Dia Internacional da Mulher! A importância dessa data na sociedade e também em sua loja.

02/03/2022
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Passamos o carnaval e vem aí mais uma data importante para celebrarmos, o Dia Internacional da Mulher.
Hoje, uma data que tem muita relevância no varejo, mas além disso é uma data que marca fatos históricos importantes na vida da mulher. 
Destacamos hoje, ações para realizar em sua loja nessa data e também o como surgiu a data.

 

Quando surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Um dia não esperado apenas pelo comércio, mas também pelas mulheres que esperam ser homenageadas e lembradas em seu dia, ou uma linda mensagem inspiradora e feminista.
Mas o que muitos esquecem, ou até mesmo não sabem, é o real significado e a força desse dia para as mulheres.

Tudo começou no final do século 19, onde logo após serem incorporadas ao mercado de trabalho, na Revolução Industrial, organizações femininas começaram a realizar protestos em busca de melhores condições de trabalho nos Estados Unidos e na Europa. Além de trabalhar em torno de 15 horas por dia, seis dias por semana, tinham salários extremamente baixos.
Outro momento marcante, foi em 25 de Março de 1911. Uma tragédia na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova Iorque, ocasionou a morte de 125 mulheres e 21 homens dos 600 trabalhadores que estavam no local,reflexo das perigosas condições de trabalho a que estavam submetidos. 

Muitas coisas aconteceram, e muitas marchas ainda foram necessárias para que os avanços e direitos femininos acontecessem, como melhores salários, carga horária de trabalho justa, direito ao voto.

Foi em 1977 em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas ( ONU) que a data foi oficializada, marcando como o dia em homenagem à jornada das mulheres no mundo.

No Brasil, foi em 1932 que as mulheres conquistaram o direito ao voto e a serem eleitas para cargos Executivos e Legislativos no parlamento.
 

Mais que um momento comercial, um momento de entender a mulheres:

Mesmo sendo um momento comercial importante, não podemos esquecer que as mulheres têm esse dia, por meio de sua garra e determinação. 
E quando pensamos em nossos clientes é isso que precisamos levar em consideração, a história da sociedade, os movimentos culturais e o comportamento.
Hoje mais do que nunca, as mulheres possuem poder aquisitivo maior, fazem suas próprias escolhas e influenciam não apenas suas próprias compras, como a das amigas e de sua família.

Alguns exemplos dos hábitos de consumo das mulheres, segundo estudo realizado pela CNDL-  Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas:

- 65% das mulheres já mudaram seus hábitos de compra devido às redes sociais, assim, percebemos a influência que o meio digital possui. 
- 58,5% das entrevistadas, destacam que as propagandas não refletem as mulheres como elas são na realidade.
- As mulheres não se preocupam só com o aspecto estético, mas com o custo benefício, das marcas que estão consumindo.

Aqui vemos alguns pontos interessantes, as consumidoras buscam pontos de conexão e identificação com os produtos que estão adquirindo.

Ações em sua loja:

A primeira ação, é dar valor às suas colaboradoras mulheres, oferecendo respeito, igualdade salarial, oportunidade de crescimento e um ambiente de trabalho correto.
Para suas clientes, as ações devem ocorrer durante todo o ano, com bom atendimento, respeito, educação e cordialidade. Além disso, é importante que tenha um atendimento que entenda o universo feminino, como por exemplo em questões ginecológicas, e até mesmo em estética e maquiagem, para que ela receba informação completa em seus atendimentos. 

Mas claro, vamos aproveitar esse momento para envolvermos o ambiente da loja no universo feminino, desde vitrines, tags, displays e promoções.

Monte kits promocionais, cupom de desconto, vale presente. Como por exemplo:

Estética e beleza: Kits ou uma sessão dedicada ao tema com, cremes faciais, hidratantes, tônicos, produtos de higiene facial, antirrugas, anti acnes, maquiagens para diferentes tons de pele, fixador, primer. E aqui você pode pensar em agrupar e dar desconto, ou fazer um desconto progressivo.
Também pode fazer parceria com alguma estética da cidade, onde na compra de um kit concorre a uma sessão de limpeza facial por exemplo. 

Cabelos: Aqui também há uma área da farmácia com muito potencial. Pense em kits de acordo com os tipos de cabelo, lisos, crespos, claros, escuros, com ou sem tintura. Insira shampoo, condicionador, máscaras, cremes de hidratação. 

Intimidade e saúde sexual: Uma área que tem crescido ano após ano, a saúde íntima da mulher não pode ser esquecida. Itens como, sabonete íntimo, camisinha, lubrificantes, absorventes, teste de gravidez, anticoncepcional, itens de depilação. 

Bem estar: Florais, óleos de massagem, sais de banho, massageadores, velas aromáticas, cremes relaxantes, máscaras faciais de relaxamento, tudo que proporcione um momento relax para elas que merecem muito.

 

Deixamos aqui nossa homenagem para todas nossas parceiras, empreendedoras e colaboradoras, um Feliz dia da Mulher e a frase dita por Michelle Obama, uma das mulheres mais inspiradoras da atualidade:

“Eu acredito que cada um de nós, não importa nossa idade ou jornada, cada um de nós tem algo a contribuir para a vida desta nação”.

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