Como anda seu planejamento estratégico?

29/07/2021
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Se formos parar para pensar, como o tempo passa rápido!
E com isso me veio a seguinte reflexão: Estamos apenas no piloto automático ou estamos sendo os condutores da nossa vida e dos nossos sonhos?
Nossa rotina às vezes acaba sendo tão intensa que os dias estão passando e com ele diversas atividades a desempenhar e quando paramos notamos o quão rápido tudo foi.
Essa reflexão vale tanto para nossa vida pessoal quanto profissional. 
E aqui já fica o gatilho para o nosso tema de hoje, como anda seu planejamento estratégico?

 

O papel aceita tudo?

Você já deve ter ouvido a frase, o papel aceita tudo. Isso é verdade quando colocamos no papel, no nosso bloco de notas ou na ferramenta que desejamos, ali inserimos nossos sonhos, objetivos,metas para o ano, onde vamos investir nosso dinheiro, que curso desejamos nos especializar e o que queremos melhorar, isso vale para questões pessoais e profissionais.
Mas no papel tudo é lindo e maravilhoso, e essas coisas só vão começar a acontecer quando tirarmos a teoria e inserirmos na prática.
E aí vem um dos pontos mais desafiadores, a vida não é uma linha reta, ela é instável, e alguns planos e objetivos podem ter que mudar.

Seja flexível:

Pensando no nosso ambiente profissional, não podemos ser inflexíveis com o que pautamos no final ou no início do ano, pois todos os dias estão ocorrendo mudanças tanto no comportamento de consumo, quanto na forma de vendermos, o que os concorrentes estão fazendo. Por isso, é bom voltar e analisar o que foi inserido no planejamento estratégico e ver se ainda faz sentido com o seu cenário atual. 

Revise suas metas:

Vamos recordar que meta é o que desejamos realizar em valores.
A ideia é sonhar grande, mas precisamos ter os pés no chão para não viver apenas no futuro, pois, ações são necessárias agora.
Elas ainda fazem sentido com o momento? Sua prospecção de crescimento será viável ou precisa ser revista?

Planos de ação:

Para cada objetivo e meta, precisa ser alinhado um plano de ação.
Sem o plano de ação as metas e os objetivos vão ficar perdidos, sem um responsável e no fim provavelmente não sairá do papel. 
Foram realizadas reuniões de acompanhamento desses planos de ação? Cada responsável deu sequência ao seu tópico? 

Sua equipe engajada:

Sem todas as pessoas engajadas e a par dos movimentos que a empresa está fazendo não tem como prosperar.
Conforme os movimentos foram realizados, toda sua equipe ficou a par? Como eles tem se portado para que as metas e objetivos coletivos fossem alcançados?

Questione:

Questionar e analisar são elementos fundamentais, todos os dias em uma operação.
Volte e questione novamente pontos essenciais do seu negócio.
- Como estão nossas vendas?
- Quais canais estão trazendo mais resultados?
- Que categoria tem se destacado?
- Como estão perante o concorrente? 
- Que aprendizados até esse período já foram alcançados? E quais não?

Teste coisas novas:

Muitos empreendedores têm medo de se arriscar, e isso é normal já que não temos como prever o dia de amanhã.
Mas alguns testes são necessários, pois deles  podem sair grandes oportunidades. Ouça seu cliente, o mercado e seus colaboradores e teste algo novo.

 

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