Superando o esgotamento e se sentindo produtivo

24/03/2021
Image

Há mais de um ano, nossa rotina mudou de forma repentina. 
Após essa alteração, muitas pessoas desenvolveram um esgotamento além do normal. Esse esgotamento não veio apenas para rotina de trabalho, mas muito pelo fator emocional- nossas preocupações, inseguranças e aquele sentimento de não conseguir desligar.
Fique tranquilo, que esse sentimento não apareceu apenas para você, mas uma coisa é certa quando esses sentimentos aparecem, acabam sugando nossa energia boa ( produtiva) e nos deixando com esse esgotamento. 

Mas como voltar a ter produtividade nesse momento? 

Fica com a gente, que separamos algumas dicas para te ajudar. 

 

 

A verdade é que não podemos esperar chegar a sexta-feira, o feriado ou o dia de folga para termos a sensação que finalmente vamos descansar. 
Às vezes, mesmo parados fisicamente, nossa mente não para e por isso ainda temos aquela sensação de cansaço e esgotamento. 
Então vamos pensar em possibilidades para diminuir essa sensação, e incluir momentos relaxantes em nossa rotina. 

#1 Faça sua pauta do dia:

Quando as coisas vão só acontecendo, parece que estamos cansando mais, mas com aquela sensação de “ não fiz nada hoje”.
Será mesmo que você não faz nada? Ou será que tudo foi feito sem planejamento?
Estabeleça no começo da manhã a sua pauta do dia. 
Nessa pauta, inclua um momento para coisas fora da agenda e também tempo para o almoço.
Se possível no momento do almoço, saia da frente do computador, para ser um momento onde irá apreciar sua alimentação, e não apenas comer por obrigação. 

#2 Execute tarefas que domina, e aquelas que está procrastinando:

Na nossa rotina de trabalho temos dois tipos de atividades, a que dominamos e aquela que vamos procrastinando. 
Comece executando aquela tarefa que você domina. Sabe porque? Ela te deixará animado, gerando o sentimento de que você é competente e consegue. 
Depois, execute aquela tarefa que você vem procrastinando. A motivação veio da tarefa um, agora ao invés de pensar que essa tarefa é chata, veja ela como um desafio que você quer superar no dia. 

#3 Faça algo não planejado:

Falamos de executar tarefas, planejar a pauta e agora fazer algo não planejado?
Isso mesmo! Tanto no seu trabalho, quanto na sua vida pessoal tente fazer coisas que não estavam planejadas. Isso se chama viver. 
No seu trabalho faça algo que não está no seu escopo. Sabe aquela tarefa que você não se sente capaz ou que tem vergonha? Ela mesmo, faça como se você dominasse essa tarefa, aja confiança e irá interromper todo medo e negatividade dos seus pensamentos. 
Na sua vida pessoal a mesma coisa. Por que não dançar com sua família? Sair para uma aventura, construir algo, cozinhar? Quebre a mesmice, rompa com a rotina. 

#4 Seja vulnerável:

Você sabia que não precisa dar conta o tempo todo? Que pode expressar seus sentimentos? Que não há nada de errado em admitir que está cansado? 
Quando nos sentimos só, e nosso estresse aumenta, nossa produtividade cai. 
Por isso, se você estiver no seu trabalho se sentindo desanimado, cansado, compartilhe seu sentimento com alguém de confiança. Só de falar o que está passando vai ajudar, mas normalmente alguém de fora consegue nos ajudar com um novo olhar para aquela situação. 
Mas claro, faça isso se se sentir bem, a vontade e sem ser julgado.
Se não se sentir confortável, mas desejando falar, faça terapia, ela é um ótimo remédio para aliviar nossa carga emocional. Porque às vezes, são situações e pesos que nós mesmos criamos. 

#Pare:

Quando o sentimento de não estar dando conta te dominar, pare.
Pare e avalie onde e o que está sugando sua energia.
Use esse tempo para se analisar, se cuidar e fazer algo que te deixa bem e feliz. Cuide da sua saúde e bem- estar. Tenha um sono reparador e renovador. 

#Pratique gratidão:

Embora esta palavra seja usada em qualquer momento, e tenha virado jargão para qualquer coisa, a prática dela tem um peso enorme no nosso dia a dia. 
Seja grato por tudo, pela vida, pelo ar, pela sua casa ( mesmo que seja alugada), pelo seu carro ( mesmo que não esteja pago), pela sua empresa ( mesmo que ainda não esteja te dando lucro). 
Quando você é grato, as coisas boas automaticamente virão para sua vida. 

#Movimente-se: 

Fundamental para nossa vida, nos exercitar e ter uma alimentação saudável.
Em quantos lugares e de quantas pessoas já ouvimos isso. Ou seja, é importante para sua vida. 

Dica de livros :
 

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais