

Veja qual será a margem de lucro para cada um, quais estão parados no estoque, quais darão maior retorno, qual o desconto não pode ser tão grande ou os que você pode dar maiores descontos. 

Use seu sistema e faça gestão, porque essa data precisa ser rentável ao seu negócio de acordo com a estratégia adotada. 


Não perca oportunidades, aproveite-as e se destaque! 

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