O que aprendemos em 2020!

30/12/2020
Image

Todos os dias, todos os anos, e em vários períodos de nossa vida, em algum momento paramos para refletir.
A reflexão, não é um momento de tortura ou cobrança,  mas sim um tempo dedicado para analisar.
Analisar o seu interior, as suas ações, suas metas e objetivos. Verificar o que foi feito, o que não foi feito, o que foi bom e o que pode ser melhor. 
Da mesma forma que analisamos nossa vida, devemos analisar nossa empresa, já que ela é um organismo vivo. E esse organismo contempla vários membros importantes, como: pessoas, equipe, consumidores, finanças.
Hoje, decidimos fazer uma reflexão sobre o que 2020 nos ensinou.

Aprendizados 2020:

O caminho pode ter algumas curvas:

Quando traçamos os planos e objetivos de um novo ano, inserimos nele expectativas, passos e metas. 
Pensamos que depois do um, deve vir o dois, mas nem sempre é assim.
2020 nos mostrou que a vida nem sempre sai como planejado, quem iria prever uma pandemia global, que alteraria todo o percurso previsto.
Quantos negócios precisaram mudar suas estratégias e planos para se manter ativo neste ano. 
Quantos planejamentos estratégicos precisaram ser revistos durante este ano.
Quantas possibilidades novas foram apresentadas, principalmente no comportamento do consumo.
O que aprendemos é que o caminho não é estático. Terão alguns buracos, curvas, mas tudo para conseguir se manter no trajeto. 

 

Não tenha medo da tecnologia:

Se há dois anos atrás, ou até mesmo um ano atrás, alguém falasse para investir no online, em ferramentas de venda através da internet, em publicar nas redes sociais, em jornada de trabalho remota, será que daríamos o devido aval?
Para muitos esse ano usar a internet como venda foi uma forma de sobrevivência nos negócios. Com a impossibilidade de estar presente no varejo físico como estávamos acostumados, muitos precisaram ampliar seus canais de venda, atendendo o seu público e até mesmo buscando novos.
A internet não veio substituir o varejo físico, veio para somar. 
Não tenha medo da tecnologia, use ela a seu favor, a favor de sua empresa. Faça dela uma ferramenta de diferencial.

 

Pessoas são preciosas:

Já diz aquela frase: “ nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. 
Esse ano nos mostrou a importância das pessoas, afinal pessoas se conectam com pessoas.
Muitos exemplos de solidariedade e compaixão foram demonstrados. 
Nas empresas as pessoas devem ser nossos diferenciais. Às vezes os clientes entram desanimados, e um bom atendimento, palavras de esperança são o suficiente para mudar o dia desse cliente. 
Estimule as pessoas que trabalham com você, a serem a melhor versão delas. 

 

A importância da Saúde:

Outro importante aprendizado é o quão preciosa é nossa saúde.
E este ano nos mostrou que não apenas a saúde física, mas a saúde emocional precisam ser cuidadas. 
Quantos desvios na alimentação por conta de ansiedade? E aí percebemos que nosso corpo é único e conectado. 

E já que falamos de saúde, nosso ramo farmacêutico também precisou mostrar que na farmácia não se vende apenas remédio, se vende saúde e bem estar. E lá que as pessoas vão quando querem melhorar a sua saúde.
 

Tenha Caixa:

Existe outra saúde importante em um empreendimento, a saúde financeira. 
Como falamos anteriormente não temos como prever o futuro, e este nos mostrou que o caixa é rei. 
Muitos empreendimentos estavam fechados, mas mesmo assim mantendo salários, ou seja, pouca entrada, mesma saída.  
É aí que vemos a importância de ter caixa na empresa. 
Poder se manter em meio a instabilidade. 

 

Não existe estabilidade: 

Esta é uma frase muito dita por um grande empreendedor, Flávio Augusto.
E vivemos isso na prática esse ano.
Podemos fazer planos e projetos, mas não temos a garantia da forma que eles irão ocorrer.
Se não existe a estabilidade, seja flexível para se ajustar.

 

Veja o lado bom:

Quando alguém pede me fala suas qualidades, não parece que elas somem? Mas quando falam,  quais seus defeitos, já vem vários?
Nós seres humanos temos uma tendência a negativar as coisas, e muitas vezes de forma automática.
E analisando 2020, você ouviu mais pessoas reclamar ou agradecer? 
Muitos usam a reclamação como desculpa para não prosperar. Não seja uma dessas pessoas.
Mesmo que as coisas não saiam como planejado, tente reter o que houve de bom, e se não achar algo bom, encontre aprendizados. 

 

Agradecemos a todos pelo companheirismo e confiança neste.

Que possamos entrar 2021 mais fortes, e mesmo que haja pedras no caminho, ficarmos firmes ao nosso alvo.

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
15/09/2021
Está com a revisão em dia? Dicas para saúde do seu negócio!
Leia Mais
Image
01/09/2021
Setembro amarelo: Precisamos conversar!
Leia Mais