Natal em sua farmácia

01/12/2020
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Chegamos ao último mês do ano, e que ano por sinal.
Nesse período além de pensarmos em como passou rápido, como foi um ano atípico, como voltamos os nossos olhares ao essencial, também paramos para analisar o que fizemos de bom, o queremos fazer melhor e o que desejamos para o próximo ano. 
E essa análise é natural tanto na nossa vida pessoal, quanto empresarial.
Mas o que o último mês do ano nos guarda? Sim, a temporada mais linda da Netflix e que pode ser a da nossa loja… O Natal!

O Natal é uma data que já está presente no calendário promocional dos varejistas, assim como dia das mães e dos pais, por exemplo.
E no varejo farma não poderia ser diferente, trazer essa data para dentro da loja e explorar ela como um diferencial.

Mas antes de pensarmos em como explorar a data, precisamos fazer uma análise da importância dela este ano. 
 

Natal em meio a pandemia 2020:

Não podemos esquecer que esse ano, assim como a grande maioria das outras datas comemorativas de 2020 será diferente.
As grandes comemorações nos centros das cidades, as festas infantis nos ginásios, o encontro público com o Papai Noel não irão acontecer, e isso como consequências nos faz refletir sobre o que de fato é importante.
Nos momentos de crises, paramos e pensamos o que é essencial, e que faz a diferença em nossa vida. Já parou para pensar em quantas famílias não poderão se reunir? Quantos filhos que estão em outro país e que não verão suas famílias? Quantas viagens canceladas? Quantos abraços serão apenas virtual?
É quando paramos para olhar essas questões que vemos como a vida não é uma linha reta e contínua, mas viva e em constante movimento. 
E é com base nesse sentimento de viver a vida ao máximo, que vamos pensar em como explorar o Natal na farmácia. Vamos trazer a esperança, em um lugar onde muitos buscam apenas um remédio momentâneo. 

Natal no varejo farma: 

> Venda sentimentos e não apenas produto:

As pessoas precisam saber que atrás da placa e dos produtos em sua loja, existem pessoas. Pessoas que possuem sentimentos e emoções, e que pensam em seus clientes de modo especial.
Por isso, não venda combos de produtos, venda sentimentos.
Mas como isso seria na prática?
Vamos separar alguns sentimentos que buscamos quando queremos encerrar um ciclo e começar um novo.
Algumas palavras que em mente: 

Com base nesses sentimentos, vamos pensar em possibilidades que temos em nosso mix de produtos.

Vamos começar com o Combo da Paz: 

Quando pedimos, queremos ter aquele sentimento do barulho do mar, vento no rosto, mente vazia de preocupação, sonos profundos e relaxados. Como trazer isso para a vida real? O combo paz será composto por um esfoliante facial de relaxamento, uma máscara facial calmante, composto de chás que relaxam como erva doce, cidreira, uma sleep mask, hidratante para vias respiratórias,creme corporal de algodão; e porque não incluir também uma dica de playlist relaxante ;)

Combo da Saúde:

Quando vamos à farmácia estamos em busca de mais saúde, em manter nosso check up em dia, e nossa energia ativa diariamente.
Podemos compor esse combo com vitaminas, cremes para pele, protetor solar, remédios para gripe, florais, remédios para imunidade, por exemplo.
E além disso, incluir dicas práticas e fáceis para se exercitar diariamente ;)

Combo Gratidão:

Gratidão é uma palavra profunda, que nos fazem pensar pelo que de fato somos gratos.
Às vezes a gratidão vem de uma forma simples, por pequenas ações ou aquisições, e muitas vezes também vem quando ajudamos quem precisa.
No combo gratidão, porque não pensar em kits onde o cliente compra e doa para famílias que precisam, instituições de caridades? Como por exemplo ter um kit bebê com fraldas, leite, pomadas para doar. Ou um Kit família, com sabonetes, shampoo, desodorante.
A ideia do combo gratidão é fazer com que a outra pessoa também desfrute do sentimento de gratidão por estar recebendo algo. 
A ideia aqui, é mostrar que por trás de cada produto, que usamos no dia a dia sem nem perceber às vezes a importância deles, é ver que para tudo há um sentido.

> Presenteie com amor:

Outro momento muito importante que vem com o Natal, são as trocas de presente que realizamos com nossos amigos e família, e também o clássico amigo secreto.
Sua farmácia está preparada para esse momento? Para ser um local de busca de presentes de fim de ano?
Os kits de cheirinho para casa, os kits de cremes, kits femininos, masculinos, infantis. 
Tenha essas possibilidades em sua farmácia, além de cartões e pacotes de presentes com sua marca, para que você esteja presente nesses momentos especiais. 

Ativações especiais:

Aproveite esse momento e crie vínculos com seus clientes.
Algumas ideias simples fazem toda diferença!

- Pensa nas dicas de playlist;
- Tenha disponíveis pacotes de presentes;
- Tenha cartões para que as pessoas escrevam seus recados para os amigos;
- Pense em Cards online, tenha um QRCode com um design que possa ser baixado e enviado para aquele amigo que está distante;
- Ou até mesmo envie no Whatsapp do cliente a arte que escolher ( tenha opções);
- Não esqueça de deixar sua marca presente;
- Tenha um espaço na sua loja para seus clientes tirarem frases de fim de ano, como um biscoito da sorte;
- Pense em um local, onde as pessoas escrevam seus desejos para o ano novo que virá! Pense que pode ser uma linda árvore de Natal.

Use sua criatividade e deixe o espírito de Natal fluir!

 

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