Como criar conteúdo?

18/08/2021
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Como o aumento das vendas online, utilização das redes sociais além de uma vitrine mas também uma ferramenta de venda, precisamos cada dia mais criar conteúdos para abastecer esses pontos de contato com os clientes. 
E sem conteúdo atualizado, a imagem que pode passar aos seus consumidores não tende a ser a melhor. 
Mas como fazer isso com a correria do dia a dia? 
A verdade é que conforme sua demanda o ideal é ter uma pessoa dentro da empresa dedicada a isso, ou ter um parceiro que dê o suporte nessa área.
Mas de qualquer forma nós queremos te dar algumas dicas de como deixar o momento de criação de conteúdo mais fácil. 

 

Todos somos influenciadores:

Hoje de forma consciente ou não, todos nós somos influenciadores de alguma forma. Seja postando uma foto e marcando um restaurante que poderá ser visitado por conta do seu post, seja por um produto que você usa, a academia que frequenta, ou o que compra na farmácia, todos nós estamos gerando conteúdo.
E nos seus negócios não pode ser diferente, sem mostrar o que você tem a oferecer como seu consumidor saberá o que encontrar?

#1 Seu público alvo:

 Fundamental para qualquer planejamento de conteúdo é saber para quem sua marca irá se comunicar, ou seja, seu público alvol para que sua marca seja coerente e relevante, e deve nortear qualquer decisão que você tomar. Para criar sua estratégia de conteúdo, você deve levar em consideração quem é o seu público (ou o público que você quer atingir), entendendo fatores básicos como faixa etária e gênero, além de como e onde eles engajam com a sua marca. Um erro comum das marcas é tentar atingir todo mundo, e acabar não criando uma conexão com ninguém.

#2 Plataformas usadas:

Entendendo quais são as plataformas que seu público mais usa, você poderá escolher com mais eficácia os meios que você usará para se comunicar com ele.
Atualmente, o Instagram se tornou a mídia social super relevante, mas às vezes, também é preciso estar presente em outras redes, como Facebook, E-commerce, email marketing e Whatsapp.
Se você optar por criar um perfil em diferentes canais, é importante lembrar de alimentá-los com regularidade, e também entender o perfil e peculiaridades de cada um - o conteúdo que você publica não poderá ser exatamente o mesmo em todos os canais, é preciso ter uma estratégia distinta para cada, feita de acordo com a sua audiência e também com o perfil a plataforma em si. 
Neste artigo, damos algumas dicas de como usar cada uma delas ;) 
 

#3 Assunto:

Antes de mais nada liste quais os temas que deseja abordar, como cosméticos, tratamentos da pele, como melhorar sua imunidade, produtos para se manter mais saudável, enfim, todos os conteúdos que deseja abordar. 
Tendo uma estratégia mais ampla do tipo de assunto que você focará em suas comunicações, chega a hora de entrar no detalhe de tudo aquilo que você quer e deve abordar, seja em termos de assuntos ou de formatos de conteúdo.
Além disso,  é importante considerar mais de um formato, incluindo fotos e vídeos, reels, formatos diferentes de comunicar seus produtos. 

#4 Se organize:

Planejamento é essencial na hora de desenhar sua estratégia de conteúdo. Tente organizar seus posts e comunicações de forma específica, criando um calendário semanal ou mensal, e até se preparar para aquelas datas maiores ao longo do ano, como feriados e datas promocionais, assim não deixando nenhuma data importante de lado ou sem prazo para realizar. 
É importante se manter fiel ao seu planejamento seguindo os prazos de entrega, mas lembre-se também de manter flexibilidade e espaço para mudanças e conteúdos reativos - são aqueles que são criados em resposta a algum acontecimento repentino, que não estava no planejamento. 

# Faça análises:

Entender como o seu público se engaja com o seu conteúdo é essencial para você ter uma estratégia efetiva.
Para isso, analisar a performance dos conteúdos que você publica deve se tornar uma atividade constante, para você não apenas adequar melhor seu planejamento, mas também para conhecer seu  público com mais profundidade. Olhe para dados básicos, como número de curtidas e comentários nas mídias sociais, mas também não se esqueça dos recursos mais detalhados oferecidos pelas próprias ferramentas, que te dizem dados como horas de pico, número de cliques no link, número de emails abertos, etc. 
Saber as suas próprias melhores práticas é uma ótima forma de fazer seu planejamento futuro.

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