Não espere uma crise para inovar! Planeje o futuro da sua Drogaria.

14/07/2021
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Uma característica comum encontrada nos seres humanos é a acomodação, uma tendência natural de ficar em uma zona de conforto. Visto que uma empresa é composta por pessoas, existe o risco de passarmos essa característica para a empresa. No entanto, o mercado é implacável, não fica parado, está em constante agitação, mudança, transformação.
Logo, caso sua Drogaria esteja em uma zona de conforto, grande é o risco quanto a continuidade do seu negócio.

Para ficar claro o risco de sua farmácia estar na zona de conforto vamos fazer uso de uma parábola: 

Imaginemos uma panela com água fervente, se colocarmos um sapo dentro desta panela o que vai acontecer? Isso mesmo, ao encostar na água o sapo vai sair saltitando para longe. Outrora, se colocarmos o sapo na panela com água fria e iniciarmos o aquecimento da água o sapo vai se adaptando a temperatura da água, conforme a água vai esquentando o sapo vai se adaptando, a água vai ficando quente e o sapo entende que o ambiente está bom, ele está em uma zona de conforto, contudo, em certo momento sem nem perceber a água vai estar tão quente, fervendo, e acabará matando o sapo. 

Em virtude da capacidade de adaptação e o estar confortável na zona de conforto, o sapo não percebeu o perigo e a hora de tomar uma ação drástica, que nesse caso seria pular fora da água. Será que não existe alguma panela em que a sua Drogaria foi colocada? Será que não é hora de você pular fora de algo que pode estar matando sua empresa sem você nem perceber?

Como nessa parábola do sapo e da panela, quando a crise é grande e vem de uma só vez, percebemos e agimos para encontrar uma solução. Quando o problema vem aos poucos e nem  se parece com um problema é onde o grande risco se encontra. O dia a dia em uma Drogaria é extremamente corrido e intenso, sendo necessário estar atento ao estoque e fazer pedidos todos os dias, dar atenção total aos clientes, bem como para a equipe, se preocupando com a entrada de notas, a gestão financeira, o envio do arquivo de movimentação para o SNGPC junto a tantas outras atividades cotidianas da rotina de uma farmácia, frente a isso é fácil acabar não percebendo o que ocorre ao redor de nossa farmácia, podemos, por exemplo, acabar não percebendo o movimento dos concorrentes, os quais, talvez, estejam já “aquecendo a água”.

Não espere uma grande crise chegar, não espere a panela estar com água fervente para tomar ações de transformação, ações de inovação. Planeje o futuro agora, com foco na continuidade e expansão dos seus negócios. Abaixo elencamos 7 dicas para lhe auxiliar nesta missão:

Dicas para fazer sua Drogaria avançar:

  1. Frequentemente tire um tempo para fazer uma análise total da sua Drogaria, dos seus concorrentes e do mercado varejo-farma como um todo. Você precisa ter clareza de tudo o que está acontecendo para encontrar fragilidades que precisam ser tratadas bem como oportunidades de mercado, para que possa planejar ações e aproveitar as lacunas para incrementar seu faturamento e crescer o seu negócio. É interessante que esses momento de pausa e análise para análise do cenário atual e ponderações sobre o futuro sejam realizados, preferencialmente, fora da sua Drogaria, em algum ambiente que impulsione seu pensar crítico;

  2. Tenha clareza quanto aos objetivos da sua Drogaria, tenha clareza de para onde está indo e comunique isso a equipe. É extremamente importante que sua equipe saiba para onde estão indo, que saibam para onde sua Drogaria está indo para que eles comprem o seu sonho e te ajudem a chegar lá;

  3. Invista tempo e tempo de qualidade com as pessoas chave de sua empresa. São as pessoas que fazem o que precisa ser feito no dia a dia e para crescer você precisa de pessoas boas e capacitadas ao seu lado, prepare essas pessoas e permita que elas cresçam, visto que, caso tudo fique sempre apenas em suas mãos a expansão de sua empresa pode não tomar a escala que você deseja;

  4. Anualmente promova a semana do Planejamento Estratégico onde deve ser verificado os 12 meses anteriores e criar um mapa de onde a empresa deverá chegar nos próximos 5 anos. É importante detalhar ações necessárias para o atingimento dos objetivos e tendo metas intermediárias a serem atingidas no curto, médio e longo prazo;

  5. Trimestralmente promova um encontro com as pessoas chave de sua empresa, incluindo se for o caso também seus consultores e conselheiros para com base no Planejamento Estratégico avaliar os três meses anteriores, o que foi feito de certo e o que poderia ter sido melhor e em especial para definir e ajustar as metas para os próximos 3, 6, 9 e 12 meses;

  6. Após cada reunião trimestral crie um plano detalhado para os 3-6 meses seguintes, incluindo detalhes operacionais do que precisa ser feito, quem fará e como medir o avanço e por fim o atingimento/sucesso ou não das metas estabelecidas;

  7. Celebre o sucesso, tanto os pequenos como os grandes. Comemore junto a equipe cada meta atingida, compartilhe esses momentos de alegria para enraizar em todos o senso de pertencimento e revigorar o espírito de time e de juntos olharem para frente, para onde estão indo.

 

No tempo em que estamos vivendo a digitalização e adaptação constante a mudanças com foco no resultado são chaves para o crescimento. Entretanto, o mais importante são as pessoas e o envolvimento delas para fazer o que precisa ser feito para atingir os objetivos. O seu papel é indicar para as pessoas para onde estão indo e capacitá-las para que saibam fazer com excelência suas atribuições diárias. Aproveite cada momento para olhar para o futuro, para ajustar o caminho e estar a frente em um mercado tão competitivo como o varejo-farma.


 

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