Merchandising na farmácia

23/09/2020
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Ser atrativo, ter diferenciais e um ambiente agradável ao cliente é fundamental. 
Com a grande concorrência, aproveitar todos os pontos de contato e oportunidade para fidelizar seu cliente é essencial.
Um dos pontos de contato que mesmo com o avanço das vendas online, permanece importante é a loja física, ou seja o PDV.
Para que seu PDV seja atrativo, ele precisa de cuidado e atenção. Não basta apenas ter produtos, eles precisam mostrar-se organizados e atrativos. 
E um dos momentos de conquista de trazer cliente para sua loja é através da vitrine, do merchandising de sua loja. 
Você sabe como expor adequadamente em uma vitrine farmacêutica? 
Vem comigo no Blog de hoje que daremos algumas dicas! 

 

Vitrines Farmacêuticas:

Independente do tamanho de sua farmácia, explorar a vitrine é fundamental, tanto a vitrine externa quanto a vitrine interna.

Como sabemos nós seres humanos, somos visuais, ou seja atraídos pelo olhar. O produto bem exposto, organizado chama a atenção do cliente, isso porque no inconsciente dele a mensagem que está sendo passada é que as coisas são organizadas, pensadas e planejadas, uma excelente imagem por sinal.

Mas o contrário também é verdadeiro, algumas pessoas entendem que a vitrine deve estocar o máximo de produto para aproveitar o espaço. Sim, o espaço deve ser aproveitado da melhor maneira possível, mas de forma pensada, se não a mensagem que está sendo passada será de desorganização, pressa e desimportância com seu cliente. 

Uma vitrine pensada e harmônica, não só terá um efeito visual bonito mas consequentemente trará mais resultados e mais clientes para dentro da loja. 

Vitrine externa: 

O papel da vitrine externa, é ser seu showroom ao cliente. É através da atração da vitrine externa que seu cliente entrará na loja.

Por conta disso é importante pensar em toda a exposição, desde cores, categoria, o que irá ser sinalizado, suas promoções, datas comemorativas, produtos que você tem a oferecer e suas parcerias, como por exemplo farmácia popular. 

Vitrine interna:

A vitrine interna é o segundo passo, após o cliente ser atraído pelo exterior, é o momento de encantá-lo novamente.

O interior da loja além de contar com as paredes de exposição e estoque, também pode contar com as ilhas centrais. Elas são ótimas para exposições temporárias, como em caso de promoção ou datas comemorativas, além de fácil acesso ao cliente.

Falamos que somos visuais e olhar causa algumas decisões inconscientes, como no caso da escassez. Procure deixar alguns espaços entre um produto e outro, ou não completar totalmente uma prateleira que deseja que tenha saída, se estiver totalmente cheia, pode parecer que o produto é ruim, por isso não está saindo, mas espaços vazios não desorganizadas. 

Vitrine Promocional:

A vitrine promocional pode ser usada para datas comemorativas ou ações promocionais. 

As datas comemorativas são excelentes, pois, durante o ano você pode montar um calendário e organizar para não perder nenhuma data importante. 

Aproveitar uma vitrine promocional é mostrar o potencial que a farmácia tem, onde não apenas vendem medicamentos mas que ela atende as necessidades essenciais

Vamos pensar aqui por exemplo no dia da mulher: 

- Abordaremos uma linguagem visual mais delicada, com cores mais românticas;

- Pensaremos em itens que as mulheres usam;

- Montaremos um kit promocional;

- Oferecemos produtos complementares ao mix. 

Nossa vitrine poderia ser trabalhada com uma chamada atrativa, como “ Não há ninguém igual a você” 

Poderíamos nesse exemplo usar cores como nude, tons de rosa, ou até mesmo preto que traz uma elegância para a data.

Nos produtos expostos podemos pensar em maquiagens, produtos estéticos, itens capilares, necessaire, saúde íntima, medicamentos para cólicas ou até mesmo anti concepcionais. Só aqui temos uma gama de produtos enorme.

Agora podemos pensar em kits promocionais, vamos simular dois:

- Kit Make Up: Aqui podemos criar um kit com uma necessaire, paletas de cores para sombras e blushes, água micelar, tônico, base, almofada de algodão e batons.
- Kit Love Me: Esse kit teria o foco na saúde íntima da mulher, podendo conter um necessaire também, mas aqui uma necessaire sem transparência, para preservar a intimidade da sua cliente ao usá-la, também poderíamos contemplar um medicamento para cólica, adesivo para cólica, bolsa térmica, sabonete íntimo e absorventes. 

Só nessas duas simulações pudemos ver o quanto podemos expor dos produtos que temos em loja, e ampliar o mix de produto ofertado. 

E a vitrine promocional pode ser exposta tanto externa quanto internamente, o importante é expor e divulgar. 

Vitrine Institucional: 

O foco da vitrine institucional é explorar a sua marca.

Aqui as cores trabalhadas devem ser as mesmas ou com tonalidades próximas do visual da sua loja. Então por exemplo, se a loja trabalha com branco e lilás, são essas cores e a cartela delas que vamos explorar. 

Na vitrine Institucional, queremos mostrar todas as categorias e o que ofertamos. 

Aqui na vitrine institucional, é importante categorizamos, então o ideal seria expor em linhas, como perfumaria, manipulação, medicamentos. 

Além de categorizamos em linhas, podemos ainda segmentar perfumaria feminina, masculina, infantil. 

Vamos simular uma vitrine institucional: 

- Abordaremos uma linguagem visual institucional, baseada nas cores da farmácia;

- Pensaremos em itens que atendam toda família;

- Montaremos kits segmentados por feminino, masculino e infantil;

- Oferecemos produtos complementares ao mix. 

Nossa vitrine poderia ser trabalhada com uma chamada  como “ Pensado para você, pensado para sua família” 

Poderíamos nesse exemplo usar cores como branco que aumenta o espaço e deixa visualmente mais limpo, aqui podemos pensar em totens ou cubos onde o roxo é para o homem, lilás para a mulher, e um amarelinho suave para a linha infantil. 

Nos produtos expostos podemos categorizar: 

- Linha Masculina: Desodorante, barbeador, pós barba, sabonete, loções, colônias, shampoo, pomadas capilares.
- Linha Feminina: Sabonete corporal, íntimo e facial, ceras depilatórias, shampoo, condicionador, água micelar. 
- Linha Infantil: Fraldas, bicos, suporte para bico, mamadeiras, shampoo e condicionador, sabonetes, lenços umedecidos, babador, pomadas.
- Linha Família: Chás, vitaminas,suplementos, barras de cereais, álcool gel. 

Além disso, ainda temos a parte de medicamentos que pode ser explorada. 

Dicas Práticas: 

  1. Use a categorização a seu favor, além de orientar o cliente onde fica cada coisa, os itens podem ser melhor estocados e visualmente organizados;

  2. Pense em explorar as cores de sua marca, mas algumas cores podem passar a mensagem errada, então cuidado para não pesar demais ou usar cores que não combinam todas juntas;

  3. Segmente, a segmentação por feminino, masculino, infantil, itens de compra de impulso, itens básicos, itens que deseja que tenha melhor performance, tudo isso irá te ajudar na organização e também nas promoções;

  4. Não importa o tamanho da sua farmácia, sabemos que estoque é importante, pense sempre em unir visual com estoque, mas não sacrifique sua vitrine como estoque;

  5. Ajuste a vitrine com periodicidade, não adianta estar linda, mas sempre igual. Não precisa trocar mobiliário, mas ajuste as chamadas, os tons das cores - aqui adesivos são ótimos pela praticidade. 
  6. Valide sempre, o medicamento que está sendo exposto. Consulte a RDC publicadas pela anvisa. 

 Vantagens do Merchandising em sua farmácia: 

- Lucros maiores, como consequência do aumento de vendas e vendas agregadas;
- Lojas bem organizadas;
- Clientes visualmente encantados;
- Processos e padrões estabelecidos;
- Mix adequado de acordo com o cliente;
- Aumento da compra por impulso;
- Facilidade no autosserviço;
- Compras ágeis e organizadas.
 

Com base no pouco que vimos aqui, afinal a área de merchandising no PDV possui diversos aspectos que podem ser trabalhados, percebemos como ele pode trazer resultados eficientes e agregar maiores vendas. 

Se você não via sua vitrine como um potencial de vendas, passe a ver e explorar ainda mais ela. 

 

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