Atualizando o Varejo Farma- Um novo olhar para sua farmácia!

20/04/2022
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Uma das coisas que sempre comentamos em nosso Blog, é a importância de estarmos atentos às mudanças do comportamento do consumo e da sociedade em geral.
Muitos empreendimentos não continuam em pé ao longo dos anos, não por não ter um bom ponto de venda, ou um bom produto,mas por não se atualizarem.
Hoje trouxemos alguns pilares importantes para nós do Varejo Farma, ficarmos atentos, e já selecionarmos o que podemos aplicar em nosso negócio e não perder tempo, ou ficar atrás da concorrência. 

 

Não há como negar o fator de maior mudança dos últimos tempos, a pandemia.
Acelerando nosso hábito de consumo, nosso jeito de valorizar a experiência, o engajamento com as marcas, a importância da agilidade nas entregas, a escolha pelo varejo local, tudo isso são alguns exemplos de coisas que aconteceram/ se aceleraram devido à pandemia.

Vamos analisar alguns e ver de que forma você pode inserir esse novo olhar em sua farmácia.

Ponto de Venda- PDV:

O ponto de venda sem dúvida é um fator essencial de contato com o cliente, ele não foi substituído pela loja online, inclusive grandes marcas globais, têm usado como estratégia usar de ponto de venda físico como um showroom, um local de encantamento para com o cliente. 
Todo esse encantamento é baseado na experiência, e aqui a experiência vai desde um bom atendimento até uma interação digital.
A jornada de compra, ou seja, a ida para a farmácia, é o momento de engajamento com o cliente, de conexão, de conhecer mais o seu cliente. 

É neste momento de relacionamento com o cliente, onde ele vê todas as marcas e produtos que sua farmácia e drogaria tem disponível, que seu atendente pode explicar mais de cada um, passar conhecimento. É nesse contato que o cliente sai com a sensação de que na sua loja ele encontra o que ele precisa, porque quem atendeu passou segurança, conhecimento e disponibilidade.

Mesmo não encontrando o produto na loja, ele recebeu o atendimento necessário, encomendou na loja e receberá em casa, ou seja, sua loja física e online não são concorrentes, são complementos. 

Mudança do consumidor:

Diariamente estão ocorrendo mudanças. São memes que em um dia são super icônicos e no outro não são mais, são marcas que em uma dia são super almejadas e que no outro estão sendo canceladas. E mediante a estas mudanças, como acompanhar?
Gerações como Millenium e Z, estão entre as principais nas mudanças de consumo, acompanhadas pela Alpha ( nascidos a partir de 2010) que já aparecem com forte influência nestas mudanças.
A necessidade de ouvir o cliente é fundamental, para planejar suas campanhas, suas estratégias de venda,os produtos que serão lançados e consumidos.

O ouvir o cliente também mudou, hoje as mídias online são grandes aliados para reter informações relevantes sobre seu público alvo. 

Online é mandatório:

Sua farmácia já fez uma live commerce?
Essa sem dúvida foi uma grande ferramenta usada na pandemia e que se mantém são as lives. 
Uma ótima ferramenta de venda, onde uma vez por semana, você pode realizar sua live com um tema, por exemplo, produtos para cabelo, e separar produtos que tem em sua loja e apresentar eles. Isso além de conectar mais com seu cliente é uma fonte adicional de venda. 

Sem contar que, nosso consumidor é omnishopper, como assim?

O consumidor é omnishopper da própria experiência, ou seja, ele faz a própria jornada de pesquisa e coleta de informações, afim de encontrar a melhor escolha.
Ele inicia o processo com a pesquisa, é nessa fase que a sua marca entra com informações sobre as dúvidas que ele tem sobre o produto ou serviço.

O próximo passo, o consumidor analisa sua experiência escolhendo canais e marcas que mais o agradaram no primeiro contato, tanto na loja física quanto online.
E após isso, ele efetua sua decisão, dando feedback para a empresa, seja através de uma curtida, comentário, avaliação.

Em meio ao percurso de uma decisão, precisamos ter ciência que nosso consumidor deseja buscar verdade, transparência, propósitos verdadeiros,  principalmente na área da saúde e em meio a tantas fake news. 

 

Se você perder o medo de errar, a sua ousadia cresce, sua criatividade vai lhe apresentar novos caminhos e você será mestre em aprender com derrotas e aplicá-las em novas experiências que vão levar você à realização que busca.

Flávio Augusto

 
 
 

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