Outubro Rosa + Sua Farmácia

07/10/2020
Image

Estamos em Outubro! Primeiro pensamento é “ Nossa, já está acabando o ano”. 
Verdade estamos na reta final de mais um ano, um ano totalmente atípico, que trouxe muitos aprendizados, e um deles é que nossa vida é preciosa.
E por falar em vida preciosa, o mês de Outubro traz uma grande causa, Outubro Rosa, o mês de conscientização ao câncer de mama.
No post de hoje vamos falar sobre o que é a causa e como sua farmácia pode estar se aproximando de seus clientes nessa causa. 

A Causa:

Outubro Rosa é um movimento internacional, iniciado no começo da década de 1990.
A grande causa por trás desse movimento é a conscientização sobre o câncer de mana, proporcionando maiores informações e acesso ao serviço de diagnóstico. 
O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, são em torno de 25% de casos novos todos os anos. 
Esse ano a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), utilizou como chamada ao movimento “ Quanto antes melhor”. 
Quantos antes iniciar os diagnósticos, um estilo de vida saudável, praticar exercícios, uma boa alimentação você está evitando doenças, entre elas o câncer de mama.
Além disso reforçar que os cuidados com a saúde feminina são importantes e precisam de atenção.  

Infelizmente para muitos estabelecimentos a data passa em branco. 
Mas quando falamos em farmácia, não é apenas um local onde o consumidor vê como estabelecimento comercial, ele pensa em saúde.
É na farmácia que se vai quando precisa investir em saúde, e você já parou para pensar em como atrelar o Outubro Rosa a seu favor? Como você pode estar sendo uma fonte de informações confiáveis? Como você pode abordar essa causa pra dentro de sua loja?

Compartilhe informações confiáveis: 

Tenha disponível em sua loja, em seu e-commerce, em suas redes sociais informações confiáveis ao seu público. Como por exemplo, o que é a causa, quais os sintomas, prevenção e porque ela é tão importante. 

Possíveis Sintomas:

- alterações no tamanho ou forma da mama;
- nódulo único e endurecido;
- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
- nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
- sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
- sensação de nódulo aumentado na axila;
- espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
- secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
- assimetria entre as duas mamas;
- presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
- coceira frequente na mama ou no mamilo;
- formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
- inversão do mamilo;
- inchaço do braço;
- dor na mama ou no mamilo.

Prevenção:

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.
Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor. Fonte: INCA

Ativações com os clientes: 

- No ponto físico da loja tenha um folder com todas as orientações e coloque junto como brinde um laço rosa para colocar na roupa, aumentando a influência do movimento. 

- Pense em uma palestra com um médico parceiro, dando orientações, uma psicóloga falando sobre os fatores emocionais da doença, uma nutricionista dando dicas para uma alimentação saudável,  e até mesmo uma mulher que tenha passado pelo processo e que possa compartilhar sua experiência. 

- Se a palestra não pode ser física por conta da COVID, faça uma live, grave e disponha nas redes sociais e também mande pelo WhatsApp. 

- Tenha um dia na sua loja para medição corporal e de gordura juntamente com uma nutricionista.

- Disponha de dicas de exercícios que possa ser feito em casa, assim como dicas para uma alimentação saudável. 

- Foque na importância da saúde!

 

Tenha produtos disponíveis:

Uma das prevenções ao câncer de mama é a alimentação, rotina saudável e prática de exercícios. 
Traga para o expositor da sua loja produtos relacionados à esses hábitos, como vitaminas, chás, barras de proteínas, produtos para exercício em casa, bem como disponha de folders informativos. 

 

Pense nessa causa como mais uma data comemorativa, como uma aproximação de seu cliente e sua loja como fonte de saúde e bem estar.  

 

 

 

 

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
14/10/2020
Análise da Concorrência e Diferenciação - Parte I
Leia Mais
Image
30/09/2020
Invista em Perfumaria em sua farmácia
Leia Mais