Cinco indicadores para monitorar a gestão do seu negócio

20/10/2021
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Todos os dias novos empreendedores surgem no mercado, e muitos deles podem ser seu futuro concorrente.
E quando falamos de concorrentes, hoje não devemos considerar apenas os que estão na mesma cidade, com loja física, mas toda a infinidade que se encontra disponível na internet. 
E com tantos concorrentes, mudança no comportamento de consumo, inflação, legislação, gestão do negócio, parece que a qualquer momento alguma informação pode ser perdida.E de fato pode. 
Por isso, estar atento a alguns indicadores do seu negócio, é imprescindível.
Hoje listamos cinco indicadores que irão ajudar em suas análises de desempenho. 

Indicadores são métricas que podemos usar para medir os desempenhos de qualquer área da empresa, desde atendimento até finanças. Eles são uma forma compacta e rápida para mensurarmos nossos resultados e traçar quais serão os planos seguintes. 

Abaixo listamos cinco, que se você não utiliza pode passar a usar,

1- Vendas por categoria:

Você sabe quanto cada categoria da sua empresa vende? Qual delas está te dando maior resultado? Qual é seu carro chefe? Qual você tem maior margem? Quanto vende em horários de picos? Quanto vende em horários de menor movimento? Qual o canal de vendas tem melhor desempenho?

Dentro do segmento farma, podemos dividir as categorias em perfumaria e  medicamentos, e dentro delas ainda subdividir:

 

Além de você saber em que produto apostar mais, e ter melhor gestão sobre seu estoque, você não corre  risco de não ter esses produtos disponíveis para venda.  

 

2- Atendimento:

 

O atendimento também é outro indicador que pode ser mensurado, tais como: 

- Quantidade de clientes atendidos no dia;
- Quais os horários de maiores picos;
- Qual atendente teve melhor performance;
- Qual o percentual de clientes satisfeitos?
- Quantos clientes são atendidos online?
- A meta por atendente está coerente?
- Qual o tempo médio de atendimento?

 

Esses dados te trarão clareza se a quantidade de pessoas na sua equipe está de acordo com a demanda, como estão os desempenhos por colaborador, o quão satisfeito estão seus clientes, e onde você pode estar melhorando seus resultados. 
 

3- Formas de pagamento: 
 

Você parou para pensar que pode mensurar também qual o formato de pagamento é mais usado em sua farmácia? 

Dinheiro, pix, cartão de crédito ou débito, venda à prazo – crediário.

Qual destas operações é mais usual? Precisa de mais máquinas de cartão disponíveis? É mais usual o crediário? Sua farmácia conta com assinatura mensal? 

Esse indicador, muitas vezes, não é visto, mas ele é importante, principalmente para entender seu perfil de cliente. 
 

4- Inadimplência:

 

Outro indicador super importante, porque às vezes nossa venda no dia foi muito boa, mas apenas de saída de produto, não em  faturamento. 

Existem clientes que ao invés de nos trazer bons resultados, infelizmente nos trazem prejuízo, seja em boletos atrasados, em crediário e que não efetuam pagamento por meses ou na data acordada.

Como a inadimplência é algo comum, saiba qual o percentual de inadimplência de seu negócio, porque esse valor deverá ser embutido em alguma outra operação para suprir o valor necessário para o mês.

Também saber em que situações evitar vendas à prazo para evitar que a inadimplência não aumente. 

 

5- Ticket médio: 

Saber o ticket médio da sua farmácia, também é outro indicador importante para a gestão.

Em suma, o ticket médio é o valor médio gasto em sua farmácia por cliente. Além de poder fazer esse cálculo geral, ainda pode ser realizado por categoria de produto. 

Essa informação é importante, porque se o seu ticket médico estiver muito abaixo, é preciso analisar o que mais pode compor seu mix de produto e agregar em sua venda. 

 

Como mencionei no início, são muitas informações que precisamos analisar, e se não centralizado em um único local pode se perder. 

Por isso, venha conhecer com a HOS pode estar te ajudando a mensurar todos estes indicadores e facilitar a gestão do seu negócio!

https://www.hos.com.br/quero-conhecer 

 

 

 

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