Como ser mais mais produtivo?

07/08/2020
Image

Tempo, nosso bem tão valioso. Mas tem dias que parece que ele some. 
São tantos afazeres, de casa, do trabalho, de pendências que precisam ser resolvidas e que às vezes parece ser impossível dar conta de tudo.
Como consequência, a ansiedade começa a surgir, o estresse, fadiga, dores de cabeça, e que nem sempre percebemos que está associado ao grande número de tarefas diárias.
No Blog de hoje, vamos dar algumas dicas de como ser mais produtivo no dia a dia, fazendo do tempo um recurso eficaz atendendo todas as demandas e ainda sobrando tempo para se cuidar.

1- Objetivos:

-Vamos começar elencando os objetivos da semana e do dia. 

-Coloque num papel, em uma planilha, no trello, na sua agenda, enfim, onde você preferir, todas as suas demandas da semana.

-Analise cada demanda, com a seguinte pergunta: Qual o propósito dessa atividade e como posso resolvê-la? Tenho autonomia total? Devo delegar?

-Depois de analisar suas atividades, veja em qual dia cada uma deve ser realizada. Por exemplo, se tem que efetuar o pagamento de um boleto, que dia deve ser feito? Ou dar retorno para um cliente, qual data e horário agendado? 

-Deixe as demandas mais visíveis. Dessa forma, você terá clareza do que deve ser feito, sem que as suas atividades se tornem um pesadelo ou uma crise de ansiedade.

  2- Classifique:

-Agora que já temos a clareza de tudo que virá na semana, vamos classificar as atividades. 

-Comece pela tarefa menos desejada. Sim, se você deixar ela para o final do dia estará cansado, e procrastinará essa atividade. Então comece por ela, e verá o alívio em ter concluída.

-Priorize as demandas mais importantes, veja o que ficou pendente do dia anterior e o que deve ser resolvido com prioridade, como por exemplo dar retorno aos seus clientes. 

-Classifique suas tarefas de acordo com seu trabalho. Se for organizar o balcão porque iniciará uma promoção, comece por ela. O importante é saber o que deve ser feito no dia e em que ordem.

  3- Tempo pra demanda de última hora:

-O bem da verdade é que não temos como prever 100% como será o nosso dia.

-Separe na sua agenda um tempo para possíveis demandas não planejadas, afinal, isso é muito comum no nosso dia a dia. 

-Se essa demanda de última hora for de extrema importância, reorganize seu dia para que ela se torne prioridade e aloque as demais. 

  4- Unifique tarefas:

-Uma das coisas que mais roubam nosso tempo é fazer tarefas “ pingadas”.

-Pense quais atividades na semana que são iguais. Por exemplo emissão de Notas Fiscais ou boletos. Elas podem ser agrupadas e ser feitas em um único dia? Se sim, separe o dia ou um período dele e se foque nessa tarefa.

-E-mails, ler e-mails a cada minuto acaba sendo improdutivo, então, separe um tempo para lê-los e responder. Ler um email e deixar para responder depois, só estará gerando retrabalho. 

-Não comece a escrever um e- mail, ou iniciar uma atividade, parar, começar outra, parar de novo e ir para outra, porque no final do dia seu sentimento será de não ter feito nada. 

  5- Reunião que poderia ser um email ou ligação:

-Quem nunca esteve em um reunião e pensou, isso poderia ser um e-mail. 

-Seja seletivo em suas reuniões, se elas podem resolvidas de forma mais rápida, sugira isso. 

-A reunião tem que ser presencial ou pode ser uma videoconferência? Às vezes o tempo de trânsito é mais longo do que a reunião. 

-Sempre tenha uma pauta do que deve ser tratado em reunião, para que o assunto não fuja do proposto. 

  6- Simples, porém efetivo:

-Tem algumas escolhas que fazemos no dia a dia que parecem tão simples, algumas são até automáticas, mas que consomem tempo.

-Qual seu melhor momento para escolher a roupa? Algumas pessoas separam a noite todo seu look, assim ao acordar já ganham o tempo de ficar escolhendo a roupa.

-Qual seu café da manhã favorito? Se você toma café em casa ou fora, pense no que gosta, economizando tempo de ficar pensando no que vai comer e ainda correr risco de não gostar. 

-Qual a melhor rota para seu trabalho? Veja o caminho mais curto e mais rápido, buscando evitar o trânsito. Se não for possível evitar o trânsito, coloque um podcast, algo que vá agregando conhecimento no decorrer do caminho. 

  7- Tempo pessoal:

-Todos precisamos de um tempo pessoal.

-Separe um tempo para cuidar do seu corpo. Seja na academia, no pilates, na yoga, você precisa separar um tempo na semana para cuidar do seu corpo, até mesmo para manter a sua vitalidade.

-Separe um tempo para cuidar da mente. Sua mente é tão preciosa, ela pode criar lindos sonhos bem como terríveis pesadelos. Tire um tempo para ler, para meditar, para fazer nada, só para pensar, para sonhar, tire um tempo para sua conexão pessoal.

-Tempo familiar. Qual o preço de ficar até mais tarde todos os dias? Será que o email que está respondendo na hora do jantar não poder respondido em prioridade na manhã seguinte? O tempo com sua família é precioso, brinque com seus filhos, jante com sua família, assista seu programa favorito. Afinal o tempo mais bem investido é na família, ela é nosso alicerce, nossa fonte de renovação. 

#DICAPRÁTICA

Após ler essas sete dicas, você pode estar pensando que parece tanta coisa para programar, e que vai levar muito tempo, mas esses exercícios na verdade são simples e estarão ajudando profundamente na produtividade.
Separamos algumas dicas de livros que abordam sobre produtividade e que podem te ajudar ainda mais.

                             

 

                               

 

Foque-se em ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado. 
Timothy Ferris

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
04/09/2020
7 Dicas para gestão do Contas a Receber
Leia Mais
Image
26/08/2020
Como anda o relacionamento com o seu cliente?
Leia Mais