Mas o que é Branding?

04/08/2021
Image

No momento atual de mercado que vivemos, precisamos estar em constante atualização.
Todos os dias novas tendências, comportamentos e acontecimentos mudam nosso cotidiano.
Essas mudanças não apenas causam impacto em nossas vidas pessoais, mas também nos negócios.
Se pararmos para pensar, pouco tempo atrás não estaríamos preocupados em redes sociais e vender online, mas isso se faz mais que necessário nos dias de hoje. 
Também quando olhamos para o interior de nossas farmácias, quantas marcas estão disponíveis lá dentro? E não apenas lá, como também  no seu concorrente. 
Mas como então se diferenciar? 
Hoje vamos falar sobre Branding e a importância dele como diferencial competitivo. 

 

Mas o que é branding? 

Branding é maior do que marca. Branding fala sobre criação de valor e estratégias em diferentes níveis.
É como seu cliente/consumidor percebe a sua marca, que mensagem ela transmite e qual a sua reputação no mercado.
Quando falamos em branding, falamos de  estratégia tanto para seu negócio quanto para sua marca a longo prazo. 
Em suma, Branding é garantir que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida.

Qual a importância do branding?

Com a globalização a competitividade cresceu, aumentando assim a necessidade das marcas mostrarem o seu diferencial. Através de uma estratégia de marca bem pensada, uma marca consegue transmitir seus valores e propósito, criando uma conexão com o seu cliente que vai além do produto.
Se a sua marca não se comunicar de forma coerente e consistente, ela pode gerar uma imagem confusa no mercado, causando danos a sua reputação, além de diminuir sua credibilidade e confiabilidade por parte do consumidor, e consequentemente impacto em vendas.

Estratégias de branding para aplicar no seu negócio:

Plataforma de marca

Um dos primeiros passos para criar a sua estratégia de marca é a determinação da plataforma de marca, que engloba a definição dos seguintes aspectos:

Identidade visual

A identidade visual é a sua personalidade aplicada através de elementos visuais, ou seja, a representação gráfica da marca. Entram aqui o nome, o logo, as fontes e as cores utilizadas em toda a comunicação, seja ela física ou online. Crie um manual com todas as informações referentes a identidade visual para que todos que precisem usar dentro da empresa tenham acesso.

Marketing de experiência

É a forma de gerar vínculos afetivos com a marca através de experiências e estímulos emocionais para atrair, conquistar e fidelizar esse consumidor. Alguns exemplos são inserir os seus clientes nos seus canais de comunicação, amostras grátis ou colocar um cheirinho agradável nas encomendas.

Qualidade de conteúdo

Entregando conteúdo de qualidade e que condiz com o público da sua empresa, você consegue atrair possíveis clientes para a sua marca e convencê-los da necessidade de compra, além de fixar o conceito da sua marca na mente desses consumidores.

Presença digital

Estar presente digitalmente faz com que você estabeleça contato com o seu público e seja lembrando constantemente. 

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais