Três pilares para melhorar seu atendimento

24/11/2021
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Muito se fala em experiência do cliente. 
Cada empresa, cada varejo tem seu formato de experiência e pontos de atenção que desejam gerar em seu cliente, sejam elas um ponto de venda atrativo, agilidade na entrega, produtos exclusivos, assinaturas, enfim, cada empresa tende a  buscar um diferencial para gerar experiência com seu cliente. 
Entretanto, muitos estão em busca de oferecer a experiência, que acabam se esquecendo das coisas mais simples, mas que fazem toda diferença, como um bom atendimento. 

 

 

Um bom atendimento ao cliente é uma das melhores, e mais fáceis maneiras de se construir um relacionamento duradouro e fiel com seus consumidores. 
No ponto de venda físico- presencial, o atendimento inclui toda a jornada do consumidor na loja, desde a recepção, apresentação dos produtos, dúvidas até a efetivação da venda. 
Já no online- digital,  o atendimento foca na resolução de dúvidas e fornecimento de informações, e propiciar um ambiente seguro para compra.
Tanto no contato presencial quanto no online, um  bom atendimento assegura ao consumidor a imagem de uma empresa estruturada e disposta a atendê-lo com atenção, e como consequência uma compra confiável.

Hoje, separamos três pilares fundamentais para melhorar seu atendimento e gerar uma experiência positiva ao cliente. 

Conhecimento!

Certamente você já deve ter feito uma pesquisa prévia na internet antes de comprar algo, e ido até o ponto de venda para ver o produto físico e buscar mais informações sobre ele. Alguns casos, recebemos informação adicional que nos trazem a segurança para efetivar a compra, mas em tantos outros, sentimos que temos mais informação que o vendedor e isso é frustrante.

 

- Por isso, é muito importante que seu atendente/ vendedor esteja munido de conhecimento e informação sobre o que irá vender. ?Forneça treinamento e capacitação constante ao seu time, muitas vezes focamos em treinar apenas os novos membros do time, e esquecemos que toda a equipe deve estar em constante aprendizado.

- Seu time precisa estar apto para falar tanto do seu produto, das promoções, do uso dos medicamentos, quanto da sua marca, afinal,eles são o ponto de contato da empresa com o cliente.

- Linguagem clara e informativa sobre seu produto e sua empresa, geram confiança, e a confiança gera o retorno do cliente.

- As mudanças e alterações de preços, disponibilidade de produtos, ou caso não tenha disponível informar onde tem ou buscar em outra loja, deve estar disponível para toda empresa, gerando padrão e segurança na informação. 

Prestatividade! 

Como é bom chegar em um local e ser bem recebido,com alguém disposto a te ajudar. Mas o contrário também é verdadeiro, quando chegamos em um estabelecimento e recebemos um atendimento que é apenas por obrigação, sentimos que estamos incomodando.

- Ser prestativo é lidar com clientes de maneira dedicada.

- É necessário que seu consumidor sinta que suas necessidades estejam sendo atendidas.

- No meio digital, esteja preparado para responder mensagens com rapidez. A demora para esclarecer dúvidas pode resultar na perda do interesse do consumidor no seu produto.

- Lembre-se do pós compra, peça seu deu tudo certo, informe as promoções e as datas da recompra dos medicamentos.

Intimidade!

Intimidade com seu cliente é diferente de invasão de privacidade.
Ter intimidade com o cliente é gerar relacionamento de forma responsável.

O relacionamento com novos clientes deve ser sempre atencioso, mas nunca invasivo ou incômodo, principalmente no canal de vendas físico;

- Deve ser reforçado que o contato com o cliente, seja por telefone ou e-mail, deve apenas acontecer se o consumidor deu a empresa essa liberdade;

- Mantenha contato. Sem exageros, mas faça seu cliente ser lembrado por você.

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