Gerando dados em informação

02/06/2021
Image

Todos os dias necessitamos de diversas informações. 
Tanto na nossa vida pessoal quanto profissional, estamos constantemente consultando informações, como por exemplo:  temperatura, saldo bancário, curtidas em postagens, tempo de sono, passos diários e tantas outras informações que nem percebemos que estamos inserindo em nossa rotina. 
Só que toda essa informação precisa estar correta. Já pensou consultar a temperatura para saber com que roupa ir trabalhar e o aplicativo informar que estará quente e na verdade será um dia super frio? Na verdade até acontece isso, mas porque temos diversos climas em um mesmo dia ;) 
O ponto aqui é como a informação pode impactar em toda uma análise. E falando de negócios, quanto mais atualizado e fiel suas informações, mais fácil será a tomada de decisão.

 O que é dados, e o que é informação?

 

É muito comum acharmos que dados e informação são a mesma coisa, mas a verdade é que quando falamos de negócios e análises, os dados e as informações possuem características diferentes.

#Dados, são pequenos fragmentos de informação, apenas números, mas que ao ver eles de forma isolada não trazem uma mensagem clara do que uma análise necessita.

#A informação por sua vez, é a união de todos esses dados isolados, em uma mensagem clara, ou seja, trazem uma maior visão daquela determinada análise. 

#Mas só ter a informação, pode ajudar, mas é necessário ter conhecimento para interpretar toda informação recebida. 

Vamos fazer a seguinte analogia, uma receita de bolo:
Os dados são os ingredientes, cada um tem seu papel de forma isolada.
A informação é a união de todos esses ingredientes, formando uma massa.
E o conhecimento é saber o ponto certo em que o bolo estará pronto.

Na vida dos negócios, os dados são aqueles pequenos números que inserimos durante o dia, como por exemplo venda, cada venda registrada no sistema é um dado.
Ao final do dia, ou no momento de fazer o fechamento do caixa, será compilado todos esses dados, em um relatório, assim teremos a informação das vendas realizadas até aquele período, e o conhecimento é saber analisar se o dia teve bom desempenho, quais os itens mais vendidos, qual o horário que teve melhor desempenho. 

Mantenha seus dados sempre atualizados:

Um dos maiores pontos para se realizar uma boa análise é ter os dados sempre atualizados e corretos.
É muito comum as empresas utilizarem apenas algumas ferramentas que o sistema de gestão tem, e fazer outros controles paralelos, ou não categorizar seus produtos de forma adequada, deixando todos na mesma categoria. 
Ao não categorizar corretamente seus produtos, os relatórios gerenciais não serão precisos.
Você pode colocar tudo como perfumaria, mas dentro de perfumaria, saberá o desempenho de cada produto? 
E ao realizar controles paralelos a busca pela informação correta levará o dobro do tempo.

Utilize seu sistema de gestão a seu favor:

- Utilize todas as ferramentas disponíveis do seu sistema de gestão.
- Centralize suas informações no sistema de modo que ele se torne sua base oficial.
- Lance todos os dados no seu sistema, desde venda, descontos, estoque, fluxo de caixa, promoções. Não deixe nenhum dado de fora.
- Gere relatórios com frequência, assim, será mais fácil analisar os dados.
- Ganhe tempo, quando centraliza as informações em único lugar, ganhará tempo para buscar essas informações e terá maior certeza que os dados irão bater, já que a base utilizada foi a mesma.
 

Se você ainda não tem um sistema de gestão na sua farmácia, a HOS pode te ajudar. 

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais