Coronavírus e o Varejo Farma - 5 Dicas para melhorar os resultados da sua Drogaria

28/05/2020
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A pandemia COVID-19 de alguma forma tem impactado o tradicional cotidiano em que vivíamos. Podemos começar falando do ambiente de trabalho, até então, presencial e físico para home office e online. E também do  universo dos negócios, os comportamentos de consumo e a importância da empresa estar atenta aos movimentos culturais que se aceleraram ainda mais nesse momento. 

Nesse artigo, vamos abordar as vantagens e desvantagens de home office, e de que forma como empresa do ramo farmacêutico podemos ajudar e nos aproximar dos nossos clientes. 

Home Office:

Um modelo de trabalho já adepto de algumas empresas, startups ou empreendedores individuais, nesse momento se tornou um dos principais métodos de trabalho para que as empresas mantivessem suas atividades.

Como em quase todas situações de nossas vidas sempre há vantagens e desvantagens e abaixo citamos algumas delas:

Vantagens:
 
  • Não perder tempo com o trânsito:

Já teve aquela sensação de que poderia estar fazendo algo mais produtivo que passar horas no trânsito? Nós te entendemos! Claro, para minimizar a dor ouvimos podcast, ouvimos livros, cantamos ao som daquela boa música. Mas vamos falar a verdade, é muito mais rápido só trocar o cômodo da casa do que pegar a estrada todos os dias, ouvir buzinas e achar uma vaga para estacionar.

  • Família pertinho:

Esse é um dos momentos para se aproveitar a família. Poder tirar cinco minutinhos para dar um abraço no filho, o que até então, só acontecia depois de buscar ele na escolinha. Poder brincar, ajudar na lição e acima de tudo contemplar seu crescimento. 

Fazer um carinho no pet, que por sinal, tem sido ótimos companheiros nessa quarentena, nos prestigiando com todo seu amor e travessuras. 

E para quem não tem a família pertinho, use cinco minutos para mandar uma mensagem, ligar para seus entes queridos e dizer o quanto eles são importantes.

  • Looks Comfy:

O conforto tem ano após ano crescido como um dos principais pilares da moda. Por que? Porque queremos estar preparados para o que der e vier, sem se preocupar com a dor nos pés por conta dos saltos. (risos)

E uma coisa boa que a quarentena tem nos oferecido é poder estar não apenas no conforto de nossos lares, mas também se vestir de forma mais confortável, aqueles looks que parecem ser pijamas de tão agradável que são. 

  • Horário Flex:

Algumas empresas deixaram seus funcionários optar pelo melhor turno de trabalho, enquanto outras mantiveram seu turno integral, mas com flexibilidade de horário. 

  • Alimentação Saudável: 

Pausa nos fast foods, com mais tempo em casa muita gente tem se arriscado a fazer boas alimentações, usando sua maior disponibilidade de tempo para fazer a comida da semana, ou até mesmo compondo pratos com alimentos mais saudáveis, como legumes, verduras. 

  • Leveza Criativa:

Por muitas vezes, devido a pressão que o ambiente empresarial por si só fornece, ou por conta daquela reunião mais densa, ou até mesmo pela rotina atarefada temos alguns picos de bloqueio criativo, e isso é normal. 

Mas trabalhando de nossa casa, que tem nosso jeitinho, é mais fácil olhar para um retrato, para uma planta, para o desenho do seu filho e ser estimulado a criar. E aqui quando falamos de criatividade, ela vale para todos os segmentos de mercado, afinal, sem ideias não temos como inovar. 

 Do ponto de vista empresarial, saber que seus colaboradores estão seguros em seus lares, e ainda assim mantendo suas atividades é um grande ganho.

Desvantagens:
  • Tempo:

O tempo sem sobra de dúvida é um dos nossos recursos mais valiosos. E não é porque estamos em casa que ele é ilimitado, pelo contrário, ainda temos as mesmas 24 horas para colocar todos nossos projetos e pautas em dia, por isso é muito importante estabelecermos o tempo para cada atividade.

  • Família:

Estar perto da nossa família é maravilhoso, mas também pode ocasionar a falta de privacidade, sendo chamado a todo instante para resolver algo. 

  • Looks Comfy:

Nós falamos que usar roupas confortáveis é bom, mas isso não significa estar de pijama o dia todo. Ao  tirar o pijama e colocar outra roupa já recebemos um maior estímulo para começar o dia, e também, porque podemos durante o dia ter uma videoconferência  e é bom estar bem apresentado. 

  • Horário Flex:

Ao mesmo tempo que ele é tão bom, ele pode ser um grande vilão da nossa produtividade. Afinal, é muito fácil procrastinar uma atividade e deixar para fazer depois. 

  • Alimentação não saudável:

Assim como alguns estão se desafiando na comida, tem o grupo do descongela haha. Descongela a pizza,lasanha. E não tem nada de errado em comer isso, mas é preciso equilibrar com alimentos mais saudáveis durante o dia. Outro ponto bem importante, é que por conta dessa incerteza que estamos vivendo, está difícil controlar a ansiedade e uma forma de acalmá-la é comendo. 

  • Leveza não criativa:

Mudar a nossa rotina bruscamente pode nos trazer alguns sentimentos não positivos. Como o isolamento social, justamente por não estar próximo aos colegas, amigos, batendo papo e se sentindo pertencente. Mas não se preocupe, isso vai passar e você não está sozinho. 

E na farmácia, de que forma posso me aproximar do meu cliente nesse momento?
Esteja próximo e disponível para ele! 


Como a situação atual nos pede cuidado redobrado, as lojas físicas se tornam uma opção secundária de compra, enquanto as lojas online tem predominado na escolha da compra. 

Abaixo 5 dicas para tornar o home office mais agradável para seu cliente, além de mantê-lo fidelizado.
 
   1. Esteja no online:

Se você não está no online, precisa começar já!

Invista em redes sociais como Instagram, Facebook, utilize a ferramenta do WhatsApp integrado ao HOSFarma. Avalie também a possibilidade de criar um e-commerce, caso ainda não o tenha. Nossos consultores podem lhe ajudar com isso, se tiver interesse, basta clicar no botão de chat ou Whatsapp no canto direito dessa página.

   2. Traga soluções:

Passando maior tempo em casa, alguns utensílios se tornam fundamentais para um melhor conforto no Home Office.

Divulgue para seus clientes seus produtos que podem ajudá-lo no dia a dia como por exemplo:

Cuidados com a pele;

Hidratação;

Vitaminas para imunidade;


Produtos de higiene pessoal;

 

Produtos para exercícios físicos e nutrição;

Produtos para os bebês;

Produtos para relaxar;

 

   3. Promoções:

Seja criativo nas promoções, invista em combos e pontuações. Por exemplo:

Semana do bebê na compra da fralda, por mais um valor adicional leve o lenço umedecido.

Semana do esporte, estimule seu cliente a se exercitar, na compra de Whey Protein  ganhe um squeeze da loja. 

Faça com que o seu cliente se sinta presenteado ao adquirir algo de você.

O HOSFarma lhe permite criar um Programa de Fidelidade totalmente customizado para a sua farmácia, auxiliando na fidelização e atração de clientes.

 
   4. Facilite a entrega:

Assim como quando o cliente vai na loja física e quer um atendimento com agilidade e que seus produtos estejam disponíveis. 

Então, esteja disponível para as solicitações on-line, sejam elas via telefone, whatsapp, instagram, ecommerce, etc possam ser feitas de forma fácil, bem como, facilite a entraga, verificando o melhor horário de entrega, ou se ele prefere pedir online e retirar na loja, o importante atender o cliente e deixá-lo plenamente satisfeito, de forma que, lembrará de sua Drogaria e a indicará para seus amigos e familiares.

   5. Faça mais:

É sempre bom quando somos surpreendidos positivamente em nossa relações. Faça mais pelo seu cliente, o surpreenda.

Tenha em seu cadastro os dados sempre atualizados, com a data da última compra. Assim antes mesmo de faltar você já pode oferecer o remédio controlado que ele toma todo mês, ou oferecer os produtos para os bebês e porque não pensar também nos pets?

Utilize as ferramentas do HOSFarma a seu favor, por exemplo, na rotina de Uso Contínuo você pode enviar uma mensagem via WhatsApp colocando a farmácia a disposição para enviar o Produto X que seu cliente compra e já está próximo a data de finalização. Ações como essa auxiliam na fidelização, bem como, na manutenção ou aumento da receita, visto que, o cliente poderia ir (física ou remotamente) em seu concorrente, dessa forma, você se antecipa, garante a venda e deixa o cliente feliz.

O importante é surpreender. 

No próximo artigo vamos falar com mais detalhes da importância do marketing digital para os negócios. 
 

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