Importância do planejamento estratégico

21/07/2020
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Como é bom fazer planos, férias, viagens, novas conquistas, esperamos ansiosamente para chegar Dezembro e fazer planos para o próximo ano que irá se iniciar. 

Mas os planos não devem ser feitos apenas na nossa vida pessoal e também não é preciso esperar um ano se findar para iniciar novos projetos.

O bem da verdade é que uma empresa é um organismo vivo que pode ser alterado de acordo com as mudanças do mercado, do consumidor, da tecnologia e que podem ser ajustados no momento em que for oportuno para a organização.

Por isso, no HOS Gestão de hoje, vamos falar sobre planejamento estratégico e a importância dele nas operações da empresa.

Ao ouvirmos as palavras planejamento e estratégia, parece que algo embaraçoso e chato está por vir, mas na realidade são ações essenciais para a vitalidade da empresa e que não precisa ser chato, apenas eficiente. 

Planejamento estratégico nada mais é que uma visão a longo prazo. É olhar para o cenário atual e através de algumas ações e planos fazer uma projeção futura. Ele é o guia da direção que deseja que sua empresa tome. 

Mas como realizar um planejamento estratégico?

Antes de mais nada é importar ressaltar que cada empresa possui uma realidade diferente, mas algumas ferramentas podem ser adaptadas para o cenário dela. 

Listamos hoje, algumas dicas para começar o planejamento estratégico da sua empresa:

1- Análise do cenário atual:

Para planejar ações futuras é necessário ver o cenário atual.

Como está o desempenho financeiro? Quem são seus clientes? De onde vem sua maior receita? Que ações foram tomadas e tiveram impacto positivo? E quais ações devem ser repensadas? Realmente está atingindo seu público alvo?

A missão, visão e valores da empresa estão alinhadas de fato ao que a empresa é. 

2- Público Alvo:

O público alvo é quem sua empresa deseja atingir. São para eles que os produtos e serviços são ofertados.

O comportamento do consumidor vem mudando dia após dia, e a empresa deve estar atenta os movimentos do consumidor em geral, mas principalmente no consumidor do seu cliente alvo. De nada adianta adotar práticas que parecem ser bacanas, mas que não atingem seu público. 

O público alvo pode mudar de acordo com o tempo ou com a estratégia da empresa, mas sempre deve ficar claro quem ele é. 

3-  Concorrência:

A concorrência é um ótimo termômetro a ser analisado. Afinal, estamos em um mercado competitivo e em constante mudança.

Análise quais são os meios que eles estão usando para divulgação, quais são as promoções realizada e em que períodos, quais produtos e serviços ofertados, e principalmente quem são eles, porque concorrentes são diversos, mas quais os que estão no mesmo público que você. 

4- Vantagem competitiva:

No tópico anterior falamos sobre os concorrentes. Mas como estar a frente dos seus concorrentes? Agregando valor, ou seja, tendo vantagem competitiva.

É o valor que o seu cliente percebe, é o motivo ao qual ele escolher comprar de você e não do concorrente. 

Qual é seu diferencial? Atendimento, preço, qualidade, agilidade, entrega? Tenha ciência de quais são seus diferenciais e explore ainda mais. 

5- Pessoas:

Um única pessoa não muda a visão para onde a empresa vai, mas sim, toda a equipe engajada.

Construa com sua equipe o planejamento estratégico, as vezes quem está na linha de frente do atendimento tem uma visão diferente do financeiro  por exemplo, mas ambas as visões são importantes para achar o equilíbrio e o que pode ser mudado.

Quando a equipe se sente pertencida, e que está colaborando para o futuro da empresa, o engajamento é maior do que apenas receber uma lista de mudanças que a empresa irá sofrer.

6- Tecnologia:

Sua empresa tem recurso de ERP - Planejamento de Recursos Corporativos? 

Ter um sistema de gestão é fundamental. Ele será uma grande ferramenta na gestão dos fluxos, controles de venda, controles financeiros, estoque, venda por produtos, por categoria, auxiliando nas informações necessárias para tomada de decisão. 
 

7- Venda e Marketing:

Essas duas atividades são essenciais na mudança do resultado da empresa. Sem venda não há receita, e porque não unir as ferramentas de marketing para crescer ainda mais.

Veja seu produto com maior venda, quais os motivos que o fazem ter bom resultado?

Veja seu produto com menor desempenho, quais os motivos do desempenho ser pequeno?

Seu faturamento é maior em datas comemorativas?

Que promoções trazem bons resultados?

Está utilizando de todas ferramentas disponíveis para alcançar seu cliente? Como Instagram, Facebook, WhatsApp?

Cruzar venda e marketing num calendário quinzenal ou mensal é uma boa estratégia para sempre ter novidades disponíveis. 

8- Metas viáveis:

Planejar e sonhar é lindo, mas quando temos uma empresa em jogo, as metas e objetivos a serem alcançados precisam ser viáveis, ou seja, possíveis de ser realizados.

Por exemplo, crescer 35% em faturamento. Quais serão os passos para atingir esse objetivo?

Sua carteira de cliente atual atende esse percentual ou é necessário atingir mais clientes?

O atendimento dado ao cliente, é suficiente ou a equipe precisa de novas abordagens?

O custo dos produtos estão de acordo, ou é necessário reduzir para ter mais ganho aqui?

O seu estoque está coerente ou ocorre divergências que podem ocasionar em produtos obsoletos? 

O resumo da meta viável é saber se ela pode ser colocado em prática, se sim, quais as ações menores que devem desempenhadas.

9- Acompanhamento:

De nada adianta fazer as oito etapas anteriores e elas ficarem perdidas. 

Faça acompanhamento da evolução de cada uma delas, de quem ficou responsável por cada tarefa. 

E se possível teste algumas ações para ver se de fato são viáveis ou se devem ser ajustadas. 

 

O planejamento de uma empresa, requer estudo, análise, engajamento da equipe, teste, mas que quando feito na periodicidade correta, tende só a trazer bons resultados. 

Não deixe de sonhar com o melhor para o seu negócio, mas deixa apenas em sonho, busque as ações necessárias para torná-lo realidade. 

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