Atendimento com excelência em sua farmácia!

25/08/2021
Image

Não é de hoje que ouvimos que devemos fidelizar nossos cliente e passar de uma relação comercial para um relacionamento com ele.
Mas infelizmente, muitas vezes acaba ficando apenas na teoria, ou no quadro de missão e valores da empresa.
Como consumidores passamos por situações onde ficamos aquém do que esperamos como um bom atendimento, fato este tão comum a ponto de que quando somos bem atendidos nos causa espanto. Mas e como empreendedor, como você tem visto o seu relacionamento com os clientes? Será que eles saem com o sentimento de satisfação ou insatisfação da sua loja?
Abaixo algumas dicas para que seu contato com o cliente se torne cada vez mais um relacionamento duradouro e a longo prazo. 

 

 

# O básico bem feito!

Pensamos que para termos uma maior aproximação com o nosso cliente é necessário fazer coisas exorbitantes, esquecer tudo o que já foi feito e criar algo totalmente novo.

Atender com alegria, demonstrar interesse em solucionar o problema de seu cliente, agradecê-lo, levar até o caixa, coisas simples que deveriam estar no atendimento inicial, às vezes não está sendo feito. 

# Seja cordial:

Seu cliente não está indo até a sua loja á toa, seja por um produto, serviço, pela localização, algo chamou seu cliente até você. Aproveite esse momento e faça um bom atendimento, seja cordial, educado, faça perguntas adequadas e não invasivas, dê bom dia/boa tarde/boa noite, agradeça, diga que está lá para ajudar. 
Parece simples, mas infelizmente uma das maiores queixas dos clientes é em relação ao básico de um bom atendimento.

# Dê retorno:

Hoje mais do que nunca, uma das maiores plataformas de contato com o cliente é online.
Não é porque o contato é online que deve ser diferente do presencial. Seja ágil no retorno, prestativo, dê respostas completas, opções, precificação, se necessário mande fotos. 
Analise o pedido do seu cliente, veja se pode complementar a venda com algo relacionado a sua demanda. 

# Tenha informação: 

Utilize seu sistema de venda / gestão e mantenha os dados cadastrais do seu cliente atualizados. 
Ter os dados dos clientes atualizados é muito importante, principalmente para manter o contato além da compra. 
Por exemplo, seu cliente prefere ser chamado pelo apelido, chame-o assim.
Se possui mais de um endereço de entrega, questiona em qual ele deseja a entrega.
Ele tem filhos, pets, um hobbie, tente inserir isso nas informações adicionais de seu cliente, Assim poderá adicionar possíveis itens de compra, agregando em sua venda. 
No aniversário, mande parabéns, dê um desconto especial, entrega grátis,  mande um brinde. 
Em relação às medicações usadas, mantenha sempre atualizada, assim será possível notificá-lo que a data da próxima compra está perto, que por ser uma compra recorrente terá desconto no medicamento ou até mesmo na entrega.

O importante é usar essas informações a seu favor, de modo que seu cliente saiba que você o conhece e que busca agradá-lo. 

# Ambiente agradável:

O ambiente para receber seu cliente deve ser agradável.
Deve ser agradável na fala, com educação, em o tom adequado.
Deve ser agradável no vestir, onde quem vai recebê-lo está uniformizado ou bem apresentado, com a roupa limpa, cabelos ajeitados. 
Deve ter um clima agradável, e aqui o clima tanto em temperatura do ambiente, quanto o clima organizacional. Seu cliente não deve ficar ouvindo assuntos como reclamação de colegas, chefes, salários e demais. Por isso, uma equipe bem treinada é fundamental. 
Deve ser limpo, com um bom visual, onde as prateleiras estão organizadas, os produtos repostos, as precificações corretas. O ponto de venda é um dos pilares da identidade do seu negócio e uma boa imagem é fundamental. 
Deve ser acessível, onde todos tenham acesso a entrada, aos produtos, pense em seus clientes cadeirantes, cegos, idosos, faça com que todos sejam bem vindos. 

# Ouça!

Seu cliente precisa ter liberdade em falar com você.
Muitas vezes o cliente não fala nada, mas também não volta na sua loja, e não se identifica a causa.
Ouça seu cliente, se ele sinaliza o que pode ser melhorado é porque ele se importa, aproveite isso.

# Personalize:

Tire um tempo para fazer a gestão do seu cliente. 
Veja de que forma seus produtos e serviços podem ser personalizados. Se tem como adicionar um brinde, um cupom de desconto em suas compras, se pode surpreendê-lo tanto no ponto de venda quanto nas entregas.

# Capacite sua equipe:

Algumas empresas possuem manuais de atendimento ao cliente lindo, mas que não reflete na prática.
Faça com que sua equipe entenda a importância dos clientes, da importância do bom atendimento, da atenção ao contato com o cliente, torne isso parte da cultura onde um influencia o outro e todos tenham esses princípios como essenciais. 

A concorrência é grande, e está em diversos pontos de contato, por isso, é importante cuidar do seu cliente, mostrando seus diferenciais, e o tratando além de um  contato aleatório mas sim com vínculos, tornando um relacionamento. 



 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais