Realizando Planejamento Estratégico

25/11/2020
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Mais um ano está se findando, e 2020 sem sombra de dúvidas foi um ano atípico.
Assim como todos os anos, temos muito o que recordar e com essas recordações analisar o que fizemos de bom, o que poderia ter sido melhor e o que queremos para o próximo ano.
E tanto em nossa vida pessoal, quanto na vida da empresa, essa análise é essencial, porque gera os primeiros insights do que a empresa precisa para o próximo ano. Suas metas, objetivos e o caminho que deseja trilhar. 
Para isso, separamos algumas ferramentas para ajudar a criar esses objetivos, que passam a ser o planejamento estratégico da empresa. 

>Planejamento estratégico precisa do seu tempo:<

Realizar o planejamento estratégico para o próximo ano, para os próximos 3 e 5 anos requer tempo. 
Essa atividade não deve ser feita apenas por fazer, ela precisa de concentração, análise, calma e pés no chão.
DICA: Normalmente o planejamento estratégico é feito no final do ano, entretanto, se esse for o período de mais movimento em sua loja, esse não é o momento ideal para você fazer. Busque um período que seja mais tranquilo, mas que você tenha dados e informações concretas para iniciar seu planejamento.

>Crescimento:<

Muitas empresas vêm buscando crescimento e expansão de suas lojas. 
Se este é seu caso, fazer o planejamento estratégico é o início de qualquer movimentação. Reúna seu time de gestores e líderes para que todas as pontas da empresa sejam consideradas nesse momento.
DICA: Busque ter relatórios gerenciais, como venda, estoque, finanças, assim as informações estarão disponíveis para a discussão. 

>Perguntas:< 

Perguntas são fundamentais para o processo de construção do P.E.
O grupo deve estar aberto para recebê-las e discutir sobre.
DICA: Tenha um moderador no grupo, para que discussões que não estejam acrescentando, não se prolonguem.

>Objetivo, meta e indicadores:<

Essas palavras podem soar similares, mas elas têm sentidos diferentes no P.E - Planejamento estratégico. 
OBJETIVO: São os anseios que sua empresa deseja, como por exemplo: aumentar o share de mercado, tornar sua marca mais relevante, reduzir seus custos operacionais.
META: São os valores que deseja que sejam atingidos no período, como por exemplo: aumento de 10% nas vendas, aumento de 2,5% em participação de mercado, redução de 7% nos custos.
MÉTRICAS:Métrica é a forma como objetivo será mensurado, como por exemplo: quantidade de vendas brutas, vendas líquidas, custos das mercadorias vendidas, custos na compra das mercadorias. 
DICA: Coloque todos os participantes na mesma página sobre esses conceitos, assim não haverá margem para interpretações diferentes sobre eles.

7 Passos para o Planejamento Estratégico:

1- Valores essenciais da empresa: 

Neste tópico precisa estar claro quais são os valores essenciais a sua empresa, ou seja, aqueles que a empresa não abre mão, que não é negociável. 

2- Propósito:

O próximo passo é entender o porquê sua empresa existe. Qual a razão/ motivo da empresa?
É como um propósito de vida, o que te motiva a viver, qual o propósito por trás de tudo o que se faz. 
O propósito é a chama do negócio, por isso, não tenha medo de sonhar grande e ser audacioso, é por conta dessa desafio que dará sequência aos próximos passos do planejamento estratégico.

3-Objetivos:

Os objetivos são os anseios da empresa, o que ela deseja alcançar.
Faça os objetivos para 12 meses, 3 anos e 5 anos. 
Os objetivos de 12 meses, precisam de um plano de ação mais imediato, afinal ele acontecerá com maior brevidade.
Aqui resgate os objetivos do ano atual, veja quais deles foram atendidos, quais não foram e o motivo. Traga informações do seu fluxo financeiro, de pessoal, de produto, de novos produtos desenvolvidos para a análise.

Um exemplo de objetivo- Tornar o atendimento mais qualificado:

>Em 12 meses buscar pessoas com qualificação no mercado para atender a lacuna interna.
>Em 3 anos, a própria equipe interna treinar e formar pessoal qualificado de acordo com as diretrizes da empresa.
>Em 5 anos, ser referência em atendimento padronizado e qualificado. 

4- Metas:

Vamos recordar que meta é o que desejamos realizar em valores.
A ideia é sonhar grande, mas precisamos ter os pés no chão para não viver apenas no futuro, pois, ações são necessárias agora. Por isso, faça metas de 12 meses, 3 anos e 5 anos.
Aqui cada empresa define suas metas, mas vamos citar alguns exemplos:

>Crescer 2,5% em faturamento em 12 meses: Quais as ações necessárias para que isso aconteça? Qual seu principal produto? Quanto de margem seu melhor produto te dá? Quais seus custos? Quais os gargalos no processo?
>Abrir 3 lojas novas em 3 anos: Qual o papel estratégico dessas lojas? Preço? Localização? Força de marca? Qual o faturamento esperado dessas 3 lojas?
>Em 5 anos criar uma franquia das lojas: Qual sua força de marca? Para que franqueados é destinado? Qual o papel da franquia para empresa? Qual o percentual de royalties deseja ganhar? Qual a participação no faturamento terão as franquias? Qual o modelo de negócio será implantado? 

O papel aceita tudo, entretanto as metas precisam ser reais, precisam ser viáveis, para que os esforços de todos não seja em vão, tornando-se não um desafio, mais uma frustração.
Vale ressaltar que de acordo com o andamento do planejamento estratégico, suas metas podem ser revisitadas para que se tornem o mais reais possíveis. 

5- Plano de Ação:

Para cada objetivo e meta, precisa ser alinhado um plano de ação.
Sem o plano de ação as metas e os objetivos vão ficar perdidos, sem um responsável e no fim provavelmente não sairá do papel. 
Abaixo um exemplo de plano de ação, com todos os pontos importantes preenchidos.

 

6- Perguntas essenciais:

Se no decorrer do processo, parecer que está faltando algo, revise os tópicos e faça perguntas para ver se nada ficou esquecido. 

- Como estamos atualmente?
- Quais nossas expectativas?
- Quais aprendizados?
- Temos equipe para isso?
- Temos verba disponível para essa ação?
- Vamos precisar contratar mais gente?
- Como estamos perante nosso concorrente neste quesito?

 

O segredo da evolução é perguntar, através dessa ação é possível refletir e analisar com mais amplitude o assunto. 

7- Compartilhe com sua equipe:

Sem todas as pessoas engajadas e a par dos movimentos que a empresa está fazendo não tem como prosperar.
Repasse para sua equipe quais são as metas e objetivos da empresa, quais serão as ações e medidas que serão tomadas e os recompense por seus esforços. 

 

“ Produtividade, vem das equipes desafiadas, empoderadas e recompensadas” 

                        Jack Welch

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