Como adotar a sustentabilidade em seu negócio

21/07/2021
Image

O assunto sustentabilidade já vem em pauta por muitos anos. No início veio com uma macro tendência, adotada por poucos e ainda taxada como algo apenas no sentido ecológico. 
A verdade é que a sustentabilidade adota pilares que vão além do ecológico e mais do que nunca é extremamente importante entender o que ela significa e de que forma sua empresa pode estar implantando no dia a dia. 

 

A pandemia do COVID-19, trouxe um marco para a vida da maioria de nós. Muitos comportamentos foram acelerados, alteração no nosso modo de consumo, incluindo novos hábitos e rotinas.
Além disso, alguns sentimentos surgiram na população como medo, insegurança, crise econômica e com isso os consumidores começaram valorizar outros pilares antes de consumir, como sustentabilidade e transparência por parte das empresas.

Mas antes de tudo vamos entender, o que é sustentabilidade:

A sustentabilidade aborda 04 pilares:  econômico, social, ambiental e cultural.

Econômico: alcançar lucro ao mesmo tempo que realiza ações positivas ou que não prejudiquem o planeta;

Social: visa melhorar a qualidade de vida comunidade e de seus trabalhadores;

Ambiental: enquadram-se os empreendimentos focados na preservação do meio ambiente;

Cultural: valorizar a cultura local, enaltecer a diversidade de gênero, raça e orientação sexual, além da liberdade de expressão.

Esses pilares não podem andar de formas isoladas, de nada adianta você ser inclusivo e utilizar mão de obra escrava, ou se você não usa estar adquirindo produtos que venham de mão de obra escrava ou infantil.
De nada adianta, comprar de uma cadeia sustentável se o ambiente de trabalho não dispo? de boas condições para seus trabalhadores e não contrata pessoas com diversidade de gênero.
Aquele jargão “sempre foi assim e deu certo” já está mais que ultrapassado. Nós como empresas precisamos estar em constante atualização, e atualização em todos os pilares desde o atendimento até a entrega final do produto. 

Algumas ações simples adotadas no dia a dia trarão bons resultados e colocarão sua empresa em destaque.

Veja alguns exemplos:

Embalagens:

Uma das medidas mais rápidas e visíveis aos olhos dos consumidores, é a troca por embalagens mais sustentáveis. Reduza o uso do plástico o máximo que puder, como por exemplo substituindo as embalagens por papel reciclado, eco bags,  tecidos naturais e evitando desperdícios.

Proporcione qualidade de vida para os seus colaboradores:

A forma como uma empresa trata os seus colaboradores também é muito importante para se enquadrar nesse conceito. Dar salários justos e horas extras remuneradas, benefícios e um ambiente de trabalho agradável e seguro são algumas das formas de se enquadrar na moda ética e sustentável. E acredite, o benefício é do colaborador e seu também.

Espaço físico: 

A estrutura física da sua empresa, como escritórios, lojas, estoques também devem ser avaliadas. Se questione quanto aos recursos que você utiliza, como água e energia, e veja quais melhorias pode implementar para minimizar os impactos no meio ambiente. Análise o uso de papel nas atividades do dia a dia, e transforme sua empresa em digital dentro dos processos que forem possíveis.

Invista em ações sociais, através do seu PDV:

Seu ponto de venda também pode ser um pilar para abranger o aspecto social.
Sua loja pode fazer parceria com alguma ONG por exemplo e arrecadar donativos como agasalhos no inverno, alimentos, medicamentos com validade em dia, materiais de higiene.
Faça isso com transparência e após cada ação divulgue a ONG beneficiada e os resultados da ação.

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais