Gerenciamento de estoque- Vendas físicas e virtuais

24/02/2021
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Muitas mudanças no formato de consumo vem acontecendo. 
Algumas mais aceleradas por conta da pandemia, como o consumo online. 
A verdade é que um formato de venda não invalida o outro, pelo contrário vem a somar como mais uma possibilidade para seu cliente. 
E em meio a todo esse processo, algo é muito importante, a gestão. Gestão financeira, gestão das mídias sociais, gestão de relacionamento com os clientes e gestão de estoque.
É sobre isso que vamos falar hoje, sobre como gerir seu estoque fazendo vendas na loja física e de forma online. 

 

A falta de uma gestão de estoque bem estruturada representa um dos fatores que mais contribuem para o insucesso de Farmácias e Drogarias.
Não ter o produto certo e na hora certa disponível para venda pode cobrar um preço alto, por exemplo, de má fama que sua Drogaria nunca tem os produtos e com isso ver seus clientes não retornando para a sua loja. Da mesma forma, ter produtos em excesso findará com produtos "morrendo" no estoque e consequente prejuízo financeiro.
Uma gestão de estoque eficiente tem o poder de alavancar os resultados e garantir que a empresa possa crescer de forma sustentável.
A Gestão de Estoque é uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas, podendo se tornar uma ferramenta de estratégia fundamental para a sobrevivência do negócio. Não é, nem de longe, tão simples como parece e é vital para a lucratividade da farmácia.

Como gerenciar estoque físico e virtual?

Primeiramente precisamos saber o que tem em estoque no geral:

Aqui entra um ponto bem importante, manter seu estoque sempre atualizado. 
Se um medicamento ou perfumaria tiver venda, seu estoque precisa ser atualizado. Caso contrário, já vamos ter uma ruptura entre o que se acha que tem e o que de fato está lá. 

Organização:

A organização é fundamental quando falamos em estoque.
Organizar as entradas de mercadoria, as datas de vencimento, as movimentações e principalmente as mercadorias físicas. 
Organize de modo que fique fácil buscá-las, pode ser por medicamentos, perfumaria, datas de vencimento, o que será vendido físico, o que será apenas online. 

Tendo o estoque atualizado, você pode optar em unificar ou separar o que será vendido online e na loja:

Algumas empresas optam por separar seu estoque, mantendo uma determinada quantidade para online e o restante para venda física.
Por exemplo, vender de forma online apenas a linha de perfumaria e os medicamentos não. 
Cada empresa utiliza o método que se adapta melhor ao seu formato de trabalho, o importante é a empresa ter clareza da quantidade que tem, e se desejar informar no site para que o cliente saiba a disponibilidade, evitando que ele faça todo processo de compra e depois não tenha mais mercadoria. 

Reserve os produtos quando vendido:

Se seu estoque é unificado, ao ter um pedido em andamento no site, já deixe ele reservado para que não corra o risco de ser vendido na loja física e o comprador no site ficar sem.
Mas caso o pagamento não tenha sido confirmado aí sim, libere ele para venda física. 

Compras no Whats também devem ser gerenciadas:

Se sua farmácia não realiza venda via e-commerce, e apenas pelo WhatsApp, o processo é o mesmo. 
Mantenha o estoque atualizado, faça pré reserva dos produtos e registre as movimentações realizadas. 

Faça revisões do seu estoque:

Tenha períodos para realizar as conferências de estoque, caso houver falhas e informações errôneas, podem ser corrigidas para dar sequência na sua operação. 

Utilize um ERP para ajudar no controle:

O estoque quando não está com as informações coerentes, causa um caos na gestão da loja. 
Por isso, utilize um sistema de ERP para ajudar a gerir, e organizar todas as movimentações tanto da loja física quanto das vendas online, além de gerar relatórios com informações precisas sobre a situação do seu estoque.

Nós podemos te ajudar! 

Conheça o sistema da HOS FARMA e não perca informações importantes para o sucesso do seu negócio.

 

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