Perfis de compra para clientes fidelizados

01/12/2021
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Falamos sobre a importância da criação de uma base de consumidores fiéis, já tem tempo, afinal, eles fazem a diferença no dia a dia de nossas farmácias.
Em um mercado em constante crescimento, e extremamente concorrido como o farmacêutico, é extremamente valioso ter a confiança de que seus clientes acreditam em sua marca, no seu atendimento e em seus produtos. Além do fator motivacional, clientes fidelizados garantem maiores chances de futuras compras, podendo ser divididas em 3 categorias: re-sell, up-sell e cross-sell.  
Descubra mais sobre eles no post de hoje.

 

Vamos começar falando sobre o Re- Sell.

Re- sell ou também conhecido como re-compra. É um comportamento onde o cliente retorna para a sua loja, buscando um produto ou algum similar, como por exemplo ao comprar um composto vitamínico em um mês e no outro comprar novamente ou fazer uma complementação com outra vitamina.
São consumidores que estavam satisfeitos e voltaram para efetuar mais compras, e isso inclui o potencial de compras maiores no futuro.

Como fazer o re-sell em sua loja:

- Comunique o consumidor de descontos em peças que ele já comprou e se interessa;

- Sempre avise os consumidores os produtos de seu interesse que estão disponíveis;

- Envie cupons de desconto para segundas compras, garantindo gastos recorrentes do consumidor na sua empresa.

 

Outro estilo de compra é o Up- Sell.

Up- sell ou venda superior, é o modelo de compra que seu consumidor faz quando retorna à loja, comprando produtos superiores aos já comprados e até mesmo com valores mais altos.
Por exemplo, na categoria de beleza, seu cliente comprou um protetor solar anteriormente, e dessa vez ele deseja comprar um sérum ou até  mesmo uma base, mas com qualidade alta e com preços mais elevados.
Esse perfil de consumidor, se identificou com a sua marca, e acredita nos benefícios ao adquirir um produto dela. 

Como fazer o up-sell em sua loja:

- Mantenha uma comunicação frequente com seus consumidores, tendo certeza de que eles não esqueçam de sua marca quando forem às compras;

- Comunique o consumidor de novos produtos que possivelmente despertem seu interesse;

- Envie cupons de desconto para compras de valor superior ao da anterior, motivando-o a gastar valores mais altos com seus produtos.

E o terceiro estilo de compra é o Cross- Sell.

Cross- sell ou venda cruzada, é a compra ao qual o consumidor retorna à sua loja, comprando produtos complementares ou de outra categoria.
Por exemplo, comprou o protetor solar, sérum, base e agora retornou comprando removedor de maquiagem, fixador e batom.
Esse perfil de compra é um estágio de fidelização maior, onde todo o complemento ou necessidade de compra, ele realiza com você e não com seu concorrente.

Como fazer o cross -sell em sua loja:

- Por mais que esse consumidor seja mais fiel, é importante que ele não se sinta esquecido ou ignorado. Por isso, mantenha um relacionamento próximo através do envio de mensagens em datas comemorativas, como feriados ou aniversários, e, caso ocorram, a repostagem de posts nas redes sociais em que ele marcar sua empresa;

- Sempre comunique os consumidores de produtos que complementam os que ele já comprou, como hidratante para o dia e agora ele pode complementar com o hidratante para a noite;

- Envie cupons de desconto para a compra de produtos de segmentos em que esse consumidor ainda não se relacionou, para que ele conheça mais profundamente o que sua marca tem a oferecer.

 

“Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios”.

 

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