
Já abordamos aqui em outros artigos a importância de estar no online.
E hoje vamos desmembrar a importância de cada rede social e a maneira adequada de usar como uma delas.
Você sabia que são mais de 3,8 bilhões de usuários online? Não à toa apenas os usuários estão presentes, mas também empresas que querem estar usando sua marca nas redes sociais para expressão e conexão com seus clientes.
Mas afinal o que são redes sociais?
Sabe aquele grupo de amigo? O grupo do futebol? O grupo da faculdade? O grupo familiar?
Todos são uma rede social, a diferença é que com a internet a conexão não se limita com localização, horário, número de pessoas. Ou seja as redes sociais são facilitadores das conexões pessoais e profissionais.
A maior rede social do mundo. Isso mesmo, são mais de 2 bilhões de usuários na plataforma.
Por ser tão relevante, é essencial ter um perfil no facebook.
Coloque as informações importante de sua marca, o horário de atendimento, os contatos disponíveis de sua empresa.
- Mantenha atualizado seu feed, dessa forma ele não dará a sensação de abandonado.
- Utilize o Messenger a seu favor, já que está integrado ao Facebook e conta com mais de 1,3 bilhões de usuários. Mande mensagem ao seu cliente, mostre as promoções da semana, encaminhe vídeos de sua marca.
- Crie um conteúdo relevante, tanto para mostrar seus produtos quanto para apresentar a sua marca, seus valores e diferenciais. Por exemplo, se sua drogaria tem anos de tradição, utilize isso para mostrar que possuem expertise de mercado e preocupação com seus clientes.
- Grupo de venda dentro do facebook também é uma forma de estar em mais um lugar ofertando seus produtos e serviços.
Instagram:
A rede social com um dos melhores conteúdos visuais. Pensar em Instagram é pensar em fotos bonitos, locais diversos, dicas e um conteúdo visual de qualidade.
Hoje a rede conta com mais de 800 milhões de usuários, com prospecção de mais crescimento nos próximos anos.
Podemos dizer que o Instagram é a rede que mais se atualiza, como por exemplo poder fazer stories, venda, lives.
- Aproveite a descrição do feed, e escreva os benefícios de seus produtos e serviços, com detalhamento e informações que demonstrem confiança ao seu cliente.
- Utilize os stories para uma conexão mais direta com seu consumidor, como se fosse uma conversa pessoal. Explore seus stories com dicas, parcerias, promoções.
- Direct é uma grande vantagem do instagram, então esteja disponível para responder. Se o consumidor pedir o preço, não responda apenas o preço, se apresente, enviei o preço do que foi pedido mas já digas as opções de pagamentos, envio, outros produtos similares, assim agregando valor ao serviço e a venda.
- Faça parcerias locais. Os influenciadores estão crescendo cada vez mais, e não é necessário pagar fortunas por um influenciador grande, aposte nos locais, assim será mais direcionado e alinhado com a cultura local.
WhatsApp:
Impossível falar de meios de comunicações sociais sem falar do WhatsApp.
A ferramenta é utilizada por mais de 1,5 bilhões de usuários, sendo uma das mais populares no Brasil.
Uma comunicação rápida, simples e direta que vem facilitando o dia a dia das pessoas e das empresas.
- Aproveite o Status para divulgar suas promoções e novidades.
- Utilize a ferramenta para que seu cliente posso realizar a compra do início ao fim. Podendo selecionar o produto e pagar, tudo no mesmo local.
- Aproveite para criar um grupo VIP de clientes, com promoções e descontos exclusivos.
- Seja pessoal e amigável, já que a comunicação por esse meio é simples.
- Muito importante, cuidado para não ser invasivo.
Youtube:
A maior plataforma de vídeos online. Utilizada por mais de 1,3 bilhões de usuários.
Seu conteúdo é facilmente massificado, onde por dia são vistos mais de 5 bilhões de vídeos.
- Utilize linguagem simples e de fácil compreensão.
- Por ser uma plataforma utilizada para pesquisa, aproveite e traga informações relevantes, como por exemplo abordar os prós e os contras de cada medicamentos. Ou até mesmo a farmacêutica abordar o remédio mais indicado para cada situação.
Linkedin:
A maior plataforma de contatos profissionais. Hoje utilizado por mais de 500 milhões de usuários.
É um grande meio de conexões profissionais, utilizado principalmente para recrutamento e seleção de talentos.
- Também aproveite a rede para fazer parcerias.
- Se sua empresa possui blog, aproveite a plataforma para divulgar e gerar leads.
Agora, qual a melhor rede para apostar?
- Entenda quem é seu público alvo, quais seus hábitos, quem é sua persona.
- Onde seus concorrentes estão? Que ferramentas e conteúdos eles exploram? Análise e veja onde você está e que caminho gostaria de seguir para fazer diferente.
- Esforço, tempo e retorno. Estar presente nas redes sociais não pode ser tratado como hobbie, e sim com uma estratégia para a empresa. Análise qual faz mais sentido para seu negócio.
- Esteja atento aos movimentos das redes, como memes, gifs, #, desafios, e tente conectar com o seu negócio.
- Tenha um calendário editorial, alinhado com datas comemorativas e datas importantes para sua empresa.
- Seja criativo! Use títulos que chamem a atenção, faça montagens diferenciadas, faça fotos bonitos que valorize o seu produto.
- Utilize aplicativos para ajudar na edição, como canva, mojo,picart e o que achar que atende sua necessidade.