Entendendo o papel de cada mídia social

10/07/2020
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Já abordamos aqui em outros artigos a importância de estar no online. 
E hoje vamos desmembrar a importância de cada rede social e a maneira adequada de usar como uma delas.  
Você sabia que são mais de 3,8 bilhões de usuários online? Não à toa apenas os usuários estão presentes, mas também empresas que querem estar usando sua marca nas redes sociais para expressão e conexão com seus clientes. 

 

Mas afinal o que são redes sociais?

 

Sabe aquele grupo de amigo? O grupo do futebol? O grupo da faculdade? O grupo familiar?
Todos são uma rede social, a diferença é que com a internet a conexão não se limita com localização, horário, número de pessoas. Ou seja as redes sociais são facilitadores das conexões pessoais e profissionais. 

  Facebook:

A maior rede social do mundo. Isso mesmo, são mais de 2 bilhões de usuários na plataforma.
Por ser tão relevante, é essencial ter um perfil no facebook.
Coloque as informações importante de sua marca, o horário de atendimento, os contatos disponíveis de sua empresa.

- Mantenha atualizado seu feed, dessa forma ele não dará a sensação de abandonado.
- Utilize o Messenger a seu favor, já que está integrado ao Facebook e conta com mais de 1,3 bilhões de usuários. Mande mensagem ao seu cliente, mostre as promoções da semana, encaminhe vídeos de sua marca. 
Crie um conteúdo relevante, tanto para mostrar seus produtos quanto para apresentar a sua marca, seus valores e diferenciais.  Por exemplo, se sua drogaria tem anos de tradição, utilize isso para mostrar que possuem expertise de mercado e preocupação com seus clientes. 
Grupo de venda dentro do facebook também é uma forma de estar em mais um lugar ofertando seus produtos e serviços. 

Instagram:

A rede social com um dos melhores conteúdos visuais. Pensar em Instagram é pensar em fotos bonitos, locais diversos, dicas e um conteúdo visual de qualidade.
Hoje a rede conta com mais de 800 milhões de usuários, com prospecção de mais crescimento nos próximos anos. 
Podemos dizer que o Instagram é a rede que mais se atualiza, como por exemplo poder fazer stories, venda, lives. 

- Feed do Instagram deve ser bem pensado, harmônico e com boas fotos. Pense nas cores de sua marca, os elementos gráficos dela, e tente introduzir isso no feed. 
Aproveite a descrição do feed, e escreva os benefícios de seus produtos e serviços, com detalhamento e informações que demonstrem confiança ao seu cliente.
- Utilize os stories para uma conexão mais direta com seu consumidor, como se fosse uma conversa pessoal. Explore seus stories com dicas, parcerias, promoções. 
- Direct é uma grande vantagem do instagram, então esteja disponível para responder. Se o consumidor pedir o preço, não responda apenas o preço, se apresente, enviei o preço do que foi pedido mas já digas as opções de pagamentos, envio, outros produtos similares, assim agregando valor ao serviço e a venda. 
- Faça parcerias locais. Os influenciadores estão crescendo cada vez mais, e não é necessário pagar fortunas por um influenciador grande, aposte nos locais, assim será mais direcionado e alinhado com a cultura local. 
 

WhatsApp:

Impossível falar de meios de comunicações sociais sem falar do WhatsApp.
A ferramenta é utilizada por mais de 1,5 bilhões de usuários, sendo uma das mais populares no Brasil.
Uma comunicação rápida, simples e direta que vem facilitando o dia a dia das pessoas e das empresas. 

- Esteja disponível, responda o cliente com agilidade.
Aproveite o Status para divulgar suas promoções e novidades.
Utilize a ferramenta para que seu cliente posso realizar a compra do início ao fim. Podendo selecionar o produto e pagar, tudo no mesmo local.
Aproveite para criar um grupo VIP de clientes, com promoções e descontos exclusivos. 
Seja pessoal e amigável, já que a comunicação  por esse meio é simples.
Muito importante, cuidado para não ser invasivo.
 

Youtube:

A maior plataforma de vídeos online. Utilizada por mais de 1,3 bilhões de usuários.
Seu conteúdo é facilmente massificado, onde por dia são vistos mais de 5 bilhões de vídeos.

- Aproveite a plataforma para criar novos conteúdos.
Utilize linguagem simples e de fácil compreensão. 
Por ser uma plataforma utilizada para pesquisa, aproveite e traga informações relevantes, como por exemplo abordar os prós e os contras de cada medicamentos. Ou até mesmo a farmacêutica abordar o remédio mais indicado para cada situação.
 

Linkedin:

A maior plataforma de contatos profissionais. Hoje utilizado por mais de 500 milhões de usuários. 
É um grande meio de conexões profissionais, utilizado principalmente para recrutamento e seleção de talentos.

- Aproveite a plataforma, para publicar artigos profissionais. Conte a história do seu negócio, dar dicas de empreendedorismo.
Também aproveite a rede para fazer parcerias. 
Se sua empresa possui blog, aproveite a plataforma para divulgar e gerar leads.
 

Agora, qual a melhor rede para apostar?

 
  1. Entenda quem é seu público alvo, quais seus hábitos, quem é sua persona.
  2. Onde seus concorrentes estão? Que ferramentas e conteúdos eles exploram? Análise e veja onde você está e que caminho gostaria de seguir para fazer diferente.
  3. Esforço, tempo e retorno. Estar presente nas redes sociais não pode ser tratado como hobbie, e sim com uma estratégia para a empresa.  Análise qual faz mais sentido para seu negócio.
  4. Esteja atento aos movimentos das redes, como memes, gifs, #, desafios, e tente conectar com o seu negócio.
  5. Tenha um calendário editorial, alinhado com datas comemorativas e datas importantes para sua empresa.
  6. Seja criativo! Use títulos que chamem a atenção, faça montagens diferenciadas, faça fotos bonitos que valorize o seu produto.
  7. Utilize aplicativos para ajudar na edição, como canva, mojo,picart e o que achar que atende sua necessidade.




 

 

 

 

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