O que é Business Intelligence?

19/08/2020
Image

Vivemos em um tempo de alta competitividade no mercado, consumidor exigente e munidos de informações, diversas plataformas para compra e feedbacks online onde todos podem consultar sobre sua marca.
E mediante a isso, como se manter constantemente atualizado? A verdade é que não tem mais como fazer gestão pelo achômetro, apenas pela experiência ou por feeling, pode ter dado certo esse formato por muito tempo, mas hoje não mais. 
No HOS Gestão de hoje, vamos abordar uma das ferramentas mais valiosas para o empreendedor e gestor: a informação.
Você já ouvir falar sobre BI? Sabe o que é esta ferramenta? Os benefícios que ela pode trazer no dia a dia? Fica comigo neste artigo que vamos te explicar. 

 BI - Business Intelligence:

BI, Business Intelligence ou Inteligência dos Negócios, é uma centralização de informações de vários setores da empresa, como: Vendas, Marketing, Financeiro.
Cada setor gera diversas informações diariamente, só que sozinhas elas apenas são dados e não informações importante para gestão, ou para uma análise mais profunda. Unificar essas informações podem levar tempo, em muitas vezes tempo que não se tem quando falamos de tomada de decisão assertiva e ágil. 
É aí que entra o BI, agrupando todas essas informações para ajudar a identificar oportunidades, riscos, melhorias e como está o cenário da empresa. 

Benefícios do BI- Business Intelligence 

1- Informações centralizadas:

Às vezes solicitar os dados, compilar e reter a informação necessária demora muito tempo, por isso, um dos maiores benefícios de usar o BI é ter todos esses dados centralizados em um único local. 

2- Análise do seu negócio em tempo real:

Ter os dados de diversas áreas da empresa centralizados em uma única plataforma, otimizando tempo na busca dessas informações e sobrando mais para fazer a análise do negócio. 

3-  Identificação de riscos e perdas:

Ao ter informações válidas para análise, fica mais fácil identificar onde estão os gargalos, quais são áreas que estão gerando maiores perdas financeiras para a empresa e quais são os riscos em permanecer com o mesmo processo.

4- Identificação de oportunidades:

Ao mesmo tempo que é possível identificar os riscos e perdas, analisar os dados da empresa fornecem subsídios para entender onde estão as oportunidades, sejam elas em redução de processos, produtos que podem melhorar o giro, horários e datas com melhores desempenhos, o horários com menor pico que podem ser melhor aproveitados.

5- Informações do consumidor:

Ter informações sobre o seu consumidor é uma informação extremamente valiosa. Entender o que ele está adquirindo, em que momento,  ticket médio, possibilidades de incremento nas vendas com base em produtos complementares. 

6- O que não é medido não é gerenciado:

Fazer gestão não é uma tarefa fácil, por isso, ter informações precisas em mãos é crucial. Afinal contra fatos e dados não há argumento, ou melhor, não há achômetro. 

7- Tomada de decisão:

Com dados fiéis, atualizados, e interpretados, fica mais fácil tomar uma decisão, afinal todos os dias são diversas decisões que devem ser tomadas e quanto mais assertiva melhor o resultado para os negócios. 

Como aplicar o Business Intelligence na sua empresa? 
Já pudemos entender um pouco mais sobre BI e seus benefícios, mas e como ele pode ser aplicado na sua empresa?
Tenha em mente que informação gerada é para ser usada, de nada adianta estar munido de informações preciosas e não aplicá-la.
Algumas mudanças são importantes, principalmente após identificar oportunidades de melhoria no processo, no atendimento e nas operações diárias. Por isso, é importante que toda a equipe esteja a par das mudanças e dos benefícios que a empresa terá.
Aproveite esses dados, e reveja os objetivos do seu negócio, alinhe metas e faça disso uma oportunidade para um novo momento.

Fique ligado em nosso Blog que em breve teremos novidades para vocês!

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
04/09/2020
7 Dicas para gestão do Contas a Receber
Leia Mais
Image
26/08/2020
Como anda o relacionamento com o seu cliente?
Leia Mais
Image
12/08/2020
Programa de Benefícios de Medicamentos
Leia Mais