BLACK FRIDAY! Como potencializar essa data em sua farmácia

28/10/2020
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Em um ano totalmente atípico e quase acabando muitos podem pensar que não tem mais data para investir em 2020. Mas será que isso é verdade?
Quando pensamos em um calendário promocional para o ano, devemos prever todas as oportunidades de atração dos nossos clientes, tanto em datas já esperadas quanto em datas exclusivas.

E 2020 ainda não acabou e ainda tem muitas oportunidades, e uma delas já está chegando, a Black Friday

O que é Black Friday?

Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma antecipação de compra ao Natal, onde o varejo é o movimentado através de preços atrativos aos seus consumidores.
No Brasil a data começou a ser pensada a partir de 2010, com um início mais calmo e focado no e-commerce como uma forma de deixá-lo mais atrativo.
A data deste então vem crescendo e tomando proporções maiores tanto nas lojas onlines quanto nas lojas físicas. O ano de 2019 dentre todos foi o melhor ano para data com um crescimento de 23%.
Este ano a Black Friday será no dia 27 de Novembro, mas muitos varejistas exploram todo o mês de Novembro para promocionar. 
Mas antes de entrarmos nas dicas de como potencializar essa data em sua farmácia, vamos entender um pouco mais do crescimento do e-commerce. 

Crescimento do E-commerce:

O E-commerce vem crescendo ano após ano, mas em 2020 houve um fato que fez com ele se tornasse muito importante, a COVID-19. 
Com a impossibilidade de realizar compras no varejo físico, os consumidores migraram grande parte de suas comprar para o online. Tornando esse hábito de comprar online, ainda mais normal.
Por conta desse movimento, tem-se uma expectativa de que 2020 seja ainda melhor que 2019 na Black Friday, onde muitos consumidores irão aproveitar para antecipar a compra de Natal, otimizando lojas que darão melhores condições, frete grátis e retirada dos produtos na loja física. 
Dentre os maiores itens de desejo de  compra para a data,  estão as categorias:

>Eletrodomésticos e eletroportáteis (52,74%)
>Eletrônicos e Informática (41,05%)
>Perfumes e Cosméticos (32,36%)
>Smartphone (28,64%)
?>Móveis e decoração (28,12%)
>Acessórios e Calçados (25,33%)
>Roupas (24,30%)
>Livros (13,85%)
>Alimentos e bebidas (11,27%)
>Viagem (10,54%)
>Jogos e Consoles (9,30%)
>Relógio e Jóias (8,79%)
>Artigos esportivos (8,47%) 
>Assinatura de serviços (2,89%) 
>Outros (1,96%

Entre o local de compra 58% dos consumidores irão fazer suas compras online, 11% em lojas físicas e 30,92% pretendem mesclar entre o físico e o online. Um grande momento para estar presente no online. 

Clique aqui e veja como explorar o online.

Aqui podemos destacar a categoria de Perfumes e Cosméticos, estando na terceira posição. Um grande potencial para o varejo farma, podendo ampliar o mix e aproveitar ainda mais essa data. 

Como oportunizar a data?

Infelizmente muitos varejistas interpretaram a data de forma errada, aumentando muito o preço dos produtos antes da data e promocionando no valor normal para a Black Friday. Pode até ter funcionado por um momento, mas com acesso à informação o consumidor percebeu a falta de transparência gerando até mesmo novos nomes para a data, como “ Black Fraude” “ Tudo pela metade do dobro”. 
Para começar se você quer participar dessa data não faça isso, pois sua marca caíra em descrédito. Faça com que a data seja de fato um atrativo para seus clientes e a oportunidade de fidelizá-los conhecendo seus produtos e serviços. 
Abaixo separamos algumas dicas de como potencializar a data para em sua farmácia, afinal, todo o varejo se prepara para essa data e você não pode perder essa oportunidade. 

1- Fortaleça sua marca:

Aproveite a data promocional para fortalecer sua marca.
Querendo ou não a Black Friday estará em evidência no período, mostre que sua loja está antenada no movimento de mercado, com produtos e promoções atrativas.

Aproveite o momento e crie vínculos com seus clientes, salvando os dados deles para que pós Black Friday ele ainda fique a par do que você está ofertando. 
 

2- Além de um dia:

Porque fazer apenas um dia de promoção e movimentação em sua loja, se tem a oportunidade de usar todo o mês.
Aproveite e faça o Black November, pense em promocionar categorias por semana. Por exemplo:
Semana 1: Semana da Mulher
Semana 2: Semana Kids
Semana 3: Semana do Homem
Semana 4: Para toda família 

Utilize esse momento para faturar mais, atrair seu público e um público novo. 

3- Divulgue:

Para que todos saibam sobre suas ofertas do mês ou do dia, você deve divulgar.
Utilize suas redes sociais para divulgar, seu e-commerce e poste todos os dias as promoções da semana, ou até mesmo faça horários com promoções relâmpagos tanto na loja quanto no site. Por exemplo: Oferta exclusiva das 15:00 às 16:00, desodorante aerosol de R$ 15,99 por R$ 9,99. 
Aproveite as vitrines das lojas para ambientar com a data.
Também utilize suas gôndolas e coloque tags com a sinalização de preço original e o preço com desconto, mostrando que vale a pena. 

4- Seja transparente e atraente:

Promocione de verdade, com preços reais e rentáveis tanto para o cliente quanto para sua loja.
Dê condições especiais de pagamentos, possibilidade de frete grátis se for online ou tele entrega grátis, pense em cupons de descontos, cupons de desconto adicional até tal data, também  kits promocionais, aumento o mix. 
Além disso, ofereça um bom atendimento em suas lojas, bem como agilidade de respostas no online aos seus clientes.

5- Selecione com inteligência os produtos:

Tanto no online quanto no físico seja inteligente na seleção de produtos. Como assim? Na amplitude do seu mix de produto, selecione por categoria e qual a função estratégica aquele produto tem.Por exemplo: 

Produtos baratos- A estratégia será preço para combater o concorrente. 
Produtos Específicos: A estratégia será atrair o consumidor específico que utilizam.
Produtos de atração: A estratégia será promocionar esses produtos para atrair um novo público.
Produtos com alto giro: A estratégia será fortalecer ainda mais a categoria.
Produtos com baixo giro: A estratégia e baixar o estoque e levar eles para pontos de destaque na loja. 

Cada loja conhece sua realidade, seus preços e o perfil do consumidor, mas pense em promocionar de forma estratégica.
Alguns produtos darão maior retorno financeiro, outros não darão tanto retorno mas irão atrair um novo público ou ainda fortalecer sua marca. 

6. Utilize ferramentas de gestão: 

Utilize seu sistema de gestão para fazer a análise de todos os produtos que irá promocionar. 
Veja qual será a margem de lucro para cada um, quais estão parados no estoque, quais darão maior retorno, qual o desconto não pode ser tão grande ou os que você pode dar maiores descontos. 
Use seu sistema e faça gestão, porque essa data precisa ser rentável ao seu negócio de acordo com a estratégia adotada. 

 

Não perca oportunidades, aproveite-as e se destaque! 

 

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