Você é Cringe com seus consumidores? Parte II

07/07/2021
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No artigo anterior falamos um pouco sobre a diferença das gerações e o que cringe significa. 
E dando sequência ao nosso momento cringe, neste artigo vamos abordar a importância de estar atento às mudanças, aos memes, aos assuntos em alta, e trazer isso para o dia a dia. 
Parece algo fútil, mas isso pode fazer toda diferença para sua empresa. Uma empresa que se atualiza constantemente trazendo novidades para seu público, o que se torna um diferencial competitivo.

 

O grande ponto é entender seu público alvo.

Seu público alvo, é o segmento de mercado que você deseja atingir, são consumidores com características em comum que sua empresa entende que é o público que deseja atingir.
Claro, isso demanda algumas análises de mercado, comportamento do consumidor, como hábitos, rotina e também suas motivações.
Vamos pensar o seguinte, seu público atual são jovens, mas na sua comunicação utiliza palavras formais, não vende online, e  a venda ocorre de forma tradicional. Será que isso está fazendo sentido? Não! Isso é cringe, ultrapassado e vergonhoso. 
É nesse sentido que é muito importante entender quem é seu público e qual a forma adequada de se comunicar com ele. 

Mas como entender meu público?

Para entender quem é seu público você precisará fazer algumas análises e pesquisas de mercado.
Começando pelo mercado:

- Quem são seus concorrentes? 
De que forma eles atuam? 
Qual o mix de produto disponível em sua farmácia? 
Como é a comunicação visual? 
Qual a forma e horário de atendimento?  
Quais seus canais de venda?
Como eles se comunicam nas redes sociais? 

Analisando seu consumidor:

- Quais são seus hábitos de consumo?
Quais suas necessidades?
Qual a forma como realizam suas compras? Ex: online ou fisicamente?
Quais as alterações sociais e culturais que podem estar alterando sua forma de consumo? Ex: Pandemia
Que tipo de conteúdo ele consome? Ex: Vídeos, memes.


Esses são alguns pontos de partida para começar esse mapeamento e ser mais assertivo.

Faça um cruzamento de informações:

É muito importante cruzar as informações de mercado, com o comportamento de consumo e suas vendas.

Utilize um sistema de ERP e faça relatórios para análise com as informações de venda em sua loja:

- Qual os horários de mais movimento?
Qual a idade majoritária que compra em sua loja?
- Qual o meio de venda se destaca: Ex: WhatsApp, Tele- entrega, site, loja física
Qual o ticket médio gasto?
Quais produtos têm melhor performance?
Quais categorias de produto têm um giro maior?

 

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Cruzando esses três pilares de informação, você terá muitos dados para analisar e muitas oportunidades de melhoria, como:

- Rever seu mix de produto;
Saber em que categoria de produto pode apostar;
Momentos de promocionar;
Horários de pico para ter mais atendentes disponíveis;
Como estão as vendas online, crescimento e a possibilidade de ter uma pessoa exclusiva para esse atendimento;
Como utilizar melhor suas redes sociais, atingindo melhor seu público alvo e interação, até porque as redes sociais trazem muitos insights;
Qual seu gap que precisa ser revisto;
Como você pode melhorar sua comunicação, seu visual merchandising e a disposição de produtos em loja.

 

Não seja cringe, se atualize e mantenha-se competitivo.


 

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