Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!

15/09/2021
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Quando está na hora de fazer a revisão do carro, começamos a nos preocupar se ele ainda está apto para viajar, se o óleo está no nível certo, se os pneus ainda estão seguros para rodar.  
Da mesma forma, fazer revisão da nossa vida e do nosso negócio é importante. 
Só que às vezes, não tiramos tempo para analisar como está a nossa saúde e também  a saúde da nossa empresa, vamos apenas vivendo dia após dia e não paramos para fazer a manutenção, até o momento que levamos um susto e temos um problema.
Por isso, hoje queremos te dar algumas dicas importantes para a saúde da sua farmácia. 

# Analise  sua venda líquida: 

Um dos fatores primordiais para saber como está indo o desempenho de sua loja é analisar a venda líquida. 
Buscar fazer análises comparativas por período é um bom dado de mensuração. Por exemplo, comparar o mês atual com o mês anterior, bem como o mês atual com o mesmo mês do ano anterior e até mesmo todo o período do ano atual com o mesmo período no ano anterior.
A partir disso, interpretar as informações obtidas, entendendo o porquê no mês X se teve um melhor ou pior desempenho, qual o fator interveniente: teve promoção? Era mês com data comemorativa? Houve entrada de concorrente? E então apontar o que pode ser mantido e o que pode ser ajustado.

 

#Reveja seu CMV- Custo da mercadoria vendida: 

Um outro indicador importante no gerenciamento é o CMV, através dele é possível identificar se a loja está no padrão de mercado que é de  28% a 55% (sobre a venda bruta), ou se está acima. 

Um bom desempenho quanto ao CMV é resultado de diversos fatores, dentre os quais destacamos:
Maior participação da venda geral de Genéricos e Similares;
Descontos adequados, evitando ao máximo descontos para medicamentos de prescrição (Éticos) e perfumaria;
Comprar bem junto aos fornecedores.

E com os dados na mão, é possível abrir e identificar em quais categorias  o CMV está acima, se for o caso, e buscar fazer uma ação frente a isso, como por exemplo fazer uma compra maior com um preço mais baixo.

# Como está seu lucro bruto:

O Lucro Bruto ou Margem Bruta mede a rentabilidade do seu negócio do ponto de vista da diferença entre a venda bruta e o CMV. Ou seja é o lucro que deverá ser capaz de pagar todas as despesas da farmácia e remunerar os sócios.
De forma simples a fórmula para cálculo do Lucro Bruto da sua Drogaria é: Venda Bruta - Descontos Concedidos - CMV.

# Não esqueça de analisar seu prcentual da venda por produto:

Você tem parado para analisar quais os produtos que estão te trazendo melhor retorno? É muito importante saber se a sua composição de mix de produtos está adequada. Comparando o percentual de ético, genérico e perfumaria e buscando compor eles dentro da drogaria da melhor maneira e que traga maior retorno. 

# Não esqueça de ver seu ticket médio:

No indicador do ticket médio, conseguimos obter informações de quanto está a venda por cliente. O padrão de mercado para farmácias independentes de perfil tradicional é de R$ 24,50. Qual é o Ticket Médio da sua Drogaria?

#Os descontos estão corretos?    

Desconto são vilões ou mocinhos? Às vezes dar desconto ou promocionar, parece ser uma opção rápida para incremento de receita, mas nem sempre são.
Na hora de promocionar é muito importante analisar se o valor inserido de desconto no produto, está trazendo retorno ou apenas paga o custo. Esse desconto é para produto de combate? É um desconto para fidelização? Sempre importante analisar o propósito do desconto para que de fato ele ajude no resultado. 

 

No HOSFarma o relatório Vendas Geral pode ser um grande aliado seu para obter as informações tratadas nesse artigo.

Fale conosco e garanta a saúde do seu negócio!

 

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