Invista em Perfumaria em sua farmácia

30/09/2020
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Há mais de 15 anos, as farmácias vem mudando seu conceito de saúde. Como assim?Elas passaram de apenas vendedoras de medicamentos para cuidados com a saúde em geral.
E como pensar em saúde, sem incluir toda a linha de HPC - Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.  Essa é uma categoria que vem crescendo ano após ano, tornando inclusive, algumas farmácias referência para compra de HPC.
No Blog de hoje vamos abordar como podemos otimizar ainda mais essa linha dentro da sua farmácia, tornando-a um espaço de destaque, com valor agregado e  aumento do mix de produto. 

 

Categoria de HPC:

A categoria de HPC- Higiene Pessoal,  Perfumaria e Cosméticos, é umas das áreas internas da farmácia que pode ser mais atrativa para o cliente.
Afinal, muitas vezes o cliente entra focado em adquirir apenas o seu medicamento, entretanto, ele se depara a um arsenal de opções que podem complementar sua saúde, sendo algumas das opções:

 

Linha de Higiene Pessoal: 

- Sabonetes, creme dental, escova de dente, fio dental, shampoo, condicionador, desodorante, absorvente, fralda, aparelho de barbear e etc;
 

Linha de Make, Hair e Nails:

- Água termal e micelar, algodões, tônico, base, blush, máscara de cílios, delineador, batom, sombras, pincéis, esmaltes, removedor de esmaltes, removedor de cutículas, lixas, pinça, tintura para cabelos, matizador, ampolas hidratantes e anti oleosidade,reparador de pontas, finalizadores, sprays, pentes e etc; 
 

Linha de Cosméticos Pele:    

- Creme para espinhas, creme antioleosidade, creme antissinais, protetor solar, protetor solar com base, protetor solar anti idade, creme hidratante facial,creme hidratante corporal, creme para mãos, creme para pés, esfoliantes, pós sol, máscaras faciais, e etc;
 

A grande vantagem de ter estes produtos adicionais, é que podem ser montados kits com um variado mix de produtos, por situações de uso, segmento, aumentando o valor agregado e o ticket médio. 

Aqui ainda trago como um grande potencial as farmácias de manipulação, onde elas conseguem ampliar o mix com manipulados como: 

- óleos essenciais para dores musculares,  óleos e cremes, anti inflamatórios, florais, cremes com colágeno, vitaminas faciais, ômegas, protetores solares, e etc. 
 

Kits, combos, promoções e assinatura:

Para tornar algo atrativo ele deve estar bem exposto e categorizado. Além disso com o mix adequado dentro da sua loja, é possível agregarmos valor ao consumidor através de algumas ações simples, porém muito efetivas.

Kits: 

Muitas compras adicionais acontecem, porque ao entrar em uma farmácia o consumidor está focado em um produto X, mas ao ver ele lembra que o produto Y também é importante e que ele precisa. 

Essa é uma das grandes vantagens de montar kits, você apresenta ao seu cliente uma solução completa, que muitas vezes ele nem estava esperando mas é surpreendido. 

Vamos usar aqui o exemplo de uma linha masculina, chamaremos de Men Care ( Cuidados Masculino) :

- O consumidor está em busca apenas de uma lâmina de barbear, entretanto ele encontra o Kit Men Care, onde além da lâmina de barbear ele irá encontrar um sabonete facial, loção de barbear e pós barba. 

Neste exemplo ele encontra um kit completo para fazer sua barba, de forma prática e toda composta para essa necessidade.

Clique aqui e veja um vídeo de como criar kit de produtos no HOSFarma

Combos:

Além dos kits, outra oportunidade são os combos.
Os combos despertam o sentimento de ganho no seu consumidor, porque ele entende que está pagando menos, e com isso ele tem um ganho maior. 
Vamos usar aqui o exemplo de produtos infantis, chamaremos de Combo meu bebê:

- Na compra de dois pacotes de fralda ganhe um pacote de lenço umedecido;
- Na compra de uma mamadeira, ganhe um  babador;
- Na compra de um shampoo Galinha Pintadinha, o condicionador tem 20% de desconto.
 

Promoções:

Promoções são excelentes atrativos para o consumidor. Além de poder promocionar nas datas comemorativas, ainda pode promocionar por categoria de produto. 

Aqui podemos citar alguns exemplos de promoções: 

- Compre 2 pague 1, na compra de dois produtos ganhe o terceiro, semana da mulher com 10% de desconto;
- Na compra online use cupom da semana para o desconto;
- Nas compras por tele entrega, acima de R$ 80,00 a tele é grátis.
 

Use sua criatividade, análise que itens e promoção vale a pena, pois nem toda promoção é rentável, também veja  que produtos estão parados e que devem ter um giro maior, ou até mesmo ver que comportamento está no auge e aproveitar para vender mais. 

Vamos usar aqui uma simulação de cuidado com a pele. Por conta do uso das máscaras muitas pessoas tem sentido sua pele danificada, e você pode atender essa necessidade, veja o exemplo abaixo: 

Chamaremos essa promoção de Pele limpa Renovada:

- Na compra de um protetor solar La Roche,  leve um hidratante Balme B5 com 10% de desconto;
-  Na compra de um tônico facial ganhe uma manteiga de cacau;
- Na compra da linha Neutrogena Acne Proofing, ganhe um cupom de desconto para a loja online.
- Na compra de uma Vitamina C facial, por mais R$ 16,90 leve uma Bepantol Derma.
- Além disso, veja quais promoções seus fornecedores e parceiros, podem patrocinar ou incluir sua loja.

 

Veja como funcionam as promoções no HOSFarma:

Gerenciador de Promoções  

Promoção Simplificada 

 

Assinaturas:

O modelo de assinatura vem crescendo cada vez mais.
Além das assinaturas de streaming, temos as assinaturas para pets, para pele, para produtos de academia e por que não pensar em assinatura para farmácias.
Além de uma recorrência mensal de pagamento, ainda entra a fidelização com o cliente. 
E aqui as assinaturas podem ser variadas e customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente, ou do seu público alvo. 

Não podíamos deixar a assinatura sem exemplo, então vamos pegar a linha de saúde íntima da mulher, chamaremos de Assinatura Love Me.

- Nessa assinatura vamos compor com: Anti concepcional, absorvente, remédio para cólica, fitas adesivas para cólicas, chá calmante, pomada anti inflamatória. 

E essas combinações podem variar nos meses trocando por algum produto adicional que faça sentido com a categoria, com o histórico de compra do seu cliente, com as promoções do mês, enfim, é mais uma forma de venda. 

 

Vantagens da venda de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos:

- Maior mix de produtos ofertados;
- Incremento de venda;
- Aumento do ticket médio;
- Criar uma referência na categoria.
 

Dicas Práticas:

  1. Invista em produtos de qualidade;
  2. Se sua farmácia também tem manipulação, não hesite em ofertar e expor os produtos;
  3. Mantenha os produtos sempre limpos e organizados;
  4. Crie uma linha visual dos seus produtos, separando do maior para o menor, por marca, por categoria e segmento.
  5. Invista em um profissional capacitado, em muitos casos o produto chamou a atenção mas o cliente deseja mais informações, como composição, contra indicações ou dicas adicionais, e esse é o momento de entregar o máximo de informações, fazer venda adicional e fidelizá-lo.
 

Torne sua farmácia uma solução completa para o seu cliente! 

 

 

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