
Todos os anos temos algumas datas importantes no varejo. Datas que merecem atenção e planejamento antecipado para que possam trazer bons resultados para a empresa.
Dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, natal e mais algumas datas que podem ser aproveitadas como por exemplo o black friday.
E nesse sentido, iniciar o ano com uma programação do calendário promocional traz clareza do que está por vir do decorrer do ano, e a forma como sua farmácia poderia otimizar cada uma das datas.
Planeje:
O planejamento é fator primordial dentro da empresa, em todas as áreas, ou seja na área de marketing e promoções não seria diferente.
Vamos pensar que estamos em Janeiro, antes mesmo que ele termine já tenha em mente qual será o próximo mês que poderá fazer alguma ação em sua loja, por exemplo, prepará-la para o carnaval, com decoração, combos e promoções.
Importante também saber o mês que não tenha uma data comemorativa, ou um mês de baixa para criar algo único de sua loja, assim atraindo o cliente para um período atípico criando essa cultura, e também para aumentar o giro de vendas.
Alguns exemplos de datas comemorativas:
Março:
1- Carnaval
8- Dia das Mulheres
20- Início Outono
Abril:
17 - Páscoa
Maio:
01- Dia do Trabalho
08- Dia das Mães ( clique aqui e descubra alguns insights do que pode realizar em sua loja)
Junho:
05- Dia Mundial do Meio Ambiente
12- Dia dos Namorados
21- Início Inverno
24- São João
Julho:
20- Dia do amigo
26- Dia dos Avós
Agosto:
05- Dia Nacional da Saúde
14- Dia dos Pais
Setembro:
7- Independência do Brasil
15- Dia do cliente
20- Revolução Farroupilha
22- Início Primavera ( clique aqui e descubra alguns insights do que pode realizar em sua loja)
Setembro Amarelo ( clique aqui e descubra alguns insights do que pode realizar em sua loja)
Outubro:
12- Dia das Crianças
Outubro Rosa ( clique aqui e descubra alguns insights do que pode realizar em sua loja)
Novembro:
25 – Black Friday ( clique aqui e descubra alguns insights do que pode realizar em sua loja)
28 – Cyber Monday
Novembro Azul ( clique aqui e descubra alguns insights do que pode realizar em sua loja)
Dezembro:
08 – Dia da Família
25 – Natal
Use o Marketing a seu favor:
De nada adianta estar com a loja preparada e não divulgar seus produtos e promoções especiais para a data.
Atualize não apenas seu ponto de loja físico, como o online.
Além disso, use as redes sociais e o WhatsApp para informar seus clientes do que estará ofertando no período.
Cuide seu estoque:
Outro ponto importante, é ter o planejamento de ter estoque dos produtos mais procurados no período. Por exemplo, mês da mulher ou dia das mães, ter mais cremes hidratantes e maquiagens disponíveis, compondo um mix atrativo para o período,
Use seu sistema ERP para cruzar essas informações, produtos com maior saída no período e estoque disponível.
O sistema HOS possibilita gerar relatórios com o cruzamento dessas informações.
Baixe o calendário promocional da HOS e faça o planejamento de sua loja.