Serviços Farmacêuticos - Um novo momento ou apenas uma tendência?

12/06/2020
Image

Você já ouvir falar de serviços/consultórios farmacêuticos? Sabe quais serviços podem ser agregados através do farmacêutico?
 
     Para agregar, precisamos primeiro saber quais serviços podem ser realizados por um farmacêutico. Abaixo descrevemos alguns:
 

  Anamneses:

  • Anamnese Farmacêutica - Com questões que o paciente responderá, como por exemplo: Se está tomando algum medicamento, se tem alguma alergia, problemas cardíacos, problemas respiratórios, problemas renais, dentre outros.  
  •  
  •  Anamnese do Fumante - Conta com uma extensa lista de perguntas que tem o objetivo de investigar algumas ações do tabagista, como exemplo, se já tentou parar de fumar, quais as razões pelas quais é tabagista (acha charmoso fumar, acalma, é um grande prazer, etc).
    Essa anamnese também conta com a História Tabagista, onde o profissional farmacêutico indaga o paciente sobre a que situações o cigarro está associado ao seu dia-a-dia. Tais situações são como após as refeições, com café, com bebidas alcoólicas, em momentos de ansiedade, em momentos tristes.
    Também, nesta anamnese, está disponível o Teste de Fagerström, que consiste em determinar o grau de dependência do fumante. Tal teste é composto de seis questões e após o preenchimento das respostas, o sistema indica o respectivo grau de dependência, tendo como resultados possíveis os seguintes graus: Muito Baixo, Baixo, Médio, Elevado, Muito Elevado.
  •  
  • Anamnese SOAP- O termo S.O.A.P é um acrônimo utilizado em Prontuário Orientado por Problemas e Evidências para o registro da evolução dos problemas das pessoas. Cada letra refere-se a um tipo de informação, sendo: 
  • S - Subjetivo: São registradas aqui as informações baseadas na experiência da pessoa que está sendo atendida. Aqui anotam-se as queixas, os sentimentos, o motivo do atendimento e os problemas apresentados;
  • O - Objetivo: Onde são registradas as informações do ponto de vista médico, como dados de exames físicos, resultados de exames complementares, etc.;
  • A - Avaliação: É o espaço destinado a incluir os problemas evidenciados na consulta, relacionando-os com sua resolução;
  • P - Plano: É a proposta terapêutica elaborada pelo profissional farmacêutico. Aqui registra-se as medicações prescritas, encaminhamentos e pendências para o próximo atendimento, ou seja, um plano de ação para o paciente. 
  •  
  • Anamnese da Gestante - Semelhante a Anamnese Farmacêutica, onde o paciente responde algumas perguntas, esta anamnese se destina a registrar dados específicos das gestantes. A Anamnese da Gestante é composta por cinco grupos de perguntas, separados por assunto, sendo:
  • História Gestacional: Coleta de dados referente ao histórico da gestação em andamento.
  • História Social: Se é tabagista, se usa drogas, se faz uso de álcool, etc.
  • História Familiar: Hipertensão, diabetes, cardiopatia, outras.
  • Avaliação Antropométrica: Peso atual, altura, peso pré-gestacional, exames físicos, principais queixas, ritmo gastrointestinal. Esta avaliação, além de fazer o registro dos dados também calcula o IMC Pré-gestacional e o IMC Gestacional.
  • História Alimentar Habitual: Serve para o registro de dados referentes ao hábito alimentar da gestante, bem como orientações nutricionais.

 
Além disso, outros serviços podem ser prestados como: 
 

Medição da Pressão Arterial - Conta com registros e geração de histórico da pressão arterial do paciente.
Medição do IMC - Registro e geração do histórico do Índice de Massa Corpórea do paciente.
Aplicação de Brincos - Registro de marca, modelo, lote do brinco e do equipamento utilizado para a colocação. Serve para investigações em caso de haver algum problema como infecções, irritações, etc.
Aplicação de Vacinas - Semelhante a aplicação de brincos, o serviço de aplicação de vacinas destina-se a registrar todos os dados, tanto da vacina como do equipamento utilizado para aplicação, com objetivo de rastreamento caso o paciente apresente alguma reação não esperada.
Monitoramento TSH - TSH é um exame que avalia os distúrbios da tireóide. Neste serviço é possível registrar dados necessários ao monitoramento desses distúrbios, como peso do paciente e medicamento que usa.
Revisão Farmacológica - É o espaço onde o profissional farmacêutico organiza a agenda de medicamentos dos pacientes. Aqui são avaliadas as possíveis reações adversas do uso de medicamentos em horários muito próximos ou, associado a alguma refeição. Desta avaliação o profissional monta uma agenda de horários adequada para a administração de cada um dos fármacos que o paciente faz uso. O resultado é a impressão de um mapa pelo qual o paciente poderá se orientar para o correto seguimento dos tratamentos.

 

  Com esses diferenciais prestados ao consumidor, temos muita mais que uma relação de compra e venda, temos contato, aproximação e cuidado com ele. Gerando uma experiência maior e melhor no ponto de venda, entregando uma solução completa e como consequência fidelizando-o. 
 E para um bom acompanhamento de todo serviço prestado, é importante uma excelente ferramenta e gestão de dados. 

      Sabe qual a ótima notícia? Temos uma novidade para você, o CareUp.

O Care Up é uma plataforma online que disponibiliza todas as ferramentas de gestão e acompanhamento dos atendimentos realizados no Consultório Farmacêutico.
Através dele o farmacêutico insere dados de seus pacientes, como nome, idade, contato, histórico de medicamentos, horários para tomar os medicamentos, quando é necessário realizar nova compra. 
Também é possível registrar todo o detalhamento do atendimento, sendo muito mais prático e ágil que uma ficha impressa. Nesse histórico pode ser incluso quem foi o farmacêutico que lhe atendeu, qual a dosagem ideal do medicamento, quais as recomendações, e sempre que um novo farmacêutico atender esse paciente terá todas as informações necessárias, agilizando e tornando o atendimento uma experiência agradável. 
Os Consultórios Farmacêuticos aos poucos estão vindo e tomando seu espaço, tornando-se grandes soluções aos seus pacientes e clientes em um único lugar, otimizando tempo, recursos e se aproximando cada dia mais do seu consumidor. 

 
E a sua Drogaria vai participar desse novo momento? Ou apenas assistir as grandes redes tomarem conta desse mercado e dos seus clientes?

 

Clique aqui para receber o contato de um consultor comercial para Implantar o CareUp na sua Drogaria.
 

 
Prefere ouvir o artigo, dê o play abaixo e aproveite:
 
 

Receba novidades, dicas de gestão farmacêutica e muito mais!

Posts recentes