Nossa história para você!

31/07/2020
Image

Não podemos encerrar o mês de Julho sem este post.
O mês de Julho é muito especial para nós da HOS, afinal é o mês do nosso aniversário.
Esse ano comemoramos 26 anos de anos de história e queremos compartilhar algumas curiosidades sobre ela aqui.

Nossa História:

  1. Fundada em 1994, a HOS surgiu de uma necessidade em automatizar as informações da farmácia de um dos fundadores.
  2. Na época não havia um software que atendesse todas as demandas que a farmácia possuía, por conta disso, os donos da farmácia ficaram atentos a essa demanda e foram atrás de alguns programadores, mas sem sucesso.

  3. Um dos primos do dono que tinha conhecimento na farmácia e vocação na programação  se uniu aos donos e a partir daí eles começaram a programar.

  4. O sistema criado por eles, começou a diminuir processos burocráticos, custos, maior agilidade no momento do atendimento ao cliente, controle de estoque na farmácia, e a partir de uma necessidade atendida, se pensou, “ Essa solução pode ajudar muitos donos de farmácia”. 

  5. Na época não existia a informatização nas farmácias, então os fundadores precisaram instalar computadores, cabos de rede e começar esse processo totalmente do zero.

  6. As apresentações comerciais, não eram em notebooks, afinal, eles eram quase inacessíveis. Então, todos os dias, se colocava no carro o computador ( sim, montava-se todo o ele e levava no carro, depois se instalava tudo no cliente para demonstração) os materiais, e todos os recursos necessários para apresentação.

  7. Não tinha acesso a internet, e algumas farmácias possuíam apenas uma linha telefônica, então se precisasse usar um telefone tinha que ser orelhão público, para não ocupar a linha da farmácia. 

Nosso nome:

Sabe quem era o dono dessa farmácia? E o representante comercial? E quem me descreveu essa história maravilhosa? Oneide Moraes, o O da HOS.

Como demos um spoiler, vamos explicar o que significa o nome HOS. O nome foi uma homenagem aos seus fundadores.

H- Henrique da Silva, era responsável pela definição dos processos; 
O- Oneide Moraes, responsável pelo projeto e comercial;
S- Silvano Peruzzo, o primeiro programador.

  
 

Aos poucos se desvinculando da própria farmácia, a empresa criou corpo, e se focou em ser uma Software House. 

  Cenário atual:
 
Analisando desde o início a real necessidade das farmácias, a HOS sempre se preocupou em dar os subsídios em todas as pontas da operação farma, desenvolvendo produtos para todas as demandas, tais como:
 
  • HOS Farma: Software principal para realizar a Gestão da Drogaria e Ponto de Vendas;

  • HOS Fórmula: Para a Gestão de Farmácias de Manipulação;

  • HOS Compras: Para auxiliar o Setor de Compras das Drogarias podendo montar o pedido com base em diversos parâmetros e possibilidade de realizar o Pedido Eletrônico;

  • HOS Digitalize: Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) com entrada e gerenciamento de documentos via API e via interface WEB para armazenagem de cupom fiscal, documentos e receita de vendas realizadas pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular com vistas a atender a legislação vigente e ter acesso rápido a informações em caso de auditoria futura.

  • HOSTributário: Software que possibilita a consulta das informações fiscais (ICMS, PISCofins, CST/CSOSN, NCM, Cest) adequadas de cada produto por meio do EAN;

  • WebConvênio: Solução web que facilita a gestão de convênios;

  • HOSBI: Website que possibilita ao usuário ter acesso a informações analíticas relacionada a sua empresa e comparativos com o mercado, possibilitando a tomada de decisões. De forma adicional nesta mesma aplicação é possível o estabelecimento e acompanhamento de metas de desempenho a nível de grupo de empresas, empresa e funcionário.

  • CareUp: Software de gestão para clínicas farmacêuticas. Possibilitando agendamentos, documentação de consultas, anamneses, serviços farmacêuticos, prescrição farmacêutica, controle de vacinas.

  • Terminal de autoatendimento: Totem de autoatendimento que pode ser instalado na farmácia, contudo, principalmente pensado para ser colocado em grandes indústrias conveniadas onde o colaborador conveniado pode efetuar a compra no Totem de autoatendimento e receber os medicamentos na empresa, outro endereço que desejar ou buscar na farmácia, podendo realizar o pagamento via cartão de crédito, dinheiro na entrega ou optar por desconto em folha.App pré vendas: App para que os vendedores na loja possa fazer a pré-venda a partir de dispositivos móveis;

  • FidelizaSim: Sistema web para gerenciamento de programa de fidelização sendo a entrada de dados por meio das vendas ocorridas no PDV das farmácias e imputadas nos FidelizaSim por meio de API.

  • PagueCerto: Sistema web que recebe os valores de compra de mercadorias via API das farmácias participantes e então possibilita a visualização do preço em interface web e também no sistema instalado na farmácia que consulta a API do Pague Certo que está sendo vendido para os demais participantes. Com essas informações o comprador da farmácia tem maiores subsídios para negociação junto aos fornecedores, visto que, sabe o valor de venda que está sendo praticado.

  • Clube de Compras: Sistema web onde o cliente adquire um cartão com créditos e pode trocar por descontos em produtos. O sistema possui API para integração, onde é possível buscar os créditos de um cliente e realizar a baixa dos créditos através de venda.


 

Mais algumas curiosidades:

       - A HOS conta com mais de 1.000 clientes eu seu portfólio; 
      - São mais de 25 representantes;
      - Mais de 100 pessoas trabalhando na operação diária;
   
  - Possui departamentos divididos de acordo com as etapas do sistema, como: Desenvolvimento, Comercial,Implantação, Suporte, Administrativo.
 

Mensagem da HOS para você!

Quando fazemos aniversário ficamos mais reflexivos. 
Olhamos para o passado,  vemos como a tecnologia avançou, o comportamento e as necessidades do consumidor mudaram e como ainda vão mudar.  Por isso, não  podemos esquecer de honrar a nossa história, tanto de vida quanto empresarial,  afinal, é por ela que estamos aqui tendo essas histórias para contar.
É através dela que vemos o quanto somos fortes.
É através dela que vemos que é sim possível.
 

Não deixe de sonhar, de batalhar, de ir em busca. 
Até porque, qual é a história que você quer contar?
 


 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
14/10/2020
Análise da Concorrência e Diferenciação - Parte I
Leia Mais
Image
30/09/2020
Invista em Perfumaria em sua farmácia
Leia Mais