5 características do Farmacêutico do futuro

19/01/2018
Image

O dia do farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro. Mas neste ano, além de cumprimentar a todos estes profissionais, convidamos também a uma reflexão sobre o futuro.

Quais as características do farmacêutico de sucesso? Quais as habilidades necessárias para ter uma carreira plena?
Através de nosso aprendizado diário trabalhando junto com farmácias em todo o Brasil, elencamos 5 características fundamentais deste novo tipo de profissional:

1. Qualificação técnica além da Farmácia
Já faz muito tempo que as funções do farmacêutico ultrapassam aquilo que é aprendido nas universidades. Hoje o farmacêutico lida com a contabilidade e lidera times no atendimento ao cliente.

Por isso turbinar o currículo com formações orientadas a vendas, liderança e marketing, por exemplo, são características fundamentais dos profissionais de sucesso. Estar sintonizado com o ambiente digital, entender o funcionamento correto das redes sociais são outras habilidades necessárias em qualquer atividade profissional. E, é claro, acompanhe de perto as novidades de sua profissão.

Talvez uma nova especialização, ou mesmo um curso online bem específico podem lhe ajudar a ter uma visão holística sobre sua carreira e seu futuro. Neste período de transformações cada vez mais imediatas, é preciso investir na sua capacitação técnica periodicamente. Lembre-se que este investimento é também a longo prazo.

Aqui a dica é: busque conhecimentos complementares à sua formação, com foco nas práticas do seu dia-a-dia.

2. Visão financeira
Uma drogaria ou farmácia de manipulação nada mais é do que uma empresa como qualquer outra. Ou seja, seu objetivo é o lucro.

E o farmacêutico, na figura de líder da empresa, precisa ter esse fator sempre em mente.  Um bom profissional deve ficar atento aos resultados práticos de seu trabalho, aos valores financeiros que gera para a empresa. Afinal, você pode ser um excelente profissional, mas resultados sempre falam mais alto.

Aprender a medir quanto o seu esforço vale (e o de outros membros de sua equipe), é fundamental. Estabeleça metas, use ferramentas que o ajudem a mensurar o destino de cada centavo que passa pelo caixa.

Aqui a dica é: saiba os números de sua farmácia na ponta da língua.

3. Trabalho em equipe e capacidade de comunicação
É importante estar preparado para superar e suportar adequadamente as adversidades que surgem diariamente no ambiente farmacêutico. E os problemas só podem ser resolvidos, em última instância, por pessoas. Sua capacidade de comunicação, sua humildade e liderança têm a capacidade de impulsionar sua carreira de forma constante.

Pessoas mais tímidas, reservadas ou com dificuldades de se expressar precisam desenvolver sua comunicação. Afinal, a atividade farmacêutica envolve muito contato e atendimento ao público. Participar de atividades como grupos de teatro, por exemplo, pode ajudar (e muito) a aprimorar a comunicação interpessoal.
Não se deixe enganar pela expressão “sou formado em Farmácia”. Seja proativo para ajudar seus colegas. Esforce-se para que haja uma boa comunicação entre as pessoas da sua equipe.

Seja um profissional cordial com seus colegas de trabalho. Contribua ativamente para a manutenção de um clima organizacional harmonioso.
Invista em momentos de autoaprendizagem, além de dedicar algum tempo de sua semana ao lazer. Quanto melhor você se compreender, mais plena será a sua vida e melhor será sua relação com os outros. E isso afeta diretamente seus resultados no trabalho.

Aqui a dica é: cuide do seu emocional, e mantenha sempre abertos os canais de comunicação com seus colegas.

4. Habilidade para negociar
O dia-a-dia de um farmacêutico é de constante negociação. Pode ser a negociação com laboratórios na busca de melhores preços. Ou a negociação com clientes, que querem mais opções. Ou ainda a negociação com a equipe, que quer valorização e sempre melhores condições e ferramentas de trabalho.

Ou seja: desenvolver suas habilidades de negociar e intermediar conflitos é fator determinante para o sucesso. Uma dica sempre válida é ter em mente o que o outro quer, e buscar chegar a um consenso benéfico para as duas partes.

Outro conselho é sempre ceder desde que haja uma contrapartida. Assim ambas as partes caminham para o equilíbrio na negociação e ninguém acaba com a sensação de “derrota”.

Aqui a dica é: invista em cursos e workshops sobre negociação

5. Postura Motivadora
Nenhuma empresa alcança o sucesso graças a um único indivíduo. É necessário um time competente e extremamente motivado para alcançar resultados superiores. É preciso algum senso de propósito.

Você e seus colegas saem de casa pela manhã para trabalhar por diversos motivos. Alguns amam o que fazem, outros precisam de dinheiro para sustentar suas famílias, outros estão apenas de passagem. É função do farmacêutico ser um agente de motivação de seus companheiros de trabalho.

Conhecer a equipe faz a diferença para ajustar suas conversas com cada membro, visando extrair a máxima performance de cada um. Conhecer seus sonhos vai te ajudar a fazê-los participar e acreditar no sonho comum de todo o time – que pode ser fazer a farmácia crescer, vender mais, etc.

Aqui a dica é: exercite sua capacidade de motivar seus colegas – diariamente.


 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
18/04/2018
12 maneiras para reduzir custos na sua farmácia ou drogaria
Leia Mais
Image
05/04/2018
Ministério da Saúde diminui repasse em 22 produtos do Farmácia Popular
Leia Mais
Image
26/03/2018
10 fatores fundamentais para o treinamento da equipe de balcão na sua Drogaria
Leia Mais