Como anda o relacionamento com o seu cliente?

26/08/2020
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Não é de hoje que ouvimos que devemos fidelizar nossos cliente e passar de uma relação comercial para um relacionamento com ele.
Mas infelizmente, muitas vezes acaba ficando apenas na teoria, ou no quadro de missão e valores da empresa.
Como consumidores passamos por situações onde ficamos aquém do que esperamos como um bom atendimento, fato este tão comum a ponto de que quando somos bem atendidos nos causa espanto. Mas e como empreendedor, como você tem visto o seu relacionamento com os clientes? Será que eles saem com o sentimento de satisfação ou insatisfação da sua loja?
Abaixo algumas dicas para que seu contato com o cliente se torne cada vez mais um relacionamento duradouro e a longo prazo. 

 

  • O básico bem feito!

Pensamos que para termos uma maior aproximação com o nosso cliente é necessário fazer coisas exorbitantes, esquecer tudo o que já foi feito e criar algo totalmente novo.
Sim! Se atualizar, criar coisas novas, mudar o visual da loja é essencial, mas será que o principal está sendo feito?

  • Seja cordial:

Seu cliente não está indo até a sua loja á toa, seja por um produto, serviço, pela localização, algo chamou seu cliente até você. Aproveite esse momento e faça um bom atendimento, seja cordial, educado, faça perguntas adequadas e não invasivas, dê bom dia/boa tarde/boa noite, agradeça, diga que está lá para ajudar. 
Parece simples, mas infelizmente uma das maiores queixas dos clientes é em relação ao básico de um bom atendimento.

  • Dê retorno:

Hoje mais do que nunca, uma das maiores plataformas de contato com o cliente é online.
Não é porque o contato é online que deve ser diferente do presencial. Seja ágil no retorno, prestativo, dê respostas completas, opções, precificação, se necessário mande fotos. 
Analise o pedido do seu cliente, veja se pode complementar a venda com algo relacionado a sua demanda. 

  • Tenha informação: 

Utilize seu sistema de venda / gestão e mantenha os dados cadastrais do seu cliente atualizados. 
Ter os dados dos clientes atualizados é muito importante, principalmente para manter o contato além da compra. 

  • - Seu cliente prefere ser chamado pelo apelido, chame-o assim.
  • - Se possui mais de um endereço de entrega, questiona em qual ele deseja a entrega.
  • - Ele tem filhos, pets, um hobbie, tente inserir isso nas informações adicionais de seu cliente, Assim poderá adicionar possíveis itens de compra, agregando em sua venda. 
  • - No aniversário, mande parabéns, dê um desconto especial, entrega grátis,  mande um brinde. 
  • - Em relação às medicações usadas, mantenha sempre atualizada, assim será possível notificá-lo que a data da próxima compra está perto, que por ser uma compra recorrente terá desconto no medicamento ou até mesmo na entrega.

O importante é usar essas informações a seu favor, de modo que seu cliente saiba que você o conhece e que busca agradá-lo. 

  • Ambiente agradável:

O ambiente para receber seu cliente deve ser agradável.

  • - Deve ser agradável na fala, com educação, em o tom adequado.
  • - Deve ser agradável no vestir, onde quem vai recebê-lo está uniformizado ou bem apresentado, com a roupa limpa, cabelos ajeitados. 
  • - Deve ter um clima agradável, e aqui o clima tanto em temperatura do ambiente, quanto o clima organizacional. Seu cliente não deve ficar ouvindo assuntos como reclamação de colegas, chefes, salários e demais. Por isso, uma equipe bem treinada é fundamental. 
  • - Deve ser limpo, com um bom visual, onde as prateleiras estão organizadas, os produtos repostos, as precificações corretas. O ponto de venda é um dos pilares da identidade do seu negócio e uma boa imagem é fundamental. 
  • - Deve ser acessível, onde todos tenham acesso a entrada, aos produtos, pense em seus clientes cadeirantes, cegos, idosos, faça com que todos sejam bem vindos.
  • Ouça!

Seu cliente precisa ter liberdade em falar com você.
Muitas vezes o cliente não fala nada, mas também não volta na sua loja, e não se identifica a causa.
Ouça seu cliente, se ele sinaliza o que pode ser melhorado é porque ele se importa, aproveite isso.

  • Personalize:

Tire um tempo para fazer a gestão do seu cliente. 
Veja de que forma seus produtos e serviços podem ser personalizados. Se tem como adicionar um brinde, um cupom de desconto em suas compras, se pode surpreendê-lo tanto no ponto de venda quanto nas entregas.

  • Capacite sua equipe:

Algumas empresas possuem manuais de atendimento ao cliente lindo, mas que não reflete na prática.
Faça com que sua equipe entenda a importância dos clientes, da importância do bom atendimento, da atenção ao contato com o cliente, torne isso parte da cultura onde um influencia o outro e todos tenham esses princípios como essenciais. 

 

A concorrência é grande, e está em diversos pontos de contato, por isso, é importante cuidar do seu cliente, é importante se mostrar a ele com diferencial, onde ele não seja apenas um contato aleatório mas sim que crie vínculos, tornando um relacionamento. 


 

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