Como se aproximar do seu cliente usando ferramentas online?

24/06/2020
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A verdade é que todos os pontos de contato com o cliente são fundamentais. Não é porque estamos no online que devemos esquecer da loja física, da mesma forma não é porque estamos atendendo na loja física que não podemos investir em outras formas de contato com nosso cliente.
Nós já comentamos aqui sobre como ocorrem as mudanças no comportamento do consumidor e a importância de estarmos atento à elas.
E
star presente no online, não é uma novidade, mas até certo modo era um movimento gradual, entretanto, devido a quarentena e necessidade de usar ferramentas digitais para compra esse processo precisou ser acelerado. 

 

Hoje selecionamos algumas dicas de como as ferramentas online podem te ajudar a se aproximar do seu cliente e se tornar um grande parceiro na vida dele.

 Redes Sociais:
 
Sinto informar, mas se sua empresa não está nas redes sociais ela não existe. 
Não é apenas uma modinha, mas sim uma ferramenta de negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ 85% dos pesquisadores no Brasil utilizam o instagram para conhecer novos produtos e serviços.
O instagram é uma ferramenta super importante, pois, além da empresa poder mostrar seus produtos e serviços disponíveis, ela já é um facilitador da compra online, através do Instagram Shopping, onde o consumidor pode ver todos os produtos disponíveis, valores e sem precisar sair da plataforma, diminuindo as chances de desistência. 
Invista em um feed bonito, atraente, com fotos de boa qualidade, assim causará uma ótima impressão na primeira visita. 
Utilize os Stories para divulgar promoções, dar dicas de como usar cada produto ou divulgação dos serviços prestados em sua farmácia, com conteúdo diferenciado e prático para o consumidor. 
Poste no mínimo cinco stories por dia, assim sempre terá conteúdo para oferecer e estará em destaque nos seus seguidores.
Outra forma de atrair público para suas redes é realizar promoções.
Lembre-se que a rede social é mais um ponto de contato, mas de nada adianta ter e não alimentá-la, caso contrário parecerá que está abandonada.
Também é importante ressaltar que as redes sociais são uma extensão de sua marca, ela precisa ser coerente ao DNA de sua empresa, com valores e propósitos reais.


 
  • E-commerce:

De acordo com a ABCmm- Associação Brasileira de comércio eletrônico, durante a pandemia houve um crescimento médio de 30% no consumo online. 
Itens de saúde tiveram um aumento de 124% apenas na primeira quinzena de Março, e  o setor teve um aumento de 40% se comparado ao mesmo período no ano anterior.
De maneira prática, ter um e-commerce é ofertar toda sua gama de produtos e serviços pela internet. Desde o contato inicial, pagamento, até o acompanhamento de envio, ocorre de maneira totalmente online.  
Há também como efetuar a venda de seus produtos e serviços via Marketplace, que também é um e-commerce mas de um site de terceiro, como por exemplo Mercado livre.
Tenha  boas fotos, clareza nas  descrições de seus produtos e serviços, preços competitivos e comunicação clara e rápida com seu cliente. 

 
  • WhatsApp Business:

Uma das ferramentas mais utilizadas para comunicação no mundo, não pode estar de fora como uma fonte de relacionamento com o cliente.
Através do WhastApp Business é possível criar listas de transmissão para divulgar promoções, descontos,imagens, vídeos ou até mesmo criar listas VIP com descontos e conteúdo exclusivos.
De forma prática o cliente pode iniciar e concluir a compra pelo App, sendo disponibilizado à ele link de pagamento ou os boletos, sem a necessidade de entrar em outra plataforma, assim, facilitando a compra. 
A dica aqui é estar disponível, responder de forma rápida, mas pessoal, a comunicação não pode parecer distante como se o cliente estivesse falando com um robô. Também não pode ser invasiva e repetitiva, se não terá o efeito totalmente contrário ao desejado.

  Confira nesse vídeo como enviar uma mensagem via WhatsApp no HOSFarma:

 E-mail Marketing:
 

Não, o e-mail marketing não morreu! 
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais sólidas de comunicação com o cliente, basta saber como torná-la atrativa.
Não envio o mesmo e-mail para toda sua lista, torne essa ferramenta mais personalizada. Segmente o envio de acordo com as últimas compras, para quem não está ativo a mais de seis meses, e com assuntos de seu interesse.
Faça o disparo do e-mail marketing no mínimo uma vez por mês, para não pecar pela falta nem pelo excesso.  Envie promoções exclusivas para quem clicar via link do e-mail marketing para que seu e-mail não seja colocado no spam ou ignorado.
Chame pelo nome, isso será mais personalizado.
Crie títulos atrativos e objetivos, assim de cara o cliente saberá do que se trata.  

  Sabe aquela frase: “ Quem não é visto não é lembrado?” 

Seja visto pelo seu cliente sempre, em todos os pontos de contato disponíveis, de forma clara, ágil e transparente, se tornando mais que um vendedor, mas sim um parceiro, criando vínculos com seus clientes. 
  

 

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