3 dicas (matadoras) para sua Farmácia vender mais em 2018

21/12/2017
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Equipe treinada e motivada, com conhecimento dos produtos e grande mix são alguns dos fatores importantes para o sucesso nas vendas de sua farmácia.
Um bom gestor precisa estar sempre aprimorando o seu negócio, além de ter pessoal qualificado e que conheça os produtos que está vendendo.

Selecionamos três dicas para você aplicar em 2018 e vender mais:

Dica 1 – Conheça seu Mix de produtos
Conhecer o consumidor e o mercado é muito importante para apresentar um mix adequado para o consumidor. Sem bons produtos, que consigam atender as necessidades dos seus clientes (e dos clientes em potencial) da farmácia, é impossível alcançar boas vendas.

O gestor deve perceber quais são as linhas de produto mais procuradas na loja (com base na cidade onde está localizada a farmácia, o clima, etc.). No verão, por exemplo, é preciso que as farmácias se abasteçam de itens como protetores solares, pós-sol e cremes hidratantes, pois estes são produtos que os consumidores procuram nesta época do ano. Conhecer a fundo seu cliente e suas necessidades é algo crucial para ampliar os resultados em vendas.

Dica 2 – Profissionais capacitados tecnicamente e emocionalmente
Muitas farmácias têm produtos parecidos com seus concorrentes, (ou muitas vezes iguais). Neste cenário, um grande diferencial que fará o cliente voltar para a sua loja e comprar novamente é o atendimento.

Pois um cliente bem atendido  não apenas volta a comprar, mas indica a sua empresa!
E quando falamos de bom atendimento, não estamos citando só o mais básico: ser cordial, simpático e tratar o cliente de forma educada.

Estamos falando de possuir profissionais com conhecimento técnico sobre o produto, para que possa entender a real necessidade dos clientes, e ofertar produtos adicionais ou complementares.

Dica 3 – Possua metas claras (e alcançáveis)
Qualquer equipe precisa de metas claras e objetivas. É a bandeira no alto da montanha. É o motivo pelo qual as pessoas trabalham todos os dias.
Porém, apenas querer crescer não é suficiente. Você precisa definir o quanto e em quanto tempo. Isso ajuda todos que trabalham na farmácia e também o gerente a se desafiar para superar as metas, deixando a equipe motivada e empenhada para cumprir os desafios.

Oferecer aos vendedores comissão por venda é também um grande incentivo para o desafio pessoal de cada um - e uma motivação a mais para a equipe.

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