Por que ter um sistema na minha farmácia?

14/07/2020
Image

Tempo! Esse é o nosso recurso mais valioso e que não volta após ser gasto.

Podemos recuperar dinheiro, repor algo físico, recuperar horas de sono, mas o tempo não volta. Por isso, é tão importante administrar e usufruir o tempo da melhor maneira possível. 

No âmbito  empresarial não é diferente. São clientes, fornecedores, colaboradores, funções administrativas, e tantas demandas que são necessárias dar atenção no dia a dia.

 Às vezes não fica aquele sentimento, parece que não fiz nada, ou ainda aquele sentimento de precisar de mais horas no dia? Sim, isso é muito normal, e muitas vezes essa falta de tempo no trabalho está relacionada a processos com fluxos duplicados, reuniões muito prolongadas, falta de objetividade, e também muitas ferramentas para alimentar- é sistema financeiro, uma planilha com dados X outra com dados Y, e quando as informações precisam se cruzar ou que há necessidade de um relatório de gestão completo, é um desespero unificar as informações que estão em lugares diferentes.

E como nós sabemos a preciosidade que é o tempo, hoje queremos te contar mais sobre algo chamado ERP. 

ERP significa, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Corporativos, ou seja, uma ferramenta de gestão da empresa, como por exemplo vendas, estoques, finanças. Nós também traduzimos ERP como Esse Recurso eu Preciso, porque sim, quando você ler todos os benefícios dele no dia a dia, você vai precisar :)

 

 

Algumas dúvidas podem surgir, como: 

 

Mas ERP pode ser utilizado em empresas pequenas? Tem restrição de acordo com o segmento de mercado? Será que consigo trazer isso para a realidade da minha empresa?

Vamos lá! Hoje o mercado Brasileiro de acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 99,1 do total registrado. São mais de 12 milhões de negócios que respondem por 52,2 dos empregos gerados no país. 

Também de acordo com o IBGE cerca de 60% das micro e pequenas empresas fecham antes dos 5 anos. Ou seja, sim, um ERP não só pode como deve ser usado em pequenas empresas e pode ser implantado em qualquer organização, afinal ele é uma ferramenta na gestão do seu negócio. 

Vamos pensar em uma Drogaria e no fluxo de informações que ela recebe todos os dias, controlar e analisar todas essas informações de modo manual, ou em planilhas pode ocasionar em dados errados de gestão. 

 

Então abaixo listamos 7 vantagens em ter um ERP em sua drogaria. 

1- TEMPO:
Já mencionamos ele no início, porque acreditamos que o tempo por ser um recurso tão valioso, deve ser usado a favor do seu negócio. Com um ERP todos os controles manuais estarão em um único local, também muitos processos que são duplicados ou até mesmo que nem precisam existir, podem ser eliminados, tornando esse fluxo mais eficaz. 

2- FLUXO DE TRABALHO:
Não podemos negar que temos diversas etapas a serem realizadas no nosso cotidiano no trabalho, mas quando padronizamos esse fluxo de trabalho acaba que além de tempo economizado, temos uma maior organização, melhor controle e gestão das demandas. Centralizar as informações em único local não torna apenas a vida do gestor mais fácil, mas também dos colaboradores.

3- FOCO:
Um empreendedor precisa ter foco onde está investimento seus esforços. Hoje mas que nunca olhar a concorrência, o comportamento do consumidor e as evoluções tecnológicas é essencial, mas como fazer isso se está sendo tomado na maior parte de seu tempo por questões burocráticas. 

4- AÇÃO VOLTADA PARA RESULTADOS:
Uma empresa precisa ter resultados, precisa ser sustentável. 
E para isso, é essencial que os movimentos desse jogo dos negócios,e  que ações tomadas tragam resultados. Desde uma entrada de produto, controle de estoque, promoções, venda, pós venda, todas essas ações precisam visar um bom resultado. Afinal, uma empresa é como um corpo, todos os membros, todas as etapas são fundamentais. a venda é a consolidação de muitos processos que acontecem antes. 

5- VISÃO A LONGO PRAZO:
Não queremos que sua empresa entre dentro das estatísticas de fechamento em menos de cinco anos, e por isso, uma estratégia empresarial é fundamental.
Pensar no ontem para ver o que pode ser melhorado, pensar no hoje em dar o seu melhor para crescer, mas pensar e planejar o futuro é essencial. Qual o público de sua empresa? Como ele tem se comportado? Qual a visão futura para seu negócio? Tem funcionários capacitados? Qual o plano de extensão?

6- GESTÃO:
A gestão é fundamental. 
Gestão de pessoas, gestão dos custos, gestão do estoque, gestão de processos, gestão financeira.
Ter dados atualizados, centralizados e que possam servir de base para a análise do negócio é imprescindível para gestão dos negócios. 

7- TOMADA DE DECISÃO
Para tomar boas decisões ter informação é essencial. 
Identificar as oportunidades de melhorias, os pontos fortes, sua posição frente a concorrência, os objetivos da companhia.
Quais os produtos com melhores desempenhos? Quais precisam de atenção especial? Como está meu estoque? Qual o meu CMV? Quais fornecedores posso explorar uma melhor parceria? 
Informação e decisões inteligentes, é uma dupla infalível. 


 

Mas como saber qual o sistema ideal para minha farmácia?

Verifique sua necessidade: Quais os recursos deseja implementar em sua farmácia?

Fácil Implantação: Inserindo um sistema de gestão, alguns processos irão mudar, para isso, o sistema precisa ser implantado de maneira eficiente, com treinamentos para todos os usuários e também com suporte técnico disponível para eventuais dúvidas e auxílio necessário.

Que contenha as rotinas necessárias para operação e gestão, como:

Emissão de Notas Fiscais, venda, caixa, cadastro de produtos por categorias- perfumaria, medicamentos,  controle de estoque, contas a pagar, contas a receber, cadastro e gestão dos  clientes, relatórios de gestão ( vendas, receitas, custos, estoques, CMV).

Além disso, parcerias com convênios e similares:

  Farmácia Popular: são conveniadas ao programa federal, por isso o ERP deve ser homologado e integrado ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. 
    PBMs: Alguns laboratórios possuem descontos para alguns medicamentos, dessa forma o sistema deve ser acessível para inclusão deste convênio. 
   SNGPC: Essencial para farmácias que vendem medicamentos controlados, autorizados pela ANVISA. Onde o sistema deve fazer a ligação do medicamento com a autorização da SNPGC.

Ter um ERP em sua farmácia, é otimizar processos, facilitar a gestão e ganhar tempo. 

Vem saber mais do nosso sistema e consulte nossos consultores para ver de que forma podemos estar te ajudando na gestão da sua drogaria. 
https://www.hos.com.br/sistemas/sistemas-para-farmacias

 

 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes

Image
21/07/2020
Importância do planejamento estratégico
Leia Mais
Image
10/07/2020
Entendendo o papel de cada mídia social
Leia Mais