Por que temos medo de errar?

16/06/2021
Image

Hoje vamos abordar um assunto muito importante, o medo de errar.
É muito engraçado como alguns comportamentos nos foram enraizados a partir da infância. Quem nunca levou uma correção por estar em seu imaginário pensar estar criando algo incrível e foi corrigido pelos seus pais pela bagunça?
Quem não errou o tema na escola e passou por “ menos esperto”? 
Quem nunca deu uma resposta errada em voz alta e teve vontade de sumir?
Infelizmente, muitos de nós não fomos criados para aprender a errar, e sim a não errar. O erro se tornou algo feio e vergonhoso, mas será que é isso mesmo? E de que forma nós como empresa estamos tratando o erro dos nossos colaboradores?

 

Através das nossas vivências, principalmente em nossa infância, formamos alguns comportamentos, e muitos destes impactam e muito em nossa vida adulta, nossas tomadas de decisões e nossas criações.
Pensando principalmente no ambiente de empreender, é um cenário muito instável, não temos como ter 100% de certeza dos próximos passos, de como será o mercado, se o produto será bem aceito, e claro que isso irá gerar incertezas, mas elas não podem te paralisar de ir em busca dos seus sonhos.

O medo de errar pode te paralisar:

Vamos usar o mesmo exemplo, de empreender. Você tem um sonho, tem ideias, gostaria muito de tirar do papel, mas o medo de dar errado fala mais alto, e aquilo te bloqueia a ponto de nem tentar.
Quantos grandes empreendimentos, grandes ideias, surgiram de erros? Quantos grandes empreendedores não tiveram que errar várias vezes até acertar. 
O erro faz parte do processo, é algo normal, tão normal que ele não pode ser o motivo para não ir atrás do que deseja, seja empreender, aumentar sua empresa, criar um novo produto, uma nova forma de contato com seu cliente, o importante é tentar. 

Comece aceitando o erro, como uma conquista:

Já percebeu que em nossa vida, aprendemos mais quando erramos? É claro que a gente não gosta de errar, gostamos de estar certo e que as nossas decisões deem certo também.
Mas às vezes é o erro, que traz a bagagem que precisamos. É com ele que temos a bagagem para saber qual a melhor decisão a tomar. É com ele que sabemos como dar um conselho para quem está vivendo a mesma situação que você passou errando. 
Ou seja, errar é uma conquista, por que o erro pode encurtar muitos outros  caminhos e te tornar mais preciso. 

Não veja como erro, e sim como experiências:

Erros nada mais são que resultados. Alguns resultados não são satisfatórios, outros são mais. Quando você olha o erro de uma forma mais leve e não tão punitiva, o erro se torna parte fundamental da vida e da nossa evolução. 

O erro é uma reflexão:

Quando você acredita que errou, analise a situação e veja como poderia ter feito diferente. 
E de que forma pode ter resultados diferentes.

Se conheça:

O medo, o medo de errar, a autocrítica, e insegurança estão relacionados ao seu autoconhecimento.
Quando você entende o que está gerando esse sentimento, ou esses bloqueios, se torna mais fácil lidar com eles, e saber como superá-los.
Pense comigo, se você mentalizar que não consegue, precisa substituir por um novo pensamento, o de que você é capaz, que você consegue, que tem habilidade e que pode ser melhor. 

Crie uma equipe que não tem medo de errar e ser julgado:

Se o ambiente não estiver livre do julgamento, a equipe não se sentirá à vontade. 
Pensa comigo, um “ chefe” que ao ouvir a ideia de seu colaborador, age com deboche e como se o que estivesse ouvindo fosse besteira, você acredita que alguém vai expressar suas ideias? ou se sentir bem recebido neste ambiente? Não, esse colaborador vai fazer apenas o básico no seu emprego.
Entretanto, quando a equipe recebe o estímulo para compartilhar, sem medo de ser julgado, envergonhado ou demitido, muitas ideias irão surgir. Desde melhoria no processo, no atendimento, e até mesmo em novas soluções para seus consumidores. 

 

Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.
Thomas Edison

 

Dica de livros:

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais