
Os dias tem mudado, não apenas por conta da pandemia COVID-19, claro que ela acelerou muitas mudanças que ainda estariam por acontecer, mas os movimentos socioculturais tem nos mostrado a importância de estarmos atualizados, conectados e próximo aos nossos clientes e as pessoas.
Às vezes as mudanças vão acontecendo em pequenos passos que não notamos o quão impactante elas foram, como por exemplo: a necessidade de estar todos os dias no escritório para home office, reuniões presenciais para online, a programação com um ano de antecedência para visitar um amigo ou um ente querido para uma vídeo chamada em grupo, matando a saudade. E porque não citarmos aqui os shoppings, onde veio justamente de um movimento sociocultural, onde as pessoas precisavam otimizar seu tempo, e ao invés de ir em dez lugares diferentes no mesmo dia, em um único local estava concentrado grande parte da sua demanda,como mercado, farmácia, lojas de vestuários e demais.
Você sabe como começam essas mudanças no consumo?
Vamos começar falando da diferença entre paradigma,tendência e novidade.
Paradigmas: São as novas direções globais do mercado e da sociedade. Acontece de forma coletiva gerando uma nova consciência global que pode durar até 25 anos.
Aqui podemos citar a Sustentabilidade, que iniciou como um movimento pequeno, mais focado na parte ecológica, mas que com o passar dos anos se tornou um movimento não apenas local, mas global, onde a sociedade num geral começou a explorar o termo não apenas no sentido ecológico mas em todas as abrangências da sustentabilidade, como a sustentabilidade social, pessoal, financeira e ambiental.
Se voltarmos um pouco no tempo, era normal a comunicação por cartas e hoje a carta está dentro de um smartphone, onde essa carta é de rápido envio, abrangendo diversos contatos, inclusive ao mesmo tempo.
Ou seja, passamos de uma pequena tendência para algo maior se tornando um paradigma.
Tendências: As tendências são divididas em duas etapas, micro e macro tendências, mas antes vamos entender o que ela é.
É quando um grupo de pessoas, normalmente massa crítica, adotam uma novidade e começam a explorá-la e influenciar mais pessoas, gerando a necessidade que essa novidade deve ser adotada. A tendência é um movimento coletivo, nunca individual , um coletivo usando uma mesma ideia que se comporta de acordo com seu segmento.
Por exemplo, citamos no início o shopping, onde em um único local sanamos parte das nossas demandas. Muitas farmácias tem passado a usar o seu ponto de venda além da venda de remédios e perfumaria, mas abrangendo a área de conveniência como venda de alimentos, chinelos e brinquedos.
Macrotendências: As macrotendências já possuem um período de duração maior, em torno de 5 a 6 anos. Elas são influenciadas por manifestações de diversas áreas e em escala maior. A macrotendência está mais conectada com o sentimento, a razão e motivo por trás daquelas ações.
Aqui podemos citar a busca maior por produtos saudáveis dentro das farmácias, seja em suplementos alimentícios, ou polivitamínicos. A razão por trás desta compra é a saúde.
Microtendências: As microtendências duram em torno de 1 a 2 anos. Elas são influenciadas por manifestações coletivas de valores, mas esse coletivo pode ser apenas local.
No quadro abaixo, a pesquisadora Sabina Deweick apresenta a curva de como ocorre a busca ou a adesão por esses movimentos socioculturais.
Esteja atento às mudanças!
Estar atento à esses movimentos de mercado é essencial, pois ao mesmo tempo que a empresa está atualizada, consegue entregar maiores soluções aos seus clientes e consequentemente melhor resultados.Um ponto que queremos destacar aqui, é uma das alterações que está acontecendo no comportamento de consumo, abaixo destacamos alguns:
E sabe quando nosso cliente se sente pertencido? Quando passamos a agregar valor aos nossos produtos e serviços.
Um cliente fidelizado é um cliente que se sente bem junto a sua marca, que se conecta aos valores dela, afinal, marca é um conjunto de sentimentos e experiências que ele teve com a sua empresa.
Marca é mais que um nome ela é uma identidade, que precisa passar seu propósito de existir, sua essência, seus valores. O consumidor é um membro dessa família que possui sentimentos, necessidades, que quer se sentir único, sentindo que os serviços prestados são personalizados, direcionados a ele.
Falamos de como os comportamentos acontecem, da importância de estar atento a eles, de como é importante agregar valor aos nossos serviços. Mas de que forma podemos fazer isso dentro da farmácia?
Veja mais em: https://www.hos.com.br/blog/26-servicos-farmaceuticos-um-novo-momento-ou-apenas-uma-tendencia
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