
Farmácias no Ifood?
Isso mesmo, mais do que nunca estamos vivendo em um momento de ampliar nossos pontos de venda.
Até então o que estava apenas disponível em loja física, vem sendo disponibilizado em sites, aplicativos, tele-entrega.
Os consumidores buscam cada vez mais praticidade, conforto e economia de seu tempo. Não precisar se deslocar até a loja, procurar estacionamento, esperar as filas de atendimento, tudo isso pode ser evitado quando se realiza compras online.
Claro, nem todos seus clientes realizam a compra dessa forma, mas é muito importante estar disponível em mais de um meio de contato, para os clientes que consomem dessa forma.
Quem é Ifood?
A plataforma que vamos abordar hoje, é um aplicativo super popular, o Ifood.
Iniciou com foco em comércio alimentício, ampliando para compras de mercado e agora também com o varejo farma.
O Ifood vem crescendo 100% ao ano, em oito anos consecutivos, sendo a maior foodtech da América Latina, responsável pela entrega de 40 milhões de pedidos por mês.
Mas esse sucesso não é sorte, é estudo e análise do comportamento de consumo.
2020 foi o ano em que fomos “ obrigados” a entender a importância do meio digital em nossas vidas e na vida dos nossos negócios.
Segundo o CEO do aplicativo, a estratégia do Ifood é a capacidade em tempo real de compreensão de comportamentos e cenários do consumo, alinhando com tecnologia e dados de mercado.
Esse olhar para o consumidor é muito importante, porque as mudanças ocorrem diariamente, assim como o Ifood eles viram que os seus consumidores precisavam de outros serviços, além do alimentício.
Mas e como eu faço isso com minha farmácia?
O primeiro passo é tirar a velha cultura, de acreditar que vendas pela internet não funcionam. A realidade do varejo farmacêutico já existe e tem muito potencial de mercado, se você vende por WhatsApp, por telefone já sente esse movimento.
A plataforma conta com dois planos, o básico e o de entrega:
-
No plano básico, a entrega é de responsabilidade do estabelecimento, a comissão é de 12% sobre os pedidos e mais 3,5% se o pagamento for via aplicativo, disponibilidade em diversas regiões.
-
No plano de entrega, a retirada e entrega é via Ifood, a comissão sobre os pedidos é de 27% e o serviço completo é realizado nas regiões atendidas por entregadores do Ifood.
Para se cadastrar é necessário utilizar o CNPJ de sua loja, ter um computador com acesso à internet para o gerenciamento das vendas.
É importante ressaltar que o Ifood vem operando mais fortemente com redes e franquias de grande porte, onde no momento farmácias e drogarias independentes encontram maior dificuldade para usar o aplicativo, mas buscar mais esse ponto de venda é muito importante.
Além de ser mais um ponto de contato com seus clientes, também é uma oportunidade de aumentar seu faturamento e atração de novos clientes.