Não erre mais! Erros de gestão que você não deve cometer

21/04/2021
Image

Muitos acreditam que abrir um negócio é uma tarefa fácil. 
Bom, de fato para abrir um empreendimento é fácil, basta seguir alguns protocolos burocráticos, ter um local e uma ideia. Entretanto, manter este negócio sustentável e com uma vida longa exige dedicação, atenção e gestão.
De acordo com  um estudo realizado pelo Sebrae, 30% das empresas brasileiras fecham suas portas no primeiro ano de vida e cerca de 96% das empresas que fecham as portas nos cinco anos iniciais, estão no grupo das micros e pequenas empresas.
Por isso, hoje separamos alguns erros de gestão que você não deve cometer. 

 

# Não separar suas finanças pessoais da empresa:

Uma ferramenta muito boa para te ajudar no dia a dia é ter um controle de todas as entradas e saídas. 
Pode ser realizada mesmo em uma planilha, mas tenha uma para a empresa e uma pessoal. 
De nada adianta ter sua ferramenta de controle se ela não estiver atualizada.Crie uma dinâmica para lançar as informações semanalmente  e analisá-las.
É muito comum pagar uma conta pessoal com o dinheiro da empresa, e isso acontece primeiramente por não ter as contas separadas, e segundo por não ter um valor fixo de entrada da sua empresa, e por isso pagar as contas com o caixa da empresa. 
Para que isso não ocorra, tenha um salário fixo caso trabalhe na empresa, ou um valor de pró labore. Em caso de ter sócios, todos devem ter um pró labore definido a receber. 
Tendo esse valor separado, não haverá necessidade de usar o caixa da empresa para pagar sua conta pessoal.

# Não  ter Controle de estoque:

A falta de uma gestão de estoque bem estruturada representa um dos fatores que mais contribuem para o insucesso de Farmácias e Drogarias.
Não ter o produto certo e na hora certa disponível para venda pode cobrar um preço alto, por exemplo, de má fama que sua Drogaria nunca tem os produtos e com isso ver seus clientes não retornando para a sua loja. Da mesma forma, ter produtos em excesso findará com produtos "morrendo" no estoque e consequente prejuízo financeiro. 
Uma gestão de estoque eficiente tem o poder de alavancar os resultados e garantir que a empresa possa crescer de forma sustentável. 
A Gestão de Estoque é uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas, podendo se tornar uma ferramenta de estratégia fundamental para a sobrevivência do negócio. Não é, nem de longe, tão simples como parece e é vital para a lucratividade da farmácia.

# Não ter os objetivos da empresa claros:

Os objetivos são os anseios da empresa, o que ela deseja alcançar. 
Faça os objetivos para 12 meses, 3 anos e 5 anos. 
Os objetivos de 12 meses, precisam de um plano de ação mais imediato, afinal ele acontecerá com maior brevidade.
Aqui resgate os objetivos do ano atual, veja quais deles foram atendidos, quais não foram e o motivo. Traga informações do seu fluxo financeiro, de pessoal, de produto, de novos produtos desenvolvidos para a análise.

# Não envolver sua equipe nas tomadas de decisões da empresa: 

Sem todas as pessoas engajadas e a par dos movimentos que a empresa está fazendo não tem como prosperar.
Repasse para sua equipe quais são as metas e objetivos da empresa, quais serão as ações e medidas que serão tomadas e os recompense por seus esforços.

# Não usar os dados cadastrais a seu favor:

Hoje muito facilmente encontramos o mesmo produto, com preços similares, em outra farmácia. Vamos aqui pensar em um produto que além de ter em outras farmácias também pode ser adquirido no mercado, o desodorante.
O que leva o seu cliente comprar em sua loja e não em outra? Será que além do desodorante ele leva um produto adicional quando vai até sua loja? Qual o horário de preferência de compra dele? Qual o ticket médio gasto por compra? 
Mas o que isso tem haver com dados cadastrais? Tudo! 
Através das informações coletadas no cadastro é possível fidelizar seus clientes e surpreendê-los cada vez mais. 

 #  Não ter um sistema de Gestão:

Gestão de pessoas, gestão dos custos, gestão do estoque, gestão de processos, gestão financeira.
Ter dados atualizados, centralizados e que possam servir de base para a análise do negócio é imprescindível para gestão dos negócios. 
Para tomar boas decisões ter informação é essencial. 
Identificar as oportunidades de melhorias, os pontos fortes, sua posição frente a concorrência, os objetivos da companhia.
Quais os produtos com melhores desempenhos? Quais precisam de atenção especial? Como está meu estoque? Qual o meu CMV? Quais fornecedores posso explorar uma melhor parceria? Informação e decisões inteligentes, é uma dupla infalível. 

Ter um ERP em sua farmácia, é otimizar processos, facilitar a gestão e ganhar tempo. 

Vem saber mais do nosso sistema e consulte nossos consultores para ver de que forma podemos estar te ajudando na gestão da sua drogaria. 

https://www.hos.com.br/sistemas/sistemas-para-farmacias

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais