
Mais do que nunca, o número de concorrentes vem crescendo, na mesma medida em que os clientes possuem novas fontes de informação, pesquisa e aquisições.
Constantemente, pensamos como ampliar o mix de produto, como se diferenciar e onde poder inovar, para não ficar para trás e perder sua cartela de clientes.
A verdade é que às vezes, não é preciso reinventar, ou quebrar a cabeça em busca de algo novo - claro, isso é muito importante, mas parar e analisar o conteúdo e informações que já tem “ dentro de casa”.
Como assim?
Você já parou para analisar, quais os horários com melhores movimentos? Quais produtos com maior saída? Qual o público que mais compra? Ou onde pode investir?
Existe um público com muito potencial e que merece sua atenção: Terceira idade.
Muitos têm a ideia de que quando se envelhece para de comprar, de buscar coisas novas e diferentes, que os velhinhos são muito frágeis e que praticam apenas exercícios e ginástica.
A verdade é que quando olhamos para o mercado de trabalho, existem muitos idosos extremamente ativos, na liderança, no empreendedorismo, no conselho de empresas,e até mesmo os que se aposentam e que se arriscam em novas oportunidades. Ainda há muita vida e muita experiência para compartilhar.
E aqui encontramos um grande potencial.
Quantas vezes os idosos entram em sua farmácia e pensamos que ele veio apenas para comprar remédio? Ou que não paramos para ouvir suas necessidades?
Dados mundiais:
Segundo a FGV, um estudo indica que as pessoas com mais de 65 anos correspondem a 17% dos 5% mais ricos do país, e apenas 4% dos 40% mais pobres.
A faixa dos idosos, vem crescendo, principalmente em países mais ricos, onde a taxa de natalidade cai. No início dos anos 1990, as pessoas com mais de 60 anos representam 6% da população mundial, porém hoje representa 13%.
De acordo com a ONU, daqui dez anos, teremos 1,4 bilhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 16% da população em 2030.
Falando do Brasil, fomos de 7,1 milhões de pessoas em 1990, para 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, 15% da população. A previsão para 2030 é 40 milhões, 18% da população.
O número de pessoas com mais de 60 será igual à quantia de crianças e adolescentes com até 14 anos. Nos Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, a proporção de idosos em relação aos mais jovens já é maior hoje.
No seu negócio:
Percebemos então, que temos muita oportunidade para agregar valor no serviço prestado à terceira idade.
Dentro das farmácias pensar em uma linha exclusiva para a terceira idade. Pensando em cuidados com a pele, cabelo, vitaminas, esmaltes, loções, autocuidado.
A comunicação com eles também deve ser ampliada, pensando que muitos deles utilizam o WhatsApp nas suas comunicações. Envie promoções, descontos, medicamentos e perfumaria de acordo com seu histórico de compras.
Seja um companheiro dessa galera, muitos deles tomam medicamentos todo mês, controlados e com horários. Já pensou em ter um aplicativo que avisa a hora que eles devem tomar os medicamentos? E até mesmo com alguma interação que estimulem o raciocínio lógico deles?
Existe um potencial de fidelização enorme em tornar seus serviços essenciais e especiais para esse público.
Veja eles como pessoas mais maduras, mas com muita vitalidade e em busca de serviços personalizados e exclusivos.