Equilíbrio da vida profissional e pessoal

10/03/2021
Image

Ser um líder, um empreendedor exige muita determinação, coragem e energia. 
Todos os dias, grandes tomadas de decisões são necessárias, muitas demandas para atender, ser um líder referência para seus subordinados, e além disso ter tempo para sua vida pessoal. 
Tarefa fácil, de forma alguma. É muito desafiador conseguir equilibrar tudo isso, e ainda buscar capacitação pessoal. 
Por isso, hoje vamos abordar como buscar equilibrar todas as atividades profissionais com a vida pessoal. 

 

Missão, visão e valores:

Assim como realizarmos a missão, visão, valores de nossas empresas, precisamos fazer esse mapeamento da nossa vida pessoal.

Qual a missão da sua vida pessoal? Você já parou para pensar nisso? 

Quando pequenos temos diversos sonhos e em muitos casos mesmo de forma inconsciente trazemos eles nas nossas escolhas pessoais. 

Só que às vezes com o passar do tempo e na correria do dia a dia, ligamos o piloto automático e esquecemos de visitar nosso “ eu sonhador ” e ver se o que estamos fazendo está de acordo com nossa missão.

A missão da nossa vida é tão importante quanto a empresa. Ela será o norte para a tomadas de decisões.  De nada adianta estar pleno em seu trabalho e infeliz na sua vida pessoal, porque somos um único conjunto e uma coisa interfere na outra. 

Qual a sua visão pessoal? O que você deseja para o seu futuro? 

O planejamento da empresa é fundamental para mapear os próximos passos dela, o crescimento e a forma como desejamos que ela seja.

Assim é nossa vida pessoal. Não podemos viver só o hoje sem pensar no futuro. Quando saímos da escola, planejamos uma faculdade, uma pós, e até mesmo colocar nosso próprio negócio.

Planejamos comprar uma casa, encontrar um parceiro e construir uma família. 

E ao ir conseguindo avançar esses passos, achamos que é suficiente e focamos no trabalho com todas nossas forças, por entender que os outros passos já foram concretizados. Mas será?

Qual visão da sua vida pessoal daqui a cinco anos? Se você se aposentar hoje, estaria cumprindo com a visão da sua vida? Aproveitou sua família ao máximo? Viu seus filhos crescerem?

Valores:

Um pilar extremamente importante para uma organização. Sem os valores claros, ficamos suscetíveis a qualquer coisa. 

Os nossos valores pessoais, são algo que vem juntamente com nossa criação, e eles não podem facilmente ser negociados.

Quais são os valores da sua vida pessoal? 

É a família, é aproveitar o crescimento dos seus filhos, é ter tempo para uma boa leitura, um exercício físico, meditação, ação social? 

 

Tenha o mesmo compromisso da sua agenda pessoal, assim como tem com a profissional:

Você já negociou um jantar com sua família, por ter uma reunião após o horário?

Parece que às vezes é mais fácil abrir mão de um tempo com a família do que dizer não ao nosso trabalho.

Nossa proposta aqui, é que você tenha uma agenda pessoal, momentos e eventos importantes que você se comprometerá a aparecer. Aniversários dos filhos, formatura deles, jantar com a família uma vez na semana, ter períodos do ano dedicados apenas para você. 

Com esses momentos mapeados é mais fácil conciliar a agenda pessoal e empresarial.  
 

Converse com sua família:

Assim como anteriormente você estabeleceu momentos pessoais que não abrirá mão, terá momentos na sua empresa que você também irá precisar de dedicação exclusiva. 

Nesse caso, converse com sua família, seja franco a respeito dos desafios e o momento em que seu trabalho está e das funções que terá que desempenhar.

Sua família é seu refúgio, quando eles estão cientes do seu momento no trabalho, terão maior compreensão e até te ajudarão nesse período. 

 

Tenha pessoas de confiança ao seu lado: 

Uma coisa é certa, ninguém é super herói.

Nós cansamos, nos estressamos e precisamos de ajuda. Não temos como dar conta de tudo sozinhos. 

Nesse momento é importante termos pessoas de confiança ao nosso lado. 

Será que na sua equipe não tem alguém que possa desempenhar alguma atividade para você? Se sim, delegue. 

Você precisa de alguém que seja verdadeiro com você no seu trabalho. Aquela pessoa que irá dizer que a sua postura, ou a tomada de decisão que teve, não foi legal. São essas pessoas que te ajudam a diminuir o fardo das decisões. 

E isso vale para o trabalho e também na sua vida pessoal, para que quando você esteja além do limite, te chame de volta para o foco principal.

E para aqueles dias de desmotivação e dúvida, esteja perto de pessoas positivas, motivadas e capazes de te ajudar. Que não te mostre mais problemas, mas soluções. 
 

Encontre algo que desestresse:

Seja um exercício físico, um tempo brincando com seus filhos ou pets, meditando, fazendo terapia ou até mesmo escrevendo, como por exemplo no diário da gratidão. Encontre este momento para relaxar e encontrar seus pontos de motivação e positividade.

 

Cuide da sua saúde mental:

Acredito que nos dias em que estamos vivendo, o nosso bem mais precioso é nossa saúde mental.

Se nossa saúde mental estiver boa, vamos conseguir tomar decisões coesas, agir de acordo com nossos valores, não agir por impulso e ter uma vida mais feliz.

 

Deixo aqui uma dica de um Ted, onde o narrador precisava encontrar o propósito de sua vida, e a decisão de seguir em frente, veio por meio de uma conversa com um homem extremamente bem sucedido na sua vida profissional, mas que se sentia realizado na sua vida pessoal. 

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
21/04/2021
Não erre mais! Erros de gestão que você não deve cometer
Leia Mais