Sua empresa está preparada para mudanças?

27/01/2021
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Quando pensamos na palavra mudança, automaticamente vem à mente caos, bagunça e muito trabalho.
De fato, a mudança tem tudo isso, mas também traz renovação , um novo olhar e maior experiência.
As mudanças são fundamentais em nossas vidas. Seja a mudança de uma casa, de uma profissão, de um endereço e estratégias de negócios. 
Muitos têm medo da mudança, afinal, mudanças mexem na zona de conforto no tão popular “ sempre foi assim”, da mesma maneira que mudanças mexem com nossa coragem e o medo de errar. 

Mudança no comportamento de consumo:

Quem não notou a grande mudança no comportamento do consumo durante a quarentena. As pessoas estavam acostumadas em ter uma rotina fora de casa, ida ao mercado, na farmácia, em restaurantes, escolas, e trabalho. De repente, essa rotina externa foi adaptada rapidamente para dentro de casa. 
Nos adequamos aos poucos em comer em casa, trabalhar de casa, receber compras em casa e fazer nosso lazer em casa.
Passamos a consumir, pensar, trabalhar e nos vestir de outro modo. Um grande exemplo aqui é o moletom, que até então era roupa básica para usar de vez em quando e se tornou uma das peças mais amadas pelos consumidores, por conta de sua praticidade e conforto. 
Assim como boom do e-commerce e vendas online. Em uma entrevista dada pelo CEO da Amaro, maior loja online de confecção, relata que ao entrar no Brasil em 2012,foi extremamente desencorajado porque o entendimento dos demais era que o Brasil não tinha potencial em e-commerce e vejamos agora o quão importante é o e-commerce para um negócio.
Aqui estão alguns pequenos relatos, de como as mudanças podem demorar para ocorrer, como podem nos surpreender pela sua rapidez.
O novo consumidor está inserido todos os dias com diversas informações. Sabem o que estão consumindo, se estão sendo beneficiados ou não adquirindo tal produto, estão preocupados com saúde e bem estar, assim como os impactos que podem gerar para nosso mundo. 
Como empresa, precisamos estar muito atentos a esses movimentos de mercado e consumo. Fazer por fazer não é mais atrativo, qualidade e bom atendimento são essenciais para um relacionamento duradouro com seu cliente, e além disso a transparência. Muitos clientes podem não comprar o produto em tal momento, mas quando são tratados com transparência retornam à sua loja, porque sabem que ali existe verdade. 
Os negócios são dinâmicos, e por isso, é importante se atualizar para não ficar de fora.

Mudanças de Estratégias:

Muitas empresas planejam suas estratégias para o ano, mas não temos como prever o que de fato irá acontecer. 
Por isso, é muito importante estar abertos a mudanças. Não é porque uma estratégia foi desenhada para um ano todo que ela não possa ser ajustada no meio do caminho. 
Em muitos casos, nossa visão está miope, e não vemos o que está acontecendo até um concorrente sair na frente. Ou pensamos que só há um jeito para fazer as coisas, quando existem infinitas possibilidades.
As estratégias são um norte para a empresa, e não uma âncora que a impede de prosseguir. 

Mudança no atendimento:

Mudanças são essenciais em diversos aspectos da empresa, inclusive no atendimento.
As formas de abordagens ao cliente, são muito mais pessoais e personalizadas. O cliente quer ter certeza que o atendente sabe do que está falando, que passe confiança, inclusive os clientes gostam quando existem exemplos reais de quando estão adquirindo um produto- “ olha este eu não te indico, por motivo XX, mas em compensação te sugiro este que vai te ajudar em YY”. Dá para perceber que a ideia não é vender apenas naquele momento e bater a meta, é mostrar que em sua loja ele tem um amigo.
Da mesma forma quando a comunicação for online, torne-a pessoal, dê a mesma atenção que se o cliente estivesse em sua frente. Faça perguntas estratégicas para entregar mais que um produto, uma solução. 

Mudança de Gestão:

Uma mudança muito importante para os resultados da empresa. 
No decorrer dos dias, nos acostumamos com um modelo de gestão, o que acaba levando a equipe para uma zona de conforto.
Muitas empresas fazem rodízios de gestores em determinados períodos de tempo, justamente para ter sempre um olhar de fora, encorajando e trazendo pontos importantes de melhoria. 

 

Não existe certo ou errado, não existe uma única fórmula e também não existe acertar sempre. Existe tentativa e erro, e muitas oportunidades de aprendizados quando realizamos mudanças. 

 

Cases:

Existem muitas histórias de sucesso embutidas num fracasso.
O inventor Thomas Edison fracassou ao patentear sua máquina de Ticker tape ( cotação de ações), de modo que teve continuar inventando até chegar a aperfeiçoar a lâmpada incandescente.

O inventor britânico James Dyson produziu mais de 5 mil protótipos antes de chegar a um aspirador de pó sem saco. 

O industrial norte- americano, J.D Rockfeller, o primeiro bilionário do mundo, queria transformar todo desastre em oportunidade. Quando o mundo mudou para a lâmpada elétrica e abandonou o querosene, o negócio foi ameaçado. Mas ele rapidamente viu o potencial do carro a motor de Ford e percebeu que o petróleo poderia ser convertido em gasolina, além de querosene. 

Em meados de 1980, a Coca- Cola Company, decidiu substituir sua fórmula original por um produto com adoçante: a New Coke. Nos EUA, isso acabou em protestos dos consumidores. 
A empresa aprendeu que os consumidores norte-americanos, tinham um sentimento de posse quanto à Coca-Cola e não gostaram nenhum pouco da mudança da fórmula. O CEO rapidamente reintroduziu a fórmula original com o nome Coke Classic. Ao responder rapidamente, ele agarrou a oportunidade de uma boa publicidade e suas vendas decolaram. 

 


 

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